Tão importante quanto a administração de processos, controle de estoque e manutenção de máquinas e equipamentos, a gestão pessoas surge como um conjunto de estratégias voltadas para a orientação, acolhimento e engajamento dos colaboradores.
Já se foi o tempo em que o trabalhador era visto como uma mera engrenagem em meio ao maquinário das fábricas. Empresários e gestores precisam enxergar e lidar com seus funcionários de uma maneira humana, promovendo práticas que sejam capazes de extrapolar o automatismo e tornar os profissionais verdadeiros defensores dos ideais da empresa.
Pensando nisso, a gestão de pessoas bem orientada tem o poder de elevar o ânimo das equipes de trabalho, aumentar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, otimizar a produtividade.
Continue conosco e entenda melhor esse conceito e como aplicá-lo na sua fábrica!
Como podemos definir a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é a área da administração encarregada das habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas cujo objetivo é gerenciar o comportamento de todo o corpo de profissionais envolvidos em um empreendimento e fortalecer o capital humano.
O fator “pessoa” deve ser o elemento central das estratégias, e para que as ações entreguem bons resultados, alguns pilares precisam ser trabalhados como:
visão da indústria como organização: as vantagens individuais precisam ceder espaço para as iniciativas coletivas, é necessário enxergar a organização como um grupo de pessoas cooperando para um objetivo comum;
cargos definidos: cada líder e colaborar precisa compreender qual o seu papel dentro do grupo, sua influência e suas devidas responsabilidades;
salários e benefícios justos: a valorização de um funcionário envolve vários critérios e a remuneração justa é um deles, uma vez que dificilmente uma pessoa dará o máximo de si recebendo o mínimo pelo seu esforço.
Como fazer a gestão de pessoas nas fábricas?
O clássico chão de fábrica comandado por chefes autoritários gradualmente perde espaço para novos modelos de gestão em que as lideranças assumem um papel de apoio e orientação e os trabalhadores desfrutam de um ambiente mais horizontal no qual as suas reivindicações e propostas ganham espaço nas discussões.
Cada organização precisa desenvolver suas próprias estratégias de acordo com suas circunstâncias, necessidades e objetivos, mas algumas práticas costumam trazer benefícios para todas elas.
Preserve os talentos da empresa
Redobre seus esforços para manter seus colaboradores mais talentosos e analise suas competências para recrutar novos talentos.
Há empregadores que valorizam profissionais com maior histórico e há também aqueles que acreditam no potencial dos mais jovens. O ideal é sempre ir pelo caminho do meio, enxergando as pessoas além do seu currículo.
Valorize seus colaboradores desde o princípio
O reconhecimento é um ótimo mecanismo de motivação, mas é preciso tomar cuidado para que a competição saudável não se torne uma guerra de interesses.
As pessoas não podem ser valorizadas apenas ao apresentarem resultados, pelo contrário, é o estímulo inicial que confere ânimo para que as atividades sejam desempenhadas da melhor forma.
Crie equipes engajadas
Monte equipes engajadas com lideranças cativantes que estejam bem alinhadas com suas tarefas e cientes do papel do seu trabalho em toda a cadeia de produção.
Torne a comunicação mais aberta e horizontal
Gestores e colaboradores precisam ter canais diretos de comunicação para que as decisões, queixas e propostas de todos sejam colocadas em discussão.
Quais benefícios a gestão de pessoas pode oferecer?
Uma boa gestão de pessoas pode mudar a história de uma companhia. Funcionários engajados, motivados e bem instruídos são capazes de bater metas mais ousadas, e tendem a firmar suas carreiras na organização.
Além de favorecer a reputação da empresa com recomendações positivas e um atendimento eficaz, ao dar voz aos seus colaboradores, os problemas são detectados e solucionados com agilidade e novas mentes contribuem para a inovação do empreendimento.
Todas essas iniciativas favorecem o clima organizacional, beneficiam a percepção da marca e são capazes, inclusive, de favorecer o desenvolvimento do negócio ao dar mais abertura às ideias de todos.
Em linhas gerais, a proposta da gestão de pessoas é romper as barreiras impostas pelas antigas relações de trabalho e transformar seus funcionários em grandes aliados do seu negócio.
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