Uso de EPIs: como utilizá-los corretamente na indústria metalúrgica
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Uso de EPIs: como utilizá-los corretamente na indústria metalúrgica


Uso de EPIs: como utilizá-los corretamente na indústria metalúrgica

Durante o trabalho em uma indústria metalúrgica, os profissionais estão sujeitos a diversos riscos, como exposição a altas temperaturas e contato com metais pesados, que podem causar doenças respiratórias. Por isso, as empresas do segmento precisam investir em políticas de segurança no trabalho e orientar os funcionários sobre o uso de EPIs, ou equipamentos de proteção individual.


Como o próprio nome diz, tais equipamentos visam proteger o trabalhador dos riscos da atividade. Em diversas atividades, como na metalurgia, o uso é obrigatório e deve ser cobrado pelo empregador. Confira em nosso post a importância dos EPIs e os principais cuidados que a empresa deve ter para preservar a saúde e a integridade da equipe.


Como fazer uso de EPIs corretamente?


Para a moldagem da matéria-prima e produção de materiais metálicos, os profissionais utilizam processos de solda em altíssima temperatura e ficam expostos a diversos metais pesados. Seus resíduos formam pós muito finos, prejudiciais aos pulmões. Muitas vezes, as doenças respiratórias são diagnosticadas anos depois da exposição.


Já o calor e a temperatura da solda acarretam danos imediatos, como:

  • queimaduras por conta da exposição às temperaturas elevadas;

  • respingos e faíscas que podem entrar em contato com a pele, olhos ou ouvidos;

  • possibilidade de choque elétrico, em função do contato com equipamento condutor de eletricidade ou campos eletromagnéticos;

  • acidente decorrente de incêndio ou explosão;

  • alterações na audição, pelo excesso de ruídos.

Por essa razão, é fundamental que a empresa invista na segurança das instalações e em práticas de saúde ocupacional, além de orientar a equipe sobre o correto uso de EPIs. Confira a seguir as principais dicas para garantir a integridade física de todos os profissionais.


Conheça os principais equipamentos de segurança


Os principais EPIs para trabalhadores do setor de metalurgia são:

  • luvas e aventais;

  • máscaras de proteção com lentes na tonalidade correta;

  • óculos de proteção;

  • blusão e mangote apropriados;

  • botas com solado em material isolante;

  • máscara respiratória, para evitar a inalação de poeiras;

  • protetores auriculares;

  • touca.


Oriente os profissionais


O uso de EPI é obrigatório e a empresa deve fornecer todos os equipamentos aos profissionais, bem como se certificar do uso correto, em todas as situações. É fundamental orientar a equipe sobre a importância da proteção e esclarecer os riscos aos quais estão expostos, ressaltando a importância da prevenção de acidentes.


Adote ações preventivas


Além de fornecer os equipamentos de proteção, é fundamental que a empresa conscientize a equipe sobre a importância da proteção e invista em instalações seguras.


É importante instituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem a função de zelar por condições seguras e adequadas no ambiente de trabalho. A preocupação desse grupo deve ser a implantação de estratégias de segurança e a prevenção de acidentes. É dever da empresa valorizar e apoiar o trabalho da CIPA.


Preste atenção às normas regulamentadoras


A criação da CIPA é prevista pela NR 5, uma das normas regulamentadoras relacionadas à segurança do trabalho. Além dela, as NRs mais importantes para a indústria metalúrgica são:

  • NR 3, que estabelece a interdição ou o embargo da empresa que oferece grave risco aos trabalhadores;

  • NR 6, que trata do uso obrigatório dos EPIs.


Quais os procedimentos de segurança essenciais na indústria metalúrgica?


Além de seguir as normas regulamentadoras e orientar a equipe sobre os cuidados necessários e a importância do uso de EPIs, é essencial adotar outras ações para garantir que o ambiente seja seguro.


Manter extintores de incêndio em local de fácil acesso, contar com sistemas extratores de gases e promover a ventilação do ambiente, entre outras, são atitudes fundamentais para preservar a segurança do trabalhador.


Além disso, é imprescindível investir em instalações elétricas adequadas, evitando riscos decorrentes de queda ou pico de tensão, além de choques elétricos e queimaduras.


A atenção às regras de instalação, o uso de ferramentas corretas, a capacitação da equipe e as orientações sobre o uso de EPI são fundamentais para impedir a ocorrência de acidentes e garantir a segurança no ambiente de trabalho.


Quer saber mais sobre a segurança nas instalações e seus benefícios para os resultados e imagem corporativa? Continue a visita em nossa página e descubra como promover maior proteção elétrica em sua empresa.

589 visualizações2 comentários
bottom of page