4 dicas de como escolher um aquecedor portátil de água
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

4 dicas de como escolher um aquecedor portátil de água


4 dicas de como escolher um aquecedor portátil de água

O aquecedor portátil de água é uma solução prática para o dia a dia, tendo em vista que a água quente é uma necessidade básica nas mais diversas tarefas, sejam elas domésticas, sejam industriais.


Embora os produtos portáteis sejam menos robustos que os sistemas de aquecimento, eles cumprem seu papel sendo um paliativo eficaz ou uma solução na medida certa para o aquecimento de áreas limitadas, desde recipientes para o preparo de alimentos a pequenos tanques na indústria.


Mas como a água fria é convertida em quente e como escolher um aquecedor portátil com segurança? Continua a leitura para conferir!


Como um aquecedor portátil de água funciona?


O aquecimento da água e de outros líquidos é um processo termodinâmico no qual uma fonte de energia é utilizada para elevar a temperatura da água. Em um fogão comum, essa fonte é a chama que, por sua vez, é alimentada por gás.


Os sistemas de aquecimento, porém, podem ser construídos para as mais diversas tecnologias: fornos, serpentinas, energia solar e, claro, elétrica. Entretanto, quando falamos dos aquecedores de água portáteis, o mercado em geral oferece produtos baseados na última opção.


O funcionamento desses equipamentos dá-se a partir de uma resistência de imersão que aquece o equipamento quando há passagem de corrente elétrica. Em contato com a água, o aquecedor troca calor com o líquido e, por fim, o aquece.


Quais são os principais produtos disponíveis no mercado?


O aquecedor portátil de água mais conhecido é o chamado “ebulidor”, ou “mergulhão”, usado em cozinhas básicas, em especial as de pequenas empresas que não contam com fogão a gás.


Entretanto, há também produtos para o aquecimento de banheiras ou tanques. Nesses locais, como não se espera a ebulição da água, é importante contar com um termostato para verificar a temperatura, caso o aquecedor não apresente essa função.


Vale destacar que, por se tratar de uma resistência de imersão, o aquecedor não pode ser acionado fora da água, e, por segurança, também não devemos tocar a água enquanto ele estiver em funcionamento, para prevenir choques elétricos.


Como escolher um bom aquecedor?


A grande vantagem dos aquecedores portáteis é que eles dispensam instalação e são extremamente versáteis. Entretanto, de nada adianta adquirir um produto de baixa qualidade que não atende ao seu propósito ou se torna inutilizável rapidamente. Sendo assim, atente-se para as seguintes dicas.


1. Avalie as suas necessidades


Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar as soluções que você, de fato, necessita. Os aquecedores portáteis são muito úteis para tarefas básicas, mas, dependendo da frequência de uso ou da finalidade, pode ser mais vantajoso investir em um sistema de aquecimento mais robusto. Sendo assim, certifique-se de que a opção portável realmente é o que você precisa.


2. Verifique as especificações do produto


Os aquecedores são fabricados em muitos modelos e versões. Por isso, é fundamental verificar as especificações de cada produto para garantir que ele realmente atende às suas necessidades. Fatores como tamanho, potência e tensão, por exemplo, precisam ser analisados.


3. Informe-se sobre garantias e assistência técnica


Além de a garantia tranquilizar o consumidor, ela garante a boa procedência da mercadoria, pois geralmente só é disponibilizada mediante a emissão de notas fiscais. Informar-se sobre a disponibilidade de assistência técnica é também fundamental.


4. Escolha um fornecedor de confiança


Por fim, mas não menos importante, temos a qualidade do fornecedor como fator determinante na escolha de qualquer produto. É preciso verificar a autoridade da empresa no setor, pedir recomendações e checar as suas certificações.


A IMC é uma empresa especializada em resistências elétricas, que está no mercado há mais de 50 anos. É uma das marcas mais tradicionais do setor em sua região, e seus serviços e produtos são atestados pelas mais importantes certificações do mercado.


Com nossas dicas, você já tem condições de fazer uma ótima escolha de aquecedor portátil de água, conforme as suas necessidades.


Precisando de um neste momento? Entre contato conosco para conhecer nossos serviços e produtos!

50 visualizações2 comentários
bottom of page