Afinal, como evitar tomar choque na resistência elétrica industrial?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Afinal, como evitar tomar choque na resistência elétrica industrial?


Afinal, como evitar tomar choque na resistência elétrica industrial?

Um choque na resistência elétrica industrial pode trazer diversos danos para uma pessoa. Por isso, é essencial tomar as devidas precauções a fim de resguardar a integridade física dos usuários.


Embora o choque elétrico seja algo comum no nosso cotidiano, afinal sempre conhecemos alguém que já passou por um susto, a verdade é que o risco de vida nesse tipo de situação é muito alto para agirmos com negligência ou desdém.


Pensando nisso, preparamos este artigo explicando como funciona o choque elétrico, além de dicas de como evitá-lo. Continue com a gente e confira.


Boa leitura!


Como acontece o choque elétrico?


Basicamente, o choque elétrico acontece quando há uma passagem de corrente pelo corpo humano, tornando-o um condutor elétrico. Se a taxa da corrente for baixa, os danos são mínimos. Caso contrário, a pessoa pode até mesmo ir a óbito.


Segundo especialistas, a maior parte da resistência de um ser humano se concentra na parte superior da pele, podendo variar de pessoa para pessoa. Com a pele seca, o nível pode chegar a 300.000 ohms/cm². Com o corpo úmido, a resistência cai para até 1% desse valor.


Em outras palavras: quanto maior a umidade do corpo, maiores são os riscos de choques elétricos.


Como evitar tomar choque na resistência elétrica industrial?


Agora que você já sabe como acontece o choque elétrico, confira algumas dicas de como evitá-lo ao mexer em uma resistência elétrica industrial.


Desligue toda a energia durante uma manutenção ou troca


O primeiro passo para evitar o choque na resistência é desligar toda a energia do local durante uma troca ou manutenção da peça ou do equipamento. Sem eletricidade, não há nenhum tipo de risco para a pessoa que estiver efetuando a intervenção.


Verifique o aterramento


Equipamentos de grande potência precisam ser aterrados com fio terra. Como as ferramentas industriais costumam apresentar essa característica, é importante verificar se o aterramento foi feito corretamente antes de liberar a área para o trabalho diário.


Não puxe as tomadas pelo fio


Infelizmente, esse é um tipo de costume que muitas pessoas apresentam. Ao acreditar que estão “ganhando tempo”, muitas puxam a tomada de máquinas e aparelhos pelos fios. Além de danificar a ferramenta, isso pode prejudicar o fio internamente causando choques elétricos.


Não utilize uma mesma tomada para vários aparelhos


Como já mencionado, equipamentos industriais costumam ser de alta potência. Porém, até mesmo em residências, escritórios e pequenas empresas, não é recomendável utilizar uma mesma tomada para ligar vários aparelhos.


Se for utilizar benjamins, observe se há alguma restrição nas instruções do equipamentos, e sempre respeite o limite de tomadas.


Jamais trabalhe com superaquecimento


Mesmo os aparelhos que trabalham com aumento de temperatura podem apresentar um superaquecimento eventualmente. Ao perceber esse quadro, desligue a máquina imediatamente e chame um técnico para verificar as condições da resistência e do aparelho como um todo.


Realize manutenção de forma periódica


A falta de manutenção está entre as principais causas de choques e outros acidentes com máquinas e aparelhos industriais. Por isso, não deixe de fazer a manutenção do seu maquinário.


Em geral, existem três tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. Independentemente do modelo escolhido, respeite os prazos das intervenções e troque as peças sempre que necessário.


Por fim, é sempre bom lembrar: jamais misture água com eletricidade. Ainda que os aparelhos funcionem em contato com a água, como é o caso dos chuveiros elétricos, siga categoricamente as instruções de uso. Além disso, só adquira materiais com fornecedores confiáveis para diminuir ao máximo o risco de choque na resistência.


Que tal agora entender a importância do uso do EPI na indústria metalúrgica?

136 visualizações2 comentários
bottom of page