Quais os tipos de termostato existentes? Confira
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Quais os tipos de termostato existentes? Confira


Quais os tipos de termostato existentes? Confira

Apesar de ter um princípio de funcionamento aparentemente simples, o termostato é um elemento que apresenta diferentes modelos e aplicações para os mais diversos tipos de equipamentos. É comum observarmos esse dispositivo em aquecedores e geladeiras sem atentar para os mecanismos que o compõem.


Pensando nessas questões, elaboramos este artigo para trazer mais informações sobre o que são os termostatos, como esses dispositivos funcionam e quais são os principais modelos disponibilizados pelo mercado. Acompanhe!


O que são os termostatos?


Os termostatos são dispositivos eletricamente conectados e de ação mecânica. Esses componentes são empregados na automatização de processos a partir da detecção da variação de temperatura, corrigindo essas amplitudes e mantendo a atmosfera a um limite aceitável previamente programado pelo usuário.


Esses componentes são calibrados e testados individualmente com o intuito de atender às características elétricas e térmicas do sistema. A expectativa de vida útil é geralmente acima de 50.000 ciclos de operação, a depender da marca e do modelo, quando utilizado para o controle da temperatura operacional ou como limitador da atmosfera do ambiente, aumentando a segurança.


Os termostatos são encontrados em diversos tipos de aparelhos e sistemas para detectar e corrigir variações de temperatura, seja em equipamentos que fazem parte do dia a dia da maior parte das pessoas, seja em maquinários industriais em geral. Além disso, são constituídos por duas partes principais, que são conhecidas como sensores e reguladores.


Os sensores servem para indicar a variação térmica do sistema, enquanto que os reguladores fazem o controle da oscilação para corrigir os desvios de temperatura de acordo com um intervalo padrão, mantendo o ambiente dentro dos limites previamente estabelecidos.


Como esses componentes funcionam?


Um termostato atua na regulação da temperatura para que ela esteja dentro do intervalo pré-estabelecido pelo usuário. O elemento que é responsável por atender a esses limites é o regulador, que controla o bom funcionamento de refrigeradores, ar-condicionados e ferros elétricos, por exemplo.


Por sua vez, o elemento sensor aciona os mecanismos de correção a partir da combinação das variações de pressão e temperatura, regulando a atmosfera do ambiente.


A unidade de atuação dos termostatos é constituída por um disco de ação rápida que age como um elemento de expansão térmica, responsável por abrir e fechar o contato elétrico, e que, com isso, regula a temperatura conforme a necessidade do utilizador.


No funcionamento de geladeiras e ar-condicionados, por exemplo, é o termostato que mantém a temperatura ideal, de acordo com a programação estabelecida pelo usuário. Quando esse componente apresenta algum tipo de defeito, é imprescindível verificar o modelo necessário e contatar um profissional para realizar o reparo adequado.


Quais são os principais tipos e suas aplicações?


O mercado apresenta uma grande quantidade de modelos de termostatos com diferentes aplicações. A escolha baseia-se no tipo de equipamento em que o dispositivo será utilizado e os limites de temperatura de trabalho, fornecendo um sistema de resfriamento ou aquecimento do ambiente.


Para que você escolha o termostato ideal para as suas atividades levando em consideração a eficiência desses componentes, listamos os principais tipos e as suas aplicações. Confira!


Termostato bimetálico


O termostato mais comumente encontrado entre os variados tipos de máquinas e equipamentos é o bimetálico. Esse componente apresenta um suporte de fixação a partir de parafusos ou rosca M4, posicionado em contato com a fonte geradora de calor ou com a parte desejada para a regulação da temperatura.


Esse dispositivo tem um dos melhores custos-benefícios do mercado, essencialmente empregado em aplicações operacionais na substituição de sistemas eletrônicos. Equipamentos gastronômicos, eletrodomésticos em geral, ferramentas industriais e médicas, estufas e autoclaves são alguns dos exemplos de atuação desses componentes.


