Afinal, quais são os benefícios de continuar usando a energia elétrica?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Afinal, quais são os benefícios de continuar usando a energia elétrica?


Afinal, quais são os benefícios de continuar usando a energia elétrica?

O uso de fontes alternativas para geração de energia está em expansão, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. As razões vão desde a preocupação ambiental até a maior segurança energética. Mas, a maior parte das fontes, na verdade, gera energia elétrica, fundamental para a vida humana.


A eletricidade é responsável pela iluminação, aquecimento e para utilizar diversos equipamentos; e não estamos falando apenas de eletrodomésticos ou eletroeletrônicos. Os veículos elétricos, por exemplo, são uma tendência mundial. Embora no Brasil essa tecnologia ainda esteja em fase embrionária, em vários países a eletromobilidade já é uma realidade.


Quer conhecer mais sobre a importância da energia elétrica e as fontes geradoras? Então, continue a leitura de nosso artigo!


Conheça as fontes geradoras de energia elétrica


A eletricidade chega às casas e demais imóveis por meio de redes de transmissão, ligadas às usinas produtoras. No Brasil, a principal forma de produção de energia elétrica é por meio da operação de usinas hidrelétricas, que funcionam a partir da movimentação de grandes turbinas, movimentadas pela ação da água.


Em tempos de escassez de recursos hídricos, a alternativa adotada pelo país são as usinas térmicas, que geram eletricidade a partir da queima de carvão ou de combustíveis fósseis. Embora essa forma de geração não seja sustentável, uma vez que a queima gera gases poluentes, até então tem sido a opção mais viável para o Brasil.


No entanto, diante das preocupações com o meio ambiente e necessidade de preservação da qualidade do ar, novas formas de geração de energia começam a surgir.


A captação de luz solar, por exemplo, pode gerar energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. Da mesma forma, a energia eólica (produzida a partir da movimentação de turbinas pela ação do vento) também gera eletricidade.


Além dessas fontes geradoras, outras formas de produção de eletricidade vêm sendo testadas no país, como a biomassa e o biometano. Essas soluções são sustentáveis, uma vez que as fontes são renováveis (sol, vento ou resíduos), e têm a vantagem de não emitir gases poluentes na atmosfera.


Assim, com exceção da geração a partir da queima de hidrocarbonetos, é possível afirmar que a energia elétrica no Brasil é sustentável e não acarreta danos ao ambiente. Mesmo a ação das hidrelétricas, cujas obras em muitos casos causam transtornos à vegetação e à população ribeirinha é considerada limpa, uma vez que não há emissões poluentes.


Além disso, é fundamental destacar que a eletricidade é essencial no mundo moderno. Sem energia elétrica, não é possível aquecer ambientes, refrigerar alimentos, proporcionar conforto térmico, entre outras ações.


Energia térmica


Utilizando como exemplo o chuveiro, existe uma fonte substituta para a energia elétrica. Trata-se da energia térmica, produzida a partir da captação de luz solar. Para isso, é necessário que o imóvel instale painéis solares para captar a insolação e conte com um reservatório térmico para armazenar a água quente.


Essa tecnologia depende da presença de luz solar. Os painéis, que captam a luminosidade, contêm uma tubulação interna, por onde circula a água a ser aquecida. Depois, o líquido quente é armazenado em um reservatório com revestimento térmico, chamado boiler.


Embora esse sistema proporcione uma redução do consumo de energia elétrica, vale destacar que a instalação não é completamente independente de eletricidade. O reservatório térmico precisa ter um sistema auxiliar que garanta o aquecimento da água. Na maior parte dos casos, essa solução depende de eletricidade.


Além disso, o investimento para instalação é elevado e depende tanto do espaço disponível (normalmente nos telhados) para os painéis, quanto da insolação local. Em lugares com baixa incidência solar, a viabilidade é menor.


Outras fontes geradoras


Uma tecnologia um pouco diferente (e complementar) à energia térmica é a geração fotovoltaica. Esse sistema também depende da luz solar, mas sua finalidade é produzir eletricidade.


Neste caso, também são captados raios solares por meio de painéis instalados em telhados ou outras áreas com maior incidência de sol, mas a finalidade é a geração de energia elétrica.


No entanto, na grande maioria dos casos, a instalação do sistema é conectada à rede da concessionária de energia elétrica. A vantagem para o usuário é a redução na tarifa, uma vez que a energia excedente é injetada na rede.


Porém, não existe a vantagem de ficar livre de apagões ou problemas ocasionados por falha no fornecimento da rede, uma vez que, se houver interrupção, o gerador solar também é desligado, para garantir a segurança das equipes de manutenção.


O gerador só tem autonomia de funcionamento se não estiver conectado à rede e contar com um banco de baterias próprio.


Porém, mais uma vez, esse investimento ainda é considerado elevado no Brasil. Da mesma forma, a instalação de usinas eólicas ou a adoção de outras fontes geradoras, como geradores a diesel, também não se mostram sustentáveis.


No caso dos geradores a diesel, inclusive, existem diversos problemas, como falta de espaço para o equipamento, excesso de ruído, queima do combustível fóssil (e, consequentemente, mais emissões poluentes), além de problemas causados pelo armazenamento de diesel por longos períodos, já que o produto é sujeito à degradação.


Descubra as vantagens do uso de energia elétrica


Como é possível perceber, a energia elétrica ainda é a opção mais viável e sustentável para a maior parte dos consumidores brasileiros. Entre suas vantagens, podemos citar:

  • segurança no fornecimento, já que as redes de transmissão cruzam o país de Norte a Sul e atendem a praticamente todas as localidades, com exceção de algumas poucas regiões mais isoladas;

  • flexibilidade de fontes produtoras, já que é possível produzir eletricidade a partir de usinas hidrelétricas, termelétricas, térmicas, eólicas, solares ou biomassa;

  • essa flexibilidade também permite formas combinadas de geração. Ou seja, embora a geração prioritariamente venha de usinas hidrelétricas, em tempos de estiagem existem outras fontes que podem ser utilizadas, garantindo a confiabilidade do serviço;

  • a energia elétrica é limpa, pois não emite gases poluentes (como no caso de geradores a diesel ou carvão), acessível e disponível em praticamente todo o país.


De qualquer forma, apesar de todos os benefícios e do fato da energia elétrica ser acessível à maioria das pessoas, é fundamental que o recurso seja utilizado de maneira inteligente, seja para evitar impactos ambientais ou para minimizar o custo financeiro.


Gostou de saber mais sobre a importância de utilizar a energia elétrica de forma consciente? Então compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

2.557 visualizações2 comentários
bottom of page