Saiba tudo sobre a resistência de imersão!
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Saiba tudo sobre a resistência de imersão!


Saiba tudo sobre a resistência de imersão!

A resistência de imersão é um dos componentes empregados em procedimentos variados de aquecimento em diversos setores industriais. Esse tipo se caracteriza pelo alto desempenho em elevadas temperaturas, principalmente em âmbitos químicos, automotivos, alimentícios, farmacêuticos e laboratoriais, com grande produtividade.


Devido a vasta empregabilidade das resistências, existem modelos variados que oferecem versatilidade e múltiplas vantagens, de acordo com as demandas específicas das indústrias. Portanto, saber exatamente como esses elementos funcionam ajuda a identificar o melhor tipo para os serviços da organização.


Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar mais informações sobre o que é uma resistência de imersão, quais são as principais aplicações desse componente e como escolher o item ideal para as atividades industriais. Acompanhe!


O que é uma resistência de imersão?


A resistência de imersão é um componente desenvolvido para diversos tipos de equipamentos, podendo ser fabricado em formatos especiais, seguindo as linhas de projeto de acordo com as necessidades de cada empresa.


Esse tipo de resistência exige altos padrões de qualidade, com profissionais capacitados, treinados e com ampla experiência para operar e manusear esses itens da melhor maneira possível. A partir disso, tem-se um produto confiável e com alto rendimento térmico durante a execução das atividades.


Sobretudo, esse componente é de ordem resistiva, empregado em procedimentos que exigem o contato direto com materiais fluidos e soluções liquefeitas diversas, como é o caso da água e dos óleos.


De acordo com a sua finalidade, é possível identificar diversas características especiais dentro do modelo de resistência de imersão, ressaltando principalmente a sua estrutura blindada, o alto desempenho e a elevada eficiência de seu potencial de aquecimento.


Existem diversas especificações com relação aos diâmetros desses componentes, e a empresa fornecedora geralmente disponibiliza para seus clientes uma ampla quantidade de modelos, de acordo com as demandas particulares dos processos nos quais esses itens serão empregados.


Geralmente as resistências de imersão são fabricadas em cobre ou em aço inox 304 ou 316L. Os modelos tubulares contam com diâmetros entre 6,5 e 11,5 mm, sendo monofásicos, bifásicos ou trifásicos, compostos por um ou mais elementos, em diferentes tensões e de acordo com as atividades que serão executadas pela indústria.


Como a resistência de imersão funciona?


A resistência de imersão consegue aquecer o líquido de um recipiente a partir do calor gerado pelo componente durante o seu aquecimento. Essa energia acumulada vai se dispersando pelo fluido e aumenta a sua temperatura gradualmente, até que atinja a medida necessária para prosseguir com as ações da indústria que o utiliza.


Assim, para facilitar esse processo de dispersão do calor, a resistência de imersão apresenta um formato tubular que aumenta a eficiência. No entanto, essa atividade de aquecimento exige que o componente seja fabricado com materiais de alta qualidade, mantendo os padrões necessários para o bom andamento dos serviços.


Por isso, a confecção desse item em aço inoxidável melhora as características mecânicas do produto e oferece maior proteção contra materiais corrosivos. Dessa forma, os terminais da resistência ficam assegurados juntamente com um tambor feito em baquelite, impedindo que os componentes internos sejam danificados.


Quais são os líquidos nos quais essa resistência pode ser aplicada?


Devido ao método de funcionamento eficaz e aos materiais de qualidade empregados, a resistência de imersão pode ser utilizada em soluções alcalinas, ácidas, em óleos ou mesmo na própria água, sem que sofra desgastes ou outros problemas de uso.


Por isso, para garantir que esse tipo de resistência consiga executar suas atividades com eficiência e boa potência, é essencial buscar empresas sólidas no mercado que ofereçam serviços e produtos de qualidade para seus clientes, sempre com equipes de suporte disponíveis para o auxílio na escolha do componente ideal.


Quais são as principais aplicações desse tipo de resistência?


Além do aquecimento de líquidos como água e óleo, a resistência de imersão também é recomendada para soluções químicas e gases de baixa fusão. Da mesma forma, também pode ser instalada em reservatórios, tanques, aquecedores centrais e de passagem, saunas, caldeiras, entre outros ambientes e aplicações, sempre com elevada eficiência.


Para essas diversas aplicações, os fabricantes desenvolveram resistências com potências, cargas, medidas e voltagens variadas, tornando-as mais resistentes e duráveis, de acordo com as necessidades de uso do produto. A blindagem especial em tubo de aço inox, ferro ou cobre confere uma característica de segurança muito importante desses itens.


Sobretudo, a resistência de imersão constitui uma ótima opção para as indústrias que desejam adquirir esses componentes de forma personalizada, ou seja, fabricadas especialmente para os serviços que serão executados, de acordo com as necessidades da empresa.


Por causa da grande durabilidade, essa peça apresenta um custo-benefício bastante atrativo, com funcionalidades diversas, alto desempenho e confiabilidade, tornando os processos muito mais produtivos.


Como escolher a resistência de imersão ideal?


Para adquirir uma resistência de imersão ideal é fundamental estar atento aos detalhes de construção do equipamento. A matéria-prima utilizada precisa ter alta qualidade, empregando cobre, aço carbono ou inox para o suporte de temperaturas mais altas, não sendo corroídas facilmente pelas soluções em que serão imergidas e aquecidas.


Outro ponto bastante importante é a blindagem, que precisa ser executada com precisão e não pode deixar de existir, principalmente porque o equipamento estará em contato direto com o líquido. Caso a resistência não apresente essa característica, é muito provável que o material degrade com o tempo, impactando negativamente a linha de produção.


Por fim, é sempre importante estar alinhado com as necessidades da atividade que será executada. Esse componente pode ser fabricado em diversos tamanhos, diâmetros, potências e voltagens, de acordo com as particularidades do serviço.


Também é essencial buscar fabricantes que se preocupem com as necessidades da indústria, produzindo peças com materiais e componentes de qualidade que garantam alta eficiência e segurança.


A IMC é uma empresa que está no mercado de resistências a mais de 50 anos, fabricando diversos tipos de componentes elétricos de acordo com as premissas das organizações. O serviço de atendimento especializado ao cliente garante que cada item seja cuidadosamente escolhido para extrair o potencial máximo durante o envolvimento com a atividade.


A resistência de imersão é um componente desenvolvido especialmente para organizações que trabalham com o aquecimento de líquidos em tanques ou reservatórios, geralmente com grandes volumes. Assim, a alta qualidade e eficiência desse item aumenta a praticidade e garante melhores resultados para essas indústrias. A IMC é uma empresa especializada nesse ramo, oferecendo equipamentos próprios em função das necessidades de cada empreendimento.


Gostou do nosso artigo sobre resistência de imersão e como adquirir adequadamente esse componente para a sua organização? Então entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções para as atividades industriais e tire todas as suas dúvidas!

458 visualizações2 comentários
bottom of page