Você já conhece a curva ABC? Entenda mais sobre ela
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Você já conhece a curva ABC? Entenda mais sobre ela


Você já conhece a curva ABC? Entenda mais sobre ela

Você já ouviu falar em curva ABC? Essa é uma técnica importante para promover uma melhor gestão de estoques em sua empresa. Trata-se de uma estratégia que permite administrar melhor o que entra e o que sai, de acordo com o giro e prioridade de cada item, contribuindo para um melhor controle de custos.


Essa organização é fundamental para evitar falhas de registro de itens no estoque. Ou seja, impede que o vendedor comercialize um produto não disponível e, ao mesmo tempo, alerta o departamento de compras para a necessidade de reposição, antes mesmo que ocorra a falta. A ferramenta também é importante para entender quais são as mercadorias mais procuradas pelos consumidores.


Quer saber como organizar seu estoque seguindo o método da curva ABC? Então, continue a leitura deste post e descubra como reduzir perdas em sua empresa!


Entenda a importância da gestão de estoques


Toda empresa, independentemente do ramo de atuação, precisa fazer um controle de estoques eficiente. É necessário saber o que entra (compras) e o que sai (vendas), além de ter conhecimento sobre quais são os itens com maior demanda — ou seja, aqueles que podem ser comprados em maior quantidade, o que possibilita melhores negociações com o fornecedor.


Essa gestão de inventário é fundamental para melhorar a rentabilidade empresarial. Imagine quantos produtos deixam de ser comercializados porque o empreendedor não se deu conta de sua falta no estoque e não fez o pedido para o fornecedor no prazo necessário? Ou, ao contrário, quantos itens não ficam parados nas prateleiras, pois o cliente não tem interesse?


Em alguns segmentos, esse controle é ainda mais fundamental. É o caso, por exemplo, de empresas que trabalham com itens perecíveis, como alimentos ou medicamentos. Sem uma gestão eficiente, o risco de perdas por vencimento de validade é ainda maior.


Ainda que a mercadoria não seja perecível, compras superdimensionadas comprometem o capital de giro da empresa, que fica imobilizado em produtos armazenados no estoque. Em outras palavras, o dinheiro fica parado desnecessariamente, quando poderia ser investido em opções mais rentáveis.


Além de tudo isso, a gestão de inventário é essencial para evitar perdas decorrentes de furto, que, quando não existe um controle efetivo, podem ocorrer sem que o gestor tenha conhecimento.


Saiba como usar a curva ABC para controlar seu estoque


Agora que você já entendeu a importância de fazer uma boa gestão de estoques, é preciso entender o conceito da curva ABC. As letras A, B e C têm um significado próprio:

  • a letra A indica mercadorias de alta prioridade, com maior giro e maior valor. Normalmente representam 20% do total do estoque. Para definir o que se enquadra nessa categoria, a regra é o conceito 80-20, ou seja, 20% dos produtos de seu estoque devem ser os que correspondem a 80% das vendas;

  • os itens classificados como B estão em categorias intermediárias, tanto em termos de valor quanto de demanda por parte dos consumidores. Ficam em torno de 30% do total e, juntos, respondem por 15% do faturamento;

  • já os produtos classificados como C são os que apresentam menor giro ou valor mais baixo. Mesmo assim, representam 50% do estoque, embora tenham participação de 5% no faturamento total. São os que precisam ser repostos em intervalos maiores.

Enquadrar todos os produtos comercializados nas categorias definidas pela curva ABC possibilita ter uma visão melhor dos estoques, o que simplifica as decisões sobre novas compras e aumenta o controle. O uso da ferramenta promove maior produtividade e, consequentemente, melhora a competitividade de seu negócio.


Quer conhecer outras maneiras de reduzir perdas e aumentar a eficiência de sua empresa? Então, continue a visita em nossa página e descubra mais técnicas para melhorar sua gestão de estoques!

9 visualizações2 comentários
bottom of page