O que são fatores de produção e como influenciam no processo produtivo?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

O que são fatores de produção e como influenciam no processo produtivo?


O que são fatores de produção e como influenciam no processo produtivo?

O processo produtivo está relacionado à execução de tarefas que são realizadas por um grupo de operários na produção de algum bem. Como essa é uma área de extrema importância para as empresas, é preciso que esses procedimentos sejam realizados com controle rigoroso, pois vai garantir que haja qualidade nos produtos.


Os empresários ou gestores precisam orientar os funcionários para que eles atinjam o objetivo de manter a organização e o controle de todas as atividades. Sem contar que eles devem estar atentos para que sejam implantadas melhorias nos mais variados departamentos.


Neste artigo, você vai entender o que são fatores de produção e como eles influenciam no processo produtivo. Por isso, deseja saber mais sobre os fatores de produção? Continue a leitura a seguir!


O que são fatores de produção?


Os fatores de produção são os conjuntos de componentes necessários para a cadeia produtiva. Eles podem ser referentes a um bem ou serviço, iniciando-se na aquisição da matéria-prima até a distribuição dos itens produzidos. A partir do fator produtivo se consegue fabricar uma infinidade de mercadorias ou soluções.


Quais são os tipos de fatores de produção?


Para produzir bens ou serviços são necessários diversos insumos e entre eles estão a terra, o capital e o trabalho. Veja abaixo como cada um desses três fatores funciona e como eles são importantes para o processo produtivo.


1. Terra


Todos os componentes que são extraídos da natureza e utilizados na área produtiva podem ser considerados dentro do elemento terra, tais como florestas, água, solo e energia. Sendo assim, esse é um dos fatores de produção muito importante e muito utilizado.


2. Trabalho


Tanto o esforço físico como o mental dos trabalhadores são conhecidos como parte do processo de produção. Esse fator depende do tamanho da população economicamente ativa de uma região. Os exemplos mais comuns são a técnica, a capacidade mental e física e a carga horária de trabalho.


3. Capital


O fator capital engloba todos os bens que são usados para a produção de outras mercadorias ou soluções. Sendo assim, não se trata apenas de dinheiro, mas engloba todo o tipo de ferramenta, as máquinas e os meios de transporte que são primordiais para o bom andamento dos negócios.


Por que conhecer esses três tipos de fatores de produção?


Os três fatores de produção citados acima se complementam entre si e funcionam de forma harmoniosa. Porém, lembre-se de que para que um empreendedor tenha sucesso, ele precisa empregar os componentes de produção da melhor maneira possível.


Quais são características dos fatores de produção inseridos no cálculo produtivo?


Os fatores produtivos estão cada vez mais escassos e eles fazem com que a sociedade tenha que tomar decisões acerca de como serão utilizados os bens disponíveis. Fabricar produtos de boa qualidade com poucos recursos é algo que necessita de estratégia e as principais características desses fatores de produção são:

  • adaptabilidade;

  • complementaridade;

  • substituibilidade.


Todos esses aspectos influenciam no processo produtivo. Contudo, saiba que utilizando-os de maneira correta, fica mais fácil conseguir cumprir os objetivos em meio à falta de um item que seja considerado de extrema importância. Portanto, fique atento a todos os pontos e obtenha sucesso em seu negócio.


Enfim, agora que você já sabe o que são os fatores de produção e quais os tipos existentes. Fique atento a cada um dos processos produtivos de sua empresa e garanta que as atividades sejam realizadas de maneira eficiente. Dessa forma, o seu empreendimento terá boas margens de lucro e os cálculos terão resultados positivos.


Gostou do nosso post sobre os fatores de produção? Siga-nos no Facebook, Linkedin e Instagram e fique por dentro de outros assuntos importantes!

1.633 visualizações2 comentários
bottom of page