Como fazer a manutenção elétrica industrial na prática?

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

A manutenção é um fator determinante em qualquer organização. No entanto, quando se trata de sistemas elétricos, essa prática é ainda mais importante para a segurança dos empreendimentos. Serviços como a manutenção elétrica industrial devem ser averiguados com atenção, pois quando negligenciados, podem acarretar prejuízos.

Nos parques industriais, os sistemas elétricos são partes fundamentais no desenvolvimento das atividades. Por esse motivo, além criar um planejamento na etapa de instalação, é também recomendado criar uma rotina de manutenção.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona a manutenção elétrica industrial? Continue a leitura e acompanhe as principais informações sobre o assunto!

O que é manutenção elétrica industrial?

Etimologicamente falando, a palavra manutenção vem do latim “manus tenere“, isto é, manter o que se tem. Essa premissa é aplicável em todos os ambientes em que vivemos. Quando falamos de empresas, esse raciocínio é ainda mais latente.

Zelar pelos equipamentos que se tem é garantir uma maior vida útil e, consequentemente, uma redução de custos relacionados a investimentos de novas compras. Essa prática nas indústrias é alcançada nas rotinas de manutenção.

Via de regra, a manutenção é aplicada em todos os setores, contudo, quando falamos em manutenção elétrica industrial, estamos mencionando especificamente um setor determinante na produtividade da indústria.

Tecnicamente, esse departamento trata do resguardo de máquinas e sistemas que trabalham com a eletricidade. Diferentemente de uma manutenção rotineira, a manutenção elétrica industrial tem como foco o controle, a manutenção e a prevenção de máquinas e circuitos eletrônicos.

Geralmente, a produção de uma indústria gira 24 horas. Nesse contexto, suponha que uma máquina quebre no meio do processo produtivo. Os danos financeiros podem ser irreparáveis — perda de insumos, atraso na entrega dos pedidos e colaboradores parados.

Esperar chegar a esse momento é o pior erro de uma empresa. Com a manutenção elétrica industrial, é possível observar os equipamentos, avaliar e realizar consertos e melhorias sem comprometer o processo produtivo.

Como realizar a manutenção elétrica industrial?

A manutenção elétrica industrial está direcionada a painéis, máquinas e equipamentos. Todos esses sistemas são interligados, logo, caso um pare, todo o processo é interrompido. Com isso, veja a seguir alguns fatores que precisam ser analisados para manter a segurança e qualidade da manutenção.

Faça diagnósticos

Para que as soluções sejam efetivas, é essencial conhecer a real situação do ambiente. Por isso, realize um diagnóstico das atividades desenvolvidas e de todos os equipamentos utilizados. A partir disso, avalie o que precisa de manutenção, quais máquinas podem produzir mais, quais painéis precisam ser trocados etc.

Defina um programa de manutenção

As projeções para alavancar os resultados são fundamentais para a concretização e a obtenção dos objetivos. Contudo, para isso ser efetivo, é necessário criar um planejamento com etapas baseado nas expectativas da organização.

Conte com suporte

Os detentores das informações mais específicas são os colaboradores que estão diretamente ligados às atividades. Dessa forma, são os que mais conhecem os pontos fortes e as principais falhas nos processos. Contar com eles na formulação do programa de manutenção será um grande diferencial devido às experiências desses profissionais.

Utilize equipamentos de segurança

As indústrias são as empresas que mais detêm ambientes perigosos. Com isso, toda e qualquer atividade deve seguir rigorosamente as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos reguladores. Portanto, ao realizar uma manutenção elétrica industrial, todos os equipamentos de segurança devem ser utilizados, tanto na prevenção quanto na execução da ação.

Como podemos perceber, a manutenção elétrica industrial é essencial para a continuidade das atividades operacionais e produtivas de uma empresa. Por isso, procure por profissionais reconhecidos no mercado e com experiência na área.

Agora que você sabe o que é manutenção elétrica industrial e sua importância para as empresas, fale sobre sua experiência com o assunto. Deixe um comentário no post!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *