Já conhece a bateria de resistências aletadas? Saiba se você precisa!
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Já conhece a bateria de resistências aletadas? Saiba se você precisa!


Já conhece a bateria de resistências aletadas? Saiba se você precisa!

A energia elétrica é um componente fundamental para o bom funcionamento de diversos equipamentos e máquinas utilizados em atividades industriais. A bateria de resistências aletadas, por exemplo, é um modelo de aquecedor de ar eficiente em vários serviços desenvolvidos pelas empresas.


Para tanto, a transferência de calor se dá a partir do funcionamento adequado das resistências, devendo-se ter atenção quanto ao modelo, voltagem e potência desses componentes, garantindo eficiência e segurança nos procedimentos de aquecimento.


Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para trazer mais informações sobre o que é a bateria de resistências aletadas, como é o funcionamento desse equipamento e como a IMC pode ajudar no processo de escolha desse componente. Acompanhe!


O que é uma resistência aletada?


As resistências aletadas recebem essa nomenclatura em função da sua constituição por aletas planas ou helicoidais, que são responsáveis pelo processo de aquecimento e troca de calor com o ambiente em que estão inseridas.


Essas resistências elétricas de modelo tubular são fabricadas de acordo com as necessidades de cada projeto, variando com o tipo de aplicação. Além disso, são componentes que diversificam de formato, tamanho e, consequentemente, de capacidade para dissipação do calor.


A capacidade desses componentes é determinada pelas preferências do cliente e pelos padrões normativos regulamentados pelos órgãos fiscalizadores, com voltagens comuns de 110, 220, 380 ou 440 volts e potências partindo de 100 até 5000 watts, a depender do tamanho da peça.


Uma resistência aletada com comprimento nominal de 250 milímetros apresenta um efeito menor em comparação com uma de 800, por exemplo.


Além disso, essas resistências podem adquirir formatos mais simples, como uma configuração retangular padrão, até modelagens em M ou W com grandes dimensões em função das atividades desenvolvidas pelo cliente. Sobretudo, esses itens são encontrados em dois modelos comuns, que são as planas e as helicoidais.


Resistência aletada plana


As resistências aletadas planas são disponibilizadas com diversos tipos de blindagem, geralmente em ferro ou aço inoxidável. O processo de isolação térmica desse componente é feito com óxido de magnésio, apresentando uma espiral na parte interna constituída de liga níquel-cromo.


O sistema de ligação ocorre a partir de parafusos que atuam em conjunto com outros acessórios, como niples a flanges. Dessa forma, o processo de aquecimento acontece a partir do contato do ar do ambiente durante a passagem pelas aletas da resistência elétrica.


Resistência aletada helicoidal


Por sua vez, as resistências helicoidais são constituídas por aletas contínuas em espiral, com uma velocidade de transferência de calor para o ar maior em comparação com as planas, alcançando menores temperaturas de superfície. Normalmente são utilizadas em dutos de ar para a cura de vernizes, tintas e outros processos de secagem em geral.


Como funciona uma bateria de resistências aletadas?


No processo de calefação de ambientes, por exemplo, as resistências aletadas podem ser montadas em um sistema de bateria de radiador, permitindo a canalização do duto de ar na direção desses componentes e orientando todo o conjunto para outros locais que precisam ser aquecidos.


Apesar da possibilidade de montagem de uma peça com alta capacidade e grande comprimento, não é aconselhável a utilização de uma única resistência. Um sistema de baterias permite que, caso haja uma queima, as demais ainda estarão em funcionamento para a continuidade das atividades enquanto o componente defeituoso é substituído.


Para determinar a voltagem da bateria e os watts da resistência é necessário observar o tipo de atividade a ser desenvolvida e a capacidade da instalação elétrica do ambiente. Redes industriais geralmente demandam um maior desempenho, enquanto estabelecimentos menores não necessitam de eficiências tão elevadas.


Para o aquecimento de ar em sistemas de ventilação, os elementos tubulares tipo TAU são monitorados em compartimentos de aço inox ou 1020, com o lado menor da lâmina constituído na direção do fluxo.


Sendo assim, são feitos orifícios de fixação nas laterais do duto para facilitar a instalação. Sobretudo, recomenda-se a proteção do sistema contra superaquecimento nos casos de restrição do fluxo de ar para evitar a queima, com o motor do ventilador ligado em paralelo ao circuito.


Quais são as principais aplicações desse tipo de bateria?


A bateria de resistências aletadas é um modelo de componente geralmente destinado para trabalhar a seco ou ventilado. Seu processo de funcionamento ocorre principalmente em estufas, fornos e túneis de secagem ventilada devido à sua constituição em aço inox com aletas do mesmo material ou de ferro.


No processo a seco as baterias aletadas trabalham no aquecimento de estufas ou fornos, além da atuação em cabines de pintura automotiva para a cura da tinta ou do solvente. As aletas que compõem esse equipamento agem na maior dissipação de calor e são suficientemente resistentes contra deformações.


Já no processo ventilado as resistências aletadas atuam em um sistema de tubos para o aquecimento de vários equipamentos ou ambientes simultaneamente. Motéis, hotéis e pousadas têm secadoras industriais que se beneficiam dessa dinâmica, além do trabalho com calefação.


Os modelos helicoidais são utilizados em elementos com formatos circulares, sendo que a configuração WW é confeccionada para dar mais flexibilidade ao componente. Essa característica permite o trabalho em esteiras aquecidas para a secagem de peças, controladas por comandos automatizados em painéis que prolongam a vida útil da resistência.


Como escolher a bateria de resistências aletadas ideal?


Como apresentado, as resistências aletadas podem adquirir formatos e dimensões diferenciados de acordo com as necessidades dos processos nos quais estarão inseridas. Para isso, é fundamental delimitar as especificações técnicas no momento da compra.


A aquisição de baterias de baixa qualidade pode ocasionar gastos extras inconvenientes, ao passo que resistências com capacidades muito superiores ao necessário geram um calor excessivo, comprometendo os equipamentos e a compatibilidade entre os componentes do sistema.


Para todas as situações, o ideal é contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e forneça produtos e serviços de qualidade compatíveis com o dimensionamento do sistema. A voltagem e a potência das baterias precisam estar em acordo com as instalações e devem oferecer segurança para os usuários.


A IMC é uma empresa fabricante de resistências que atua no mercado a mais de 50 anos, fornecendo variados tipos de componentes elétricos de acordo com as preferências da organização. A bateria de resistências aletadas é projetada especialmente para o aquecimento do ar por ventilação forçada com ou sem recirculação, mesmo em condições de alta densidade de gases e umidade.


Por sua vez, a IMC comercializa aquecedores de grandes potências e pequenas dimensões que apresentam um excelente custo-benefício. Os radiadores são empregados em tubulações de seção transversal retangular com aquecimento sob circulação forçada, trabalhando em condições severas em equipamentos de ar-condicionado, secadoras industriais e ventilação em geral.


Sobretudo, a bateria de resistências aletadas é um equipamento confeccionado com componentes responsáveis pelo aquecimento do ar e troca de calor com o ambiente. Esse sistema é muito utilizado em motéis, hotéis, escritórios e escolas para calefação e em cabines de secagem de peças. A IMC é uma empresa especializada na fabricação desses produtos e com diversas soluções para o seu negócio.


Gostou do nosso artigo sobre o que é uma bateria de resistências aletadas e como esse equipamento pode auxiliar as empresas? Então, entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções para as atividades industriais e tire todas as suas dúvidas!

58 visualizações2 comentários
bottom of page