O que você precisa saber sobre o treinamento da NR 10?

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

Você possui trabalhadores que lidam com instalações ou serviços elétricos? Quais os cuidados que sua empresa tem em relação à integridade física e à saúde nas áreas de risco? Já pensou que um pequeno descuido pode ocasionar um grave acidente de trabalho? É por isso que precisamos investir em treinamento da NR 10.

Mesmo os profissionais mais experientes podem cometer erros. Desse modo, o treinamento ajuda na prevenção de acidentes e fornece um ambiente de trabalho mais seguro. Por isso, neste post vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre essa norma. Continue a leitura!

Descubra o que é a NR10

A Norma Regulamentadora número 10 (NR 10), segurança em instalações e serviços em eletricidade, é uma das 37 Normas Regulamentadoras emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. As NRs, como são conhecidas, buscam orientar sobre os procedimentos obrigatórios para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.

A NR 10 foi publicada em 1978, tendo sua última alteração em 2004, devido aos altos índices de acidentes envolvendo eletricidade no país. Seu objetivo é estabelecer os requisitos e as condições mínimas de segurança para o local de trabalho dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem com eletricidade e seus riscos em suas atividades. 

A aplicação da norma contempla as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. E inclui ainda as etapas de projeto, construção, reformas, manutenção e trabalhos realizados nas proximidades.

A formação básica do trabalhador que atua na área é uma exigência da NR 10 para garantir sua segurança. Por isso, invista em treinamento.

Saiba sobre o treinamento NR 10?

Vamos mostrar a quem se destina, quando deve ser feito, por quem deve ser ministrado o treinamento. Continue acompanhando.

Para quem se destina?

O treinamento deve ser aplicado a todo profissional que precise lidar com instalações, montagens ou qualquer outro serviço que envolva energia elétrica, independentemente do ramo de atuação da empresa.

A capacitação permite que acidentes sejam evitados e torna o ambiente mais seguro. Além disso, possibilita ao funcionário avaliar os riscos do seu local de trabalho.

Quando deve ser feito?

A norma é rígida a fim de manter a segurança dos funcionários. Por isso, a realização do treinamento deve ocorrer sempre que houver: 

  • mudança de empresa ou posto de trabalho;
  • retorno do funcionário ao trabalho após afastamento superior a 3 meses;
  • alterações nas instalações elétricas, seja no processo ou método.

Quem deve ministrar e os profissionais qualificados?

O treinamento da NR 10 deve ter uma carga horária mínima de 40 horas e contemplar três áreas de conhecimento: elétrica, segurança e médica. Sendo que um profissional legalmente habilitado deve ministrar cada área.  

A classificação dos profissionais feita pela norma é:

  • qualificado: o trabalhador que comprova a conclusão do curso realizado na área elétrica e reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino;
  • legalmente habilitado: o trabalhador previamente qualificado e com registro no conselho de classe competente. 
  • capacitado: o trabalhador que receba a capacitação sob orientação e também trabalhe sob a responsabilidade de um profissional autorizado.

Logo, o profissional legalmente habilitado e com a autorização da empresa pode realizar a capacitação.

A NR também autoriza os profissionais a trabalharem em instalações elétricas desde que a empresa autorize formalmente, sendo necessária a identificação no sistema de registro de que o funcionário está apto para função. Caso se torne necessário, o trabalhador deve realizar os exames de saúde para a função e ter registrado no prontuário médico. 

Os comprovantes técnicos devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados, conforme norma.

Conheça os Benefícios do Treinamento

Ao investir nos treinamentos de NR 10, sua empresa e seus funcionários terão vários benefícios. Apresentaremos alguns, confira:

  • aumento da produtividade;
  • local de trabalho seguro;
  • mão de obra qualificada;
  • número reduzido de processos jurídicos;
  • fortalecimento da marca da empresa.

Enfim, o treinamento da NR 10 é essencial para evitar acidentes e preparar os funcionários para realizar suas atividades com segurança. Afinal, a capacitação é o melhor modo de prevenção. Entretanto, não são somente estes os benefícios para sua empresa. Sua marca ficará muito mais fortalecida e reconhecida por atuar dentro das leis e proporcionar um ambiente de trabalho seguro. 

Gostou desse artigo? Que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades.

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *