Sistema de aquecimento elétrico industrial: saiba o que é e por que implementar no seu negócio
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Sistema de aquecimento elétrico industrial: saiba o que é e por que implementar no seu negócio


Sistema de aquecimento elétrico industrial: saiba o que é e por que implementar no seu negócio

Um bom sistema de aquecimento elétrico industrial é essencial para garantir conforto térmico e viabilizar alguns processos, como geração de calor para formação de gases, utilizados em estufas para secagem de produtos. Além disso, os equipamentos também permitem o aquecimento de água e de outros fluidos, como óleo.


Apesar de a energia solar também ser utilizada com essa finalidade, normalmente os sistemas solares também utilizam uma fonte complementar para garantir que os fluidos armazenados no reservatório térmico permaneçam em alta temperatura. Na maior parte dos casos, o sistema auxiliar é elétrico.


Por essa razão, é fundamental ter uma boa instalação elétrica em sua indústria. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe nosso post!


Para que serve um sistema de aquecimento elétrico industrial?


Como mencionamos, muitas indústrias dependem do aquecimento para operar. Em vários setores, o aquecimento da água ou de outros fluidos é essencial para seus processos. É o caso da indústria plástica, por exemplo, que depende do calor para moldar os materiais.


Também há segmentos que precisam do calor para geração de gases, utilizado em estufas, processos de secagem industriais e dutos de ar. Além disso, o aquecimento é interessante para promover maior conforto térmico e também em chuveiros, torneiras e refeitórios.


Embora a energia solar seja uma aliada nesse processo, normalmente, os equipamentos para captação de sol contam com um sistema complementar elétrico, que é acionado em períodos de baixa insolação ou para manter os líquidos armazenados na temperatura necessária por mais tempo.


Quais as características de um sistema de aquecimento elétrico industrial eficiente?


Para atender às necessidades da indústria e garantir as temperaturas ideais para cada processo, o sistema de aquecimento deve ser bem dimensionado e instalado de forma adequada. Confira a seguir como garantir a sua eficiência.


Funcionamento


A água, ou outros fluidos que precisam ser aquecidos, passam por resistências elétricas, para elevação da temperatura. O equipamento é dimensionado de acordo com a necessidade da indústria. Para garantir a segurança e o bom funcionamento, ele deve ser fabricado em aço-carbono ou inox.


Custo-benefício


Normalmente, tais equipamentos não exigem reformas ou tubulações específicas, apenas manutenção periódica. Por isso, seu uso é vantajoso para indústrias que necessitam do aquecimento em temperaturas elevadas.


Temperatura controlada


Um sistema de aquecimento elétrico industrial garante que a água, gases e fluidos, como óleo, que percorrem as tubulações, sejam aquecidos a uma temperatura específica e predeterminada, controlada por meio de um termostato.


Para garantir o bom funcionamento, os aquecedores industriais precisam ser resistentes à alta pressão e ter a tensão dimensionada conforme a necessidade da indústria em que será instalado.


Quais os cuidados para a instalação?


Os sistemas de aquecimento não demandam grandes adequações na estrutura física ou hidráulica do imóvel. No entanto, as instalações elétricas precisam ser verificadas, para evitar riscos, como a sobrecarga.


Caso isso ocorra, o equipamento pode ser danificado ou todo o sistema elétrico da indústria comprometido. Há ainda risco de queda no fornecimento de energia, variação de tensão, incêndio ou curto-circuito.


Por isso, se sua empresa vai investir em um sistema de aquecimento elétrico industrial, é necessário que ele esteja previsto no projeto. Em alguns casos, é preciso redimensionar a instalação, para adequá-la à nova demanda, sem perigo de sobrecarga.


Você conhece os riscos de uma instalação elétrica mal planejada? Confira o artigo que preparamos sobre os principais erros em projetos elétricos.

80 visualizações2 comentários
bottom of page