[Infográfico] Acendedor elétrico de carvão: como funciona?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

[Infográfico] Acendedor elétrico de carvão: como funciona?


[Infográfico] Acendedor elétrico de carvão: como funciona?

Acender o fogo no churrasco entre amigos pode ser uma tarefa complicada, gerando sujeira, bagunça, dificuldades com o álcool e demora no processo.


Portanto, confira o nosso infográfico sobre como um acendedor elétrico de carvão pode ajudar nessa tarefa!


O que é um acendedor elétrico de carvão?


É um componente constituído por um cabo contra choque para manuseio, seguido por uma haste em aço inox responsável por acender o fogo no carvão utilizado nas churrasqueiras.


Tem a finalidade de trazer praticidade e facilidade, economizando tempo e material combustível. Sua utilização impede que haja contato com o usuário.


Como ele funciona?


Seu funcionamento baseia-se no efeito joule, transportando cargas elétricas pela haste de aço, transformando a energia elétrica em térmica.


Com o aparelho conectado na rede, a corrente percorre o condutor, gerando colisões entre os átomos desse componente com os elétrons do fluxo. A agitação aumenta a temperatura, produzindo calor.


Quais são suas vantagens?

  • segurança: não há mais perigos com o manuseio do álcool e explosões ao riscar o fósforo e jogá-lo na churrasqueira. A única preocupação é posicionar o fio em um local não suscetível a acidentes;

  • praticidade: ao posicionar o aparelho no local adequado, basta ligá-lo na tomada e esperar a chama aparecer;

  • rapidez: características como a qualidade do carvão e a perícia do churrasqueiro não são mais tão importantes. Um acendedor elétrico transforma o material em brasa em apenas alguns minutos.


Como usá-lo?


O uso desse item é muito simples! Após posicionar o carvão em forma de pirâmide, é necessário colocar o acendedor no meio e ligá-lo à rede elétrica.


Em seguida, basta verificar se o carvão está cobrindo toda a superfície metálica e aguardar alguns minutos. Em pouco tempo a chama já será suficiente para começar o churrasco.


Depois do fogo aceso já é possível retirar o equipamento, posicionando-o em um local seguro e tomando os devidos cuidados com o calor do acendedor.


Viu como é fácil, prático e rápido usar um acendedor elétrico de carvão no seu churrasco? Então compartilhe este infográfico nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essa ferramenta!


132 visualizações2 comentários
bottom of page