Forno industrial: veja os cuidados necessários para profissionais e gestores

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

O forno industrial é um equipamento muito comum em padarias, restaurantes, food services e em cozinhas industriais de todas as categorias. Destaca-se, principalmente, por apresentar tamanho e desempenho muito superiores em relação aos fornos domésticos. Afinal, o seu propósito é atender a um grande número de pessoas.

Ainda que seja considerado um item básico e relativamente simples na estrutura da empresa, o forno precisa de atenção especial, pois seu mau funcionamento pode gerar problemas graves instantaneamente — de alterações inesperadas no horário de alimentação de funcionários ao comprometimento da qualidade dos alimentos comercializados.

Neste artigo, trazemos algumas recomendações para profissionais e gestores sobre como manter a eficiência e aumentar a durabilidade dos fornos industriais. Confira!

Como escolher um forno industrial?

Os fornos influenciam diretamente a aparência, a coloração, a crocância e o sabor dos alimentos, por isso, sua escolha precisa ser feita com cautela. Os principais fatores que devem ser considerados na compra desse tipo de equipamento são:

  • finalidade: que tipo de alimento será produzido no forno;
  • beneficiados: quantas pessoas o forno deverá atender;
  • funções: que tipo de funcionalidade é necessária;
  • agilidade: performance de assamento do forno.

No entanto, independentemente do tipo de forno e modelo escolhido, é fundamental que ele apresente algumas características essenciais, como construção em aço inoxidável, design que facilite a limpeza, isolamento térmico, sistemas de segurança e, claro, manutenção acessível.

Quais são os principais tipos de forno industrial?

O mercado oferece diferentes soluções de forno industrial, e cabe ao gestor escolher o tipo e o modelo que melhor atende suas necessidades. Confira, a seguir, as categorias mais utilizadas em estabelecimentos e cozinhas de industriais.

Forno de convecção

Os fornos de convecção são equipamentos de alta eficiência, capazes de assar diversos tipos de alimentos em pouquíssimo tempo. Seu aquecimento é potencializado por uma turbina que acelera a circulação do calor no seu interior, tal como nas fritadeiras elétricas, mas seu uso se restringe ao assamento de alimentos.

Como seu foco é a agilidade, esse forno é a opção mais indicada para lanchonetes, fast foods, lojas de conveniência, cafeterias e outros estabelecimentos semelhantes. Alguns modelos são muito modernos e compactos, o que os torna ainda mais vantajosos para esses negócios.

Forno estático

O forno estático industrial é equivalente ao forno convencional, tal como o que temos em nossas cozinhas. Seu aquecimento é gerado por uma fonte de calor lateral ou vertical e seu tempo de assamento é relativamente lento. A capacidade e a potência, porém, são voltadas para larga escala.

É indicado para o preparo de alimentos mais elaborados, que precisam ficar bem assados e secos, bem como para o crescimento de pães, bolos, suflês e quitandas em geral.

A maior vantagem desse tipo de forno é a sua variedade de modelos. Podem ser embutidos, portáteis, apresentar duas ou mais câmaras, contar com recursos digitais e várias outras opções. São, portanto, uma solução para padarias, confeitarias, restaurantes e empreendimentos relacionados.

Forno de lastro

O diferencial do forno industrial de lastro é o seu sistema de aquecimento de baixo para cima. A maioria dos modelos apresenta câmaras individuais cuja temperatura e tempo podem ser controlados individualmente.

Seu uso também é voltado para o preparo de pães, confeitos, tortas, salgados e outros alimentos a base de farinha. No entanto, seu desempenho, em termos de velocidade de aquecimento, precisão da temperatura e eficiência energética, é superior ao dos fornos estáticos.

Forno inteligente (combinado)

Os fornos inteligentes combinam ar quente seco com vapor para aumentar a eficiência do seu aquecimento. Equipados com sistemas inteligentes, eles são capazes de alterar o seu funcionamento de acordo com a necessidade do usuário.

Geralmente, apresentam opções de configuração específicas para facilitar o gerenciamento do preparo de diferentes pratos simultaneamente. É, sem dúvidas, o que há de mais moderno em tecnologia para fornos industriais e seus modelos são capazes de atender praticamente qualquer segmento do mercado com excelente desempenho.

Quais os cuidados envolvidos na utilização de fornos industriais?

Na maioria dos casos, o mau uso e a ausência de manutenção preventiva são os responsáveis pelos problemas e pela redução da durabilidade dos equipamentos. Confira, agora, os cuidados essenciais que um forno industrial exige.

Seguir as recomendações do fabricante

Ainda que os aparelhos atuais apresentem funcionalidades extremamente intuitivas, os equipamentos industriais requerem cuidados especiais, da sua instalação ao seu uso diário.

É fundamental seguir as recomendações do fabricante para garantir, primeiramente, a segurança no preparo dos alimentos, bem como a eficiência do produto e a qualidade dos pratos preparados.

Adotar um cronograma de manutenções preventivas

A manutenção preventiva consiste na execução de revisões e pequenos reparos programados que visam aumentar a durabilidade do equipamento e manter o seu desempenho ao longo do tempo de uso. Além disso, esse cuidado também reduz as chances de falhas inesperadas e, consequentemente, prejuízos.

O ideal é que o gestor da empresa ou responsável pelos equipamentos crie um cronograma para essas atividades de manutenção, de modo que sua equipe se antecipe para eventuais pausas e ações necessárias.

Manter a higienização do forno e seus componentes

Manter a higiene do espaço de trabalho e dos equipamentos é imprescindível em qualquer tipo de cozinha — afinal, é a segurança alimentar dos seus funcionários ou clientes que está em jogo.

Além disso, é preciso destacar que óleos e restos de alimentos também contribuem para o desgaste dos equipamentos, principalmente quando entram em contato com sistemas elétricos. A higienização, portanto, é um fator tão importante para a durabilidade dos fornos industriais quanto é para a saúde das pessoas.

Escolher fornecedores confiáveis

Eventualmente, reparos serão necessários — geralmente, a regulagem de um sistema ou a troca de algum componente básico como suportes e resistências elétricas. O bom uso do equipamento, porém, tende a tornar essas manutenções bastante espaçadas.

O mais importante nesse quesito, porém, é contar com fornecedores confiáveis, ou seja, empresas reconhecidas no mercado com qualidade comprovada por clientes e órgãos técnicos.

A IMC é especialista na fabricação e comercialização de resistências para aquecimento industrial. Está há mais 50 anos no mercado brasileiro atendendo empresas de todo o país com projetos e produtos do segmento, sempre prestando um serviço de alta qualidade.

Aproveite que chegou até aqui e entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções para forno industrial!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *