Saiba o que é uma resistência flangeada e onde ela é usada
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Saiba o que é uma resistência flangeada e onde ela é usada


Saiba o que é uma resistência flangeada e onde ela é usada

O mercado de resistências é amplo e diversificado, existindo diversos tipos de componentes com importâncias distintas para cada operacionalidade dos equipamentos. Entre eles destaca-se a resistência flangeada, geralmente utilizada em indústrias para processos de aquecimento precisos.


As resistências flangeadas apresentam tamanhos definidos e potências em conformidade com suas dimensões. Por isso, é extremamente importante ter atenção a essa condição, seguindo as orientações do fabricante de acordo com o caso específico onde o produto é adquirido.


Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar mais informações sobre as resistências flangeadas e onde elas são utilizadas, esclarecendo os principais questionamentos sobre seu processo de fabricação e fornecimento. Acompanhe!


O que são resistências e como elas funcionam?


As resistências são componentes que podem ser aplicados em diversas finalidades, representando a capacidade de resistir à passagem de corrente elétrica ou responsáveis por gerar calor, como nos chuveiros e nos ferros de passar. O impedimento do fluxo de corrente resulta, na grande maioria das vezes, no aquecimento, conferindo funções em diversos segmentos industriais.


As resistências elétricas referem-se à capacidade de deslocamento dos elétrons livres a partir de um condutor, que se chocam com os átomos de metal e impedem sua passagem contínua. A partir dessa análise, o conceito de resistividade representa a eficiência que um corpo tem de impedir a ação da corrente elétrica.


Dessa forma, o uso desses componentes aumenta a vida útil dos equipamentos, protegendo os sistemas em situações de queda de energia, mantendo os produtos em funcionamento pleno após esses fenômenos. De acordo com a complexidade de montagem, a substituição dessas partes deve ser realizada por um profissional capacitado.


O funcionamento das resistências se dá a partir de duas cargas, uma positiva e outra negativa, localizadas em partes diferentes dos componentes para evitar a ocorrência de curtos. Esse fenômeno ocorre devido ao recebimento de uma grande quantidade de energia pelo sistema, estando acima da sua capacidade.


Quando esses componentes entram em curto, o sistema deixa de funcionar e impede que o equipamento seja avariado. Assim, por meio da capacidade de suportar cargas extras, os diferentes polos são impossibilitados de se encontrarem, transformando a energia extra em calor, sendo essa sua principal função. É a partir desse aquecimento que os alimentos são assados e a água do chuveiro é esquentada.


O que é uma resistência flangeada?


É possível encontrar no mercado diversos tipos de resistências, com formas, características e utilizações diferentes, de acordo com a usabilidade final. As propriedades específicas de determinados componentes conferem a capacidade de aplicação apenas no ramo industrial, enquanto outros também podem ser encontrados em produtos residenciais.


Na área industrial é possível destacar as resistências flangeadas, geralmente utilizadas em tanques de fluidos para a obtenção de escoamentos controlados, requisitando determinados equipamentos para promover a manutenção das temperaturas necessárias.


A resistência flangeada faz parte do grupo de resistências tubulares, que, como o próprio nome já expõe, são componentes que apresentam formato de um tubo, fabricados com diferentes materiais, como óxido de magnésio compactado, titânio, ferro, quartzo e inox, sendo revestidos por teflon ou chumbo.


O formato dessas resistências as torna ideais para uso em maquinários de zincagem, para cromar, niquelar, oxidar, ou usadas em outras situações mais agressivas. O processo de imersão em um solvente, como a água, aumenta o calor gerado por esse componente, a partir dos materiais constituintes.


Sendo assim, a resistência flangeada é fabricada em aço inoxidável 304/316 ou também em aço carbono 1020, além de um isolamento elétrico com óxido de magnésio a 99% e filamentos em níquel-cromo.


Seu processo fabril se dá em flanges lisos, com medidas personalizadas de acordo com as necessidades do equipamento e do cliente, no formato da letra U. Os diâmetros mais comumente encontrados são os de 8,5 ou 11,0 milímetros.


A potência do componente define o número de elementos resistivos e o tamanho do flange, que também é escolhido de acordo com o produto e as especificações do comprador. O uso dessas partes é muito difundido em aquecedores de água, óleo e soluções químicas.


Como a resistência flangeada é utilizada?


Os tubos que constituem a resistência flangeada ficam em contato direto com os fluidos, ou ainda com elementos substituíveis, facilitando o processo de manutenção e impedindo que esses escoem. Para utilizar esses componentes é necessário definir adequadamente a sua potência, pois as diferentes aplicações exigem densidades em W/cm² (Watts por centímetro quadrado) específicas.


Além disso, esse tipo de resistência tem a capacidade de concentrar os elementos resistivos, o que torna a potência mais precisa e todo o processo ocorre apenas por um corpo.


O uso mais indicado desses componentes se dá em aquecedores de circulação, dutos com ar forçado e reservatórios de líquidos de grandes proporções. A definição adequada da temperatura máxima de trabalho, suas tensões e densidade tornam a resistência flangeada uma ótima opção de aplicação.


As principais vantagens da utilização dessa resistência são:

  • excelente desempenho;

  • ótima eficiência térmica;

  • certificação de qualidade;

  • possibilidade de customização do componente;

  • custo-benefício interessante para o cliente.


Como escolher o melhor fornecedor de resistência flangeada?


A resistência flangeada é fornecida com variadas opções de atributos, portanto, é necessário ter atenção na escolha desse componente. A opção por fornecedores já consolidados no mercado e que utilizam materiais de qualidade conduz a uma boa decisão, visto que esses itens são extremamente importantes para o funcionamento adequado dos equipamentos.


A IMC Resistências Elétricas é uma empresa atuante no mercado brasileiro há mais de 50 anos, especializada na fabricação de resistências para aquecimento industrial, sempre buscando aperfeiçoamento e excelência na área. A organização está sempre procurando atender todas as necessidades e solicitações dos clientes, enfatizando o contato próximo com o comprador.


O processo de fabricação das resistências flangeadas da IMC faz com que esses componentes tenham a capacidade de fornecer altas potências e grandes quantidades de calor, aplicadas em uma ampla gama de sistemas, como em aquecimentos de água, óleo, soluções ácidas e alcalinas.


Ademais, essas partes são construídas a partir de elementos tubulares de cobre ou aço inoxidável 304 e 316, com flanges de 3 a 14 polegadas e tensões de trabalho de 220, 254, 380 e 440 Volts. Todos os materiais são escolhidos adequadamente para conferir ao produto a qualidade esperada.


Sobretudo, os diferentes tipos destes componentes são escolhidos de acordo com suas condições de uso. A resistência flangeada, geralmente utilizada no setor industrial, apresenta um excelente desempenho e custo-benefício para o cliente, aplicada em aquecedores de circulação e dutos com ar forçado. Escolher um bom fornecedor garante que essas partes tenham qualidade e assegurem um adequado processo produtivo.


Você gostou deste post sobre o que é resistência flangeada e onde ela é utilizada? Então confira nossa categoria com outras informações desse componente e fique por dentro de todos os detalhes!

94 visualizações2 comentários
bottom of page