Termostato de lâmina


Já o termostato de lâmina faz o controle da temperatura a partir de uma haste ou parafuso fixo. Esse dispositivo foi especificamente desenvolvido para regulagens dentro de um intervalo de 0°C a 300°C, com mais eficiência quando posicionados em contato com a fonte geradora de calor.


Para as situações que não requerem um grau de precisão alto, os termostatos de lâmina são opções viáveis para a substituição dos componentes capilares a um custo muito mais competitivo. Geralmente as estufas esterilizadoras, sanduicheiras, fornos, autoclaves, ferros de passar e máquinas de fumaça são os exemplos mais comuns desses dispositivos.


Termostato capilar


Por sua vez, esse modelo é constituído por um bulbo capilar que pode ou não ficar a uma distância maior do controle de temperatura, transmitindo o calor para os dispositivos elétricos que regulam a abertura ou fechamento das lâminas bimetálicas.


O termostato capilar suporta uma corrente de até 30 amperes, o que permite sua utilização em equipamentos com resistências elétricas de potências elevadas. As aplicações mais comuns desse modelo são as estufas e os maquinários industriais e de gastronomia.


Termostato de degelo


Esse tipo de termostato apresenta selagem hermética e é muito empregado em ambientes úmidos que requerem temperaturas baixas e refrigeradas, geralmente abaixo de 20°C. O mercado disponibiliza modelos com suportes para fixação em superfícies ou para medicação da atmosfera, muito observado em serpentinas.


Termostato para refrigeração


O termostato para refrigeração é geralmente aplicado em sistemas de baixas temperaturas, da ordem de -10°C a 20°C, contendo um capilar em contato para a transmissão da normalização do calor para a base onde estão os bimetais, regulando a passagem elétrica.


Esses dispositivos são comumente empregados em bebedouros, freezers, ar-condicionados e geladeiras comerciais, apresentando um ajuste fino de temperatura para calibração.


Termostato para painéis elétricos


Por fim, esses termostatos, normalmente utilizados para climatizar racks de servidores e painéis elétricos, apresentam uma regulagem de temperatura mecânica. São muito aplicados em sistemas que exibem um resfriamento por ventiladores ou aquecimento por acionamento de luzes.


Qual o melhor: termostato analógico x termostato digital?


Os termostatos analógicos, também conhecidos como eletromecânicos, fazem uso de sensores bimetálicos e do princípio de gás de expansão. Esse sistema funciona com faixas de controle que detectam a mudança de pressão, transmitindo essa variação para o elemento central que faz a regulagem da temperatura como forma de compensar essas diferentes amplitudes.


Por sua vez, os termostatos digitais apresentam o mesmo princípio de funcionamento dos dispositivos analógicos, mas com a diferença única de utilizarem um componente chamado de termistor, que controla a variação da resistência em função do ajuste de temperatura.


A vantagem dos termostatos digitais frente aos analógicos consiste na possibilidade de temporização e programação de ações, com um visor específico que fornece a leitura em tempo real.


Entretanto, os termostatos analógicos não apresentam potencial para drenagem de energia quando os aparelhos não estão em uso, o que os torna muito eficientes em termos de consumo. Além disso, o funcionamento e a manutenção desses dispositivos são bastante simples, além de exibirem uma vida útil mais elevada.


A IMC é uma empresa que se especializou na produção e comercialização de termostatos analógicos no mercado brasileiro há mais de 50 anos, fornecendo produtos com qualidade e durabilidade compatíveis com as atividades industriais. A organização atua no aperfeiçoamento de seus componentes para atender aos mais variados segmentos fabris.


Sobretudo, a definição do termostato ideal para um equipamento baseia-se no entendimento do funcionamento desses dispositivos e o tipo de atividade que será desenvolvida. Os componentes analógicos destacam-se pela sua eficiência e durabilidade, enquanto os digitais têm uma ampla variedade de programações. A IMC é uma empresa especializada nesse setor que está pronta para atender aos mais diversos segmentos industriais.


E então, gostou do nosso artigo sobre os principais tipos de termostato existentes no mercado? Entre em contato conosco para conhecer a nossa linha especializada e tire todas as suas dúvidas!

349 visualizações3 comentários
bottom of page