Saiba o que é custo operacional e como reduzi-lo
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Saiba o que é custo operacional e como reduzi-lo


Saiba o que é custo operacional e como reduzi-lo

Manter o bom funcionamento de uma empresa é essencial para o sucesso do negócio. Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que se adote diferentes estratégias de gestão para que o negócio flua bem e sobreviva.


Uma dessas estratégias para reduzir os gastos de uma empresa é por meio do controle do custo operacional. Isso porque um dos principais pontos que devem ser considerados dentro de uma empresa são os custos. É por meio deles que os gestores conseguem estimar as possibilidades de decisões que podem ser tomadas para benefício da empresa.


Neste post, vamos falar sobre a importância de saber gerir os custos de funcionamento de um negócio e como isso pode ser feito. Confira!


O que é custo operacional?


O custo operacional são todas as despesas contabilizadas pela empresa para manter o negócio em pleno funcionamento, podendo ser fixos ou variáveis. Portanto, os custos operacionais são os gastos que estão relacionados ao funcionamento da organização.

Entre os principais, estão:

  • água;

  • luz;

  • telefone;

  • impostos;

  • pagamento dos funcionários.


Quando a empresa tem acesso a esses dados, é possível ter maior controle dos gastos e avaliar as possibilidades de diminuição dos custos, buscando aumentar a produtividade e a lucratividade da organização.


Como é feito o cálculo do custo operacional?


Fazer o cálculo do custo operacional de empresas de pequeno porte é mais simples, visto que a complexidade desses valores é menor. Já nos médios e grandes negócios, é necessário ter um controle financeiro mais rigoroso e bem definido, para evitar transtornos e prejuízos.


Além de acompanhar a verdadeira situação da empresa e projetar cenários financeiros de forma mais segura, ao controlar os custos operacionais, os gestores conseguem evitar eventuais problemas que possam levar a prejuízos financeiros.

Para calcular os custos operacionais, basta usar a fórmula:

Custo dos Produtos Vendidos + Despesas Operacionais = Custos Operacionais


Como reduzir ou tornar o custo operacional mais eficiente?


Como vimos, os custos operacionais estão diretamente ligados à produção dos itens que serão comercializados, que vão desde a matéria-prima até o pagamento dos funcionários.


Para melhorar o desempenho das atividades produtivas e reduzir os custos operacionais, algumas medidas podem ser tomadas pela gestão. Veja as principais delas, a seguir.


Automatize processos


O mercado oferece diversas tecnologias que ajudam a reduzir os gastos operacionais. Além de ser mais rápida na execução das tarefas, a automação oferece menor possibilidade de erros, maior integração entre os setores, padronização e melhoria na gestão da informação.


Adote um sistema de gestão


Adotar sistema de gestão é uma forma de garantir mais segurança e confiabilidade para a sua empresa. Dessa forma, é possível analisar o volume de cada produto no estoque, realizar o controle financeiro e diminuir os custos com impressões de relatórios.


Por meio de painéis de controle, a empresa ainda pode gerar relatórios de desempenho, economizando tempo e dinheiro.


Utilize indicadores de desempenho


Os indicadores de desempenho facilitam a identificação de potenciais gargalos, garantindo que os erros sejam corrigidos rapidamente. Essa funcionalidade pode ser usada nos mais diversos setores da empresa, desde o de Recursos Humanos, até o de Marketing.


Como vimos, acompanhar o custo operacional de uma empresa é fundamental para melhorar a produtividade, aumentar a remuneração dos colaboradores e reduzir as chances de desperdícios e prejuízos. Por isso, não perca tempo e conheça o quanto antes as tecnologias disponíveis no mercado para melhorar o desempenho da sua empresa!


Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos, diretamente em seu e-mail!

25 visualizações2 comentários
bottom of page