Conheça os principais tipos de circuitos elĂ©tricos e suas caracterĂsticas!
- IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
- 5 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Os circuitos elĂ©tricos sĂŁo um mecanismo fundamental para o funcionamento de diversos equipamentos e dispositivos. Ă importante entender tambĂ©m que os tipos de circuitos elĂ©tricos proporcionam o livre acesso das correntes elĂ©tricas por seus trechos, e cada um apresenta caracterĂsticas especĂficas.
De um modo geral, trata-se de ligaçÔes fechadas que começam e terminam em um mesmo ponto. Eles são formados por uma fonte de tensão, como é o caso da bateria, por uma carga e por um condutor, que são basicamente os cabos que transportam a corrente elétrica.
Mas, afinal, vocĂȘ conhece todos os tipos de circuitos elĂ©tricos? Neste post, vamos explicar o que Ă© um circuito elĂ©trico e apresentar os trĂȘs principais, que sĂŁo o circuito em sĂ©rie, o circuito paralelo e o circuito misto. Confira!
Circuito elétrico em série
No circuito em série, como o próprio nome sugere, uma carga estå ligada depois da outra. Isso pressupÔe que o circuito elétrico estå associado ao mesmo trajeto. Com isso, hå somente um caminho a ser percorrido pela corrente elétrica.
Logo, ela nĂŁo se divide, e todas as cargas sĂŁo ligadas e recebem a mesma corrente em sequĂȘncia, uma apĂłs a outra. Contudo, caso a resistĂȘncia das cargas nĂŁo seja a mesma entre elas, a tensĂŁo costuma variar, tornando-se proporcional Ă resistĂȘncia de cada carga.
A maior desvantagem Ă© que, caso uma carga pare de funcionar, todas as cargas apĂłs tambĂ©m param. Esse tipo Ă© muito comum em pisca-piscas. Lembra que quando uma das lĂąmpadas queima, as outras tambĂ©m costumam parar de funcionar? Agora vocĂȘ entende o motivo.
Circuito elétrico paralelo
O circuito elĂ©trico paralelo consiste em duas ou mais cargas que estĂŁo ligadas em paralelo umas com as outras e que seguem para mais de um caminho diferente. Todas as cargas recebem uma corrente proporcional a cada uma delas. Sendo assim, existe um ponto de origem ou associação que conecta as cargas Ă fonte de tensĂŁo, sendo conhecido pela presença de um ânĂłâ.
Quando acontece a queima ou o dano de um dos resistores, a corrente elĂ©trica circulante nĂŁo sofre transformação, e o resto do circuito elĂ©trico continua funcionando normalmente, fazendo com que a tensĂŁo que chega Ă s cargas desse circuito permaneça a mesma. Esse sistema Ă© muito comum em residĂȘncias e em locais com iluminação pĂșblica.
Circuito elétrico misto
Trata-se da ligação dos dois circuitos anteriores, ou seja, a junção de um circuito em sĂ©rie e de um circuito em paralelo. Portanto, o tipo de circuito misto contĂ©m trĂȘs cargas ou atĂ© mais, uma parte delas Ă© ligada em sĂ©rie e a outra se liga em paralelo.
Nesse circuito misto, a corrente elétrica se divide nas cargas em paralelo e continua a mesma nas cargas em série. Contudo, a quantidade costuma variar conforme o posicionamento das cargas.
Como deu para perceber, conhecer os diferentes tipos de circuitos elĂ©tricos e suas caracterĂsticas Ă© essencial para entender como os aparelhos funcionam e como podem ser aprimorados. Ainda, Ă© possĂvel reduzir os riscos de acidentes causados pela falta de conhecimento.
Quer continuar aprendendo? Assine a nossa newsletter e receba nossos prĂłximos conteĂșdos diretamente no seu e-mail!