Aprenda a escolher um bom aquecedor de ar!
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Aprenda a escolher um bom aquecedor de ar!


Aprenda a escolher um bom aquecedor de ar!

Embora o Brasil seja um país de clima tropical e quase predominantemente marcado por altas temperaturas, o aquecedor de ar é um produto que ganha destaque no mercado, ainda que seu uso seja restrito ao inverno na maioria das regiões brasileiras.


Neste artigo, trazemos as principais características desse aparelho, suas recomendações de uso e os critérios a serem considerados na compra.


Continue conosco para saber mais sobre os aquecedores de ar!


Como o aquecedor de ar funciona?


Tal como em outros aparelhos da mesma categoria, o aquecedor de ar tem como princípio de funcionamento uma resistência elétrica. Esse componente é responsável por transformar a eletricidade em calor, que, por sua vez, aquece o ar do ambiente.


Os modelos variam dos mais simples aos mais sofisticados, bem como têm diferences alcances e potências. Os produtos mais eficientes geralmente utilizam ventoinhas, óleos ou revestimentos para otimizar o aquecimento e a dissipação do calor.


Quais as principais recomendações de uso para esse aparelho?


Alguns modelos, em especial os mais básicos, apresentam a resistência elétrica mais exposta do que outros e, por isso, devem ser posicionados longe de qualquer objeto inflamável ou tecido.


Outro fator importante é a umidade do ar, que tende a cair com o uso prolongado do aparelho. O ar seco pode causar incômodos, principalmente em pessoas alérgicas, e facilitar a proliferação de vírus, fungos e bactérias. Assim, é fundamental usar o dispositivo com parcimônia.


Que cuidados devo tomar ao escolher um aquecedor de ar?


Confira algumas orientações para a compra desse tipo de produto.


Defina as suas necessidades


A primeira coisa a analisar são as características do imóvel onde o produto será usado. Cômodos de piso frio — de pedra ou cerâmica, por exemplo — exigem aquecedores de ar mais potentes. Já áreas com carpete ou madeira podem ser aquecidas mais facilmente.


Conheça os diferentes tipos de aquecedores


Existem muitos modelos de aquecedores de ar disponíveis, cada um com suas vantagens e desvantagens. Confira os principais tipos a seguir.


Aquecedor de ar incandescente


A principal característica desse aquecedor é que sua resistência elétrica é visível e protegida apenas por uma grade. Funciona como uma espécie de forno elétrico aberto, por isso, seu consumo de energia é relativamente alto, embora esteja entre os mais acessíveis.


Aquecedor termoventilador


O aquecedor termoventilador é semelhante ao incandescente, no entanto, ele apresenta um ventilador que ajuda a dissipar o calor pelo ambiente. O consumo de energia elétrica é equivalente ao modelo anterior, mas seu alcance é maior.


Aquecedor cerâmico


Nesse tipo de aquecedor, a resistência elétrica é envolvida por uma peça de cerâmica que retém o calor, que posteriormente é dissipado por uma ventoinha. Esse sistema torna o produto mais eficiente, entretanto, seu funcionamento gera um ruído semelhante ao gerado por aparelhos de ar-condicionado.


Aquecedor a óleo


Nesse aquecedor, a resistência aquece um óleo armazenado internamente. Este, por sua vez, troca de calor com o ar do ambiente. Apesar de demorar um pouco mais para aquecer o local, ele é mais econômico e não resseca muito o ar justamente por não aquecê-lo diretamente.


Climatizador e ar-condicionado reverso


Há também os climatizadores e aparelhos de ar-condicionado com função reversa — eles basicamente apresentam uma resistência elétrica embutida no sistema. Apesar de serem um pouco mais caros que os aparelhos com função única, são muito práticos e potentes.


Avalie a capacidade dos aparelhos


A maioria dos aquecedores comercializados no mercado são projetados para atender áreas de 20 a 25 metros quadrados — alguns modelos, como o incandescente, porém, cobrem áreas bem menores. Isso significa que, dependendo do local onde você pretende utilizá-los, podem ser necessários dois ou mais aparelhos.


Converse com um especialista


O melhor caminho será sempre conversar com quem entende do assunto. Um vendedor especialista avaliará suas necessidades e lhe indicará o produto que melhor as atende.


Por fim, além de investir em um bom produto, não se esqueça de contar com um fornecedor de qualidade ao realizar a manutenção do seu aquecedor de ar. A IMC é uma empresa especializada, com mais de 50 anos de experiência e qualidade comprovada pelos principais órgãos do setor.


Gostaria de conhecer as nossas soluções exclusivas em resistências elétricas? Então, fale conosco agora mesmo!

33 visualizações2 comentários
bottom of page