Resistores: o que são, como funcionam e como comprá-los?

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

Se formos falar sobre resistência elétrica, existem várias componentes responsáveis por fazer esse fenômeno acontecer. Cada um apresenta características, aplicações e funções específicas. Nesse cenário, os resistores são peças que merecem ser mencionadas.

Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre esse componente. Afinal, os resistores servem para que? Como é medida a resistência do resistor elétrico? Como eles funcionam e quais são os seus principais tipos?

Pensando nessas e outras dúvidas, preparamos este post para que você conheça as principais informações sobre a utilidade e as vantagens de investir em bons resistores. Continue a leitura e saiba todos os detalhes!

O que são resistores?

Os resistores são componentes elétricos passivos com a responsabilidade de trazer um limite para o fluxo de corrente elétrica que passa no circuito elétrico em um determinado ponto. Sendo assim, ao se criar uma resistência ao volume de energia que corre por esse circuito, a intensidade da corrente sofrerá uma consequente diminuição. Desse modo, os resistores são dispositivos que fazem a transformação da energia elétrica em energia térmica a partir do efeito Joule.

Quais são as características dos resistores?

Os resistores apresentam uma resistência superior a outras peças, como é o caso de cabos e trilhas que fazem parte do circuito elétrico. Eles fazem uma espécie de tensão que acaba reduzindo o fluxo da corrente elétrica que passa pelo circuito, ocasionando assim, a queda de tensão.

Nesse sentido, a resistência é uma grandeza considerada como a capacidade que o resistor apresenta de limitar a corrente elétrica que passa dentro de um circuito.

Além disso, os resistores apresentam uma queda de tensão em suas extremidades. Esses terminais são responsáveis por efetuar tensões em diversos pontos dentro do circuito elétrico.

Um exemplo é o uso de um resistor para ligar um componente LED (peça que emite luz, mas que não suporta uma corrente elétrica elevada). Nesse sentido, é necessário fazer a ligação entre o resistor e o LED para que seja possível efetuar a limitação da corrente elétrica que é transmitida por meio do LED.

Assim, para ser possível acender um LED vermelho com uma fonte de 5V, é necessário ter uma corrente de 20mA. No entanto, se o LED for ligado diretamente na sua fonte e sem o resistor, ele queimará facilmente e em questão de segundos, uma vez que não existe nenhum componente que fará a limitação da tensão dentro do circuito.

Para isso não acontecer, é necessário posicionar o resistor (que tenha uma capacidade suficiente para conseguir limitar a corrente e que consiga fazer a tensão certa) exatamente entre a fonte de tensão e o LED.

Qual é a relação entre resistores e corrente elétrica?

A relação entre os resistores, a corrente elétrica e a tensão é prevista na Lei de Ohm, determina que o volume de resistência elétrica é sempre igual à quantidade de tensão dividida pela corrente elétrica.

Quando o assunto é eletricidade, essa fórmula física é considerada como a principal maneira de medir a quantidade de resistência, corrente elétrica e tensão. Por isso, vale a pena ser mencionada.

Os resistores elétricos têm polaridade?

Os resistores não apresentam lado (polo) positivo nem lado negativo. Isso significa que não existe uma polaridade certa ou específica que serve para conectar o resistor a um circuito elétrico.

É possível inverter os lados do resistor sem comprometer a resistência elétrica — a capacidade de um corpo de fazer oposição à corrente elétrica e que se refere ao choque que ocorre entre os elétrons livres e os átomos que estão situados dentro dos condutores.

Quais são os principais tipos de resistores?

Os resistores são divididos em várias modalidades, assim como os símbolos que são usados para representá-los. Os resistores fixos são os mais frequentes de serem utilizados. Eles apresentam a resistência constante e podem ser categorizados em axiais ou SMD (são pequenos, potentes e recebem uma solda sobre as placas).

Por sua vez, os resistores variáveis apresentam a possibilidade de alternância do valor da resistência por meio de movimentos mecânicos. Isso quer dizer que o engenheiro ou funcionário deve fazer o ajuste de modo manual.

Não se deve avaliar apenas o valor dos equipamentos, mas sim a qualidade e o custo-benefício deles.

Caso o resistor tenha um divisor de tensão com 3 ou mais extremidades, eles são denominados de potenciômetros. Caso seja somente uma resistência do tipo variável, são chamados de reostatos. Não podemos deixar de mencionar os potenciômetros digitais que são modernos componentes monitorados por softwares, por meio de comandos de um sistema próprio, como é o caso do Arduíno.

Como escolher resistores de qualidade?

Para garantir a compra de resistores de qualidade, o gestor precisa pesquisar detalhes sobre as empresas que fornecem as resistências elétricas. É importante conhecer a reputação e a imagem da fornecedora. Além disso, não deixe de verificar também a variedade de produtos disponíveis e a qualidade de atendimento e de prestação de serviços.

Os resistores têm a função primordial de transformar a energia elétrica em energia térmica a partir do fenômeno de dissipação do calor por meio de seus componentes. De qualquer forma, é essencial adquirir peças de qualidade que garantem a resistência adequada dentro dos circuitos. Desse modo, você fornecerá as condições necessárias para otimizar esse processo e poderá melhorar o desempenho elétrico de toda a empresa.

Quer garantir a passagem adequada da corrente elétrica dentro de um circuito? A IMC é especializada na fabricação de resistências elétricas industriais e comerciais para diversos segmentos, de acordo com a necessidade de cada cliente. Estamos sempre em aperfeiçoamento, melhorando a cada dia a qualidade dos nossos produtos, com preços competitivos e buscando a sua satisfação.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos produtos disponíveis e saiba como podemos ajudar a performance da sua empresa!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *