Entenda a importância da ISO 9001 e da certificação INMETRO

Entenda a importância da ISO 9001 e da certificação INMETRO

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

Já pensou em melhorar a forma como a empresa que você administra trabalha e como é gerenciada? Já ouviu falar da ISO 9001, certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)? Essa norma é uma estrutura de gestão da qualidade criada para as empresas melhorarem seu desempenho, aumentando a satisfação dos clientes.

Não importa o porte ou o setor de atuação, qualquer organização pode implantar a ISO 9001. Para obter a certificação a empresa precisa sofrer uma auditoria de certificação realizada pelos certificadores reconhecidos pelo IAF (International Accreditation Forum). No caso do Brasil, o órgão responsável é o INMETRO.

Não confunda! Apesar da ISO 9001 ser adquirida pelo INMETRO, ela não tem ligação com a certificação INMETRO que atende a portaria 371. Essa é uma certificação que avalia diretamente alguns tipos de produtos

Ficou interessado no assunto? Quer saber como conseguir as certificações ISO 9001 e INMETRO, além de entender que benefícios elas podem trazer para o seu empreendimento? Acompanhe este post!

O que é a certificação ISO 9001:2015?

Chamada no Brasil de ABNT NBR ISO 9001, estipula exigências para SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) de uma empresa. Portanto, não necessariamente ela garantirá a conformidade dos produtos ou serviços. O que ela atesta é que a empresa tem capacidade de fornecer bens e serviços de acordo com a especificação solicitada pelo cliente.

Tem como finalidade melhorar a gestão de uma companhia e pode ser aplicada em paralelo a outras normas de operacionalização, como normas de meio ambiente, segurança ou saúde.

Atenção: não existe certificação ISO 9001 para um produto! Como dito anteriormente, esta norma é utilizada para verificar a operação dos SGQ. Esse selo de certificação atesta que a organização executa boas práticas de gestão, ou seja, promove controle e melhorias contínuas de seus processos.

O que preciso fazer para adquirir a certificação?

Como informado anteriormente, uma auditoria realizada pelo órgão certificador deverá ser feita para verificar se a companhia está cumprindo os seguintes requisitos:

  • possuir um CNPJ;
  • cumprir a legislação adequada ao setor que atua;
  • identificar o contexto da organização;
  • identificar as partes interessadas (stakeholders);
  • mapear seus processos;
  • definir suas lideranças;
  • definir a política de qualidade;
  • planejar o sistema de gestão;
  • definir os recursos envolvidos no atendimento do planejamento;
  • estruturar os processos de operação;
  • verificar o cumprimento dos objetivos;
  • realizar as ações corretivas necessárias;
  • realizar uma auditoria interna;
  • contratar um organismo de certificação.

Cumprido todos esses requisitos, a empresa passa por duas etapas de auditoria de certificação.

1ª Etapa

Em um primeiro momento o auditor irá avaliar se a empresa atende aos requisitos da norma e se existe algum item não contemplado no SGQ da empresa.

Essa auditoria não precisa ser presencial. Os documentos a serem analisados podem ser enviados para a certificadora. Estando tudo em conformidade nessa fase, a firma pode passar para a próxima etapa, conhecida como auditoria de conformidade.

2ª Etapa

Essa etapa é obrigatoriamente presencial. Nesta fase, o auditor averigua a execução dos processos e a conformidade da prestação de serviços ou da fabricação dos produtos. Daí em diante ocorrem entrevistas e observações com os responsáveis pela operação. Estando os requisitos em compatibilidade, o auditor recomendará que a empresa seja certificada.

A implantação da ISO 9001 muitas vezes é feita contratando uma consultoria especializada e confiável para modificar sua operacionalização visando o atendimento dos requisitos. Essa fase acontece antes ou durante a realização da auditoria interna.

Adquirir essa certificação representa um atestado da qualidade e de boas práticas do trabalho da empresa, reconhecido tanto nacional como internacionalmente. Sugere segurança no momento em que o cliente opta pelo seu fornecimento, o que é um fator preponderante para estar em alto nível de competitividade.

Ao abordar a gestão da qualidade, a ISO 9001 reivindica processos altamente detalhados, de forma que todo o cenário da companhia opere para alcançar as expectativas de produção. Essas regras não estão incluídas apenas nos processos internos. Serviços terceirizados e fornecedores precisam da mesma maneira estar alinhados com a norma. 

A certificação não busca apenas melhorar a qualidade da operação de uma empresa. Envolve também um planejamento eficiente e aprimorado. A gestão estratégica pede uma importância característica ao avançar com metodologias inovadoras e funcionais.

O que minha empresa ganha implementando a ISO 9001?

Esse selo pode ser muito útil para você, entenda o porquê conferindo os principais benefícios:

  • vantagem competitiva;
  • boa relação entre cliente e fornecedor;
  • maior desenvolvimento dos funcionários;
  • cultura da busca incessante pela qualidade;
  • redução de custos.

Com certeza a vantagem que fez os seus olhos brilharem foi o maior poder de competição, correto? Este benefício pode ser explicado pelas mudanças positivas geradas através da busca por essa certificação. Seguem algumas das principais alterações:

  • produção mais rápida com processos mais inteligentes;
  • padronização e definição de responsabilidades ligadas a um maior controle das rotinas. Isso elimina retrabalho e dá mais celeridade ao processo;
  • redução de custos com aumento de produção;
  • melhora da comunicação e da satisfação dos funcionários;
  • aumento de oportunidades. Muitas empresas exigem o selo ISO 9001 para iniciar seus negócios com outras empresas;
  • melhora da imagem da empresa frente ao mercado;
  • redução de riscos;
  • desenvolvimento dos fornecedores já que eles passam a se submeter a critérios mais precisos e a elementos de qualidade mais rígidos.

O que é a certificação INMETRO?

O objetivo dessa certificação é adequar eletrodomésticos e similares, sejam importados ou nacionais, a padrões mínimos de segurança de acordo com a Portaria 371 do INMETRO. A certificação é baseada na IEC (International Electrotechnical Commission) e é obrigatória para os aparelhos listados na norma.

A grande vantagem dessa certificação é a garantia de que o consumidor estará manuseando um equipamento seguro.

Como adquirir a certificação do INMETRO para estes produtos?

Para receber o selo de garantia de conformidade, os equipamentos passarão por testes em laboratórios e a linha de produção do fabricante será submetida a uma auditoria periódica. O processo dura de três a seis meses para ser finalizado. O tempo de análise depende muito da complexidade do aparelho a ser avaliado.

A lista completa de aparelhos que devem ser compulsoriamente certificados se encontra no site do INMETRO.

A ISO 9001, certificação INMETRO, traz proveitos para todos os envolvidos, pois o cliente terá produtos e serviços conformes, o mercado terá seu nível de exigência elevado, a empresa lucrará mais e o fornecedor terá que se aprimorar para atender maiores exigências de qualidade.

A IMC tem mais de 50 anos de mercado e não poderia deixar de ter a certificação ISO 9001-2015, uma vez que tem como missão a satisfação dos clientes, o desenvolvimento dos funcionários, a parceria com fornecedores, a melhoria contínua e a manutenção do seu SGQ. Dessa maneira, consegue um diferencial em qualidade e segurança na hora de fornecer e comprar produtos.

Com essa certificação garantimos a consistência no mercado, atuando nas necessidades dos clientes com um ótimo desempenho operacional, eliminando erros e aumentado os lucros, nos transformando não apenas em um grande player do setor como também em um valoroso parceiro de negócio.

Este post foi útil para você? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *