Como acontece o processo de aquecimento em uma resistência?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Como acontece o processo de aquecimento em uma resistência?


Como acontece o processo de aquecimento em uma resistência?

Muitos gestores acabam gastando dinheiro com trocas de resistências elétricas dos maquinários sem entender o motivo ou mesmo o que aconteceu com ela. Isso é um problema que pode resultar em grandes gastos financeiros.


Por isso, é importante entender o processo de aquecimento de uma resistência elétrica. Este aquecimento acontece quando ela perde a sua capacidade de se opor à corrente elétrica que circula no corpo condutor. Mas, claro, isso é uma explicação superficial.


Para te ajudar, mostraremos um panorama sobre a resistência elétrica. Explicando diferentes pontos para detalhar como ocorre o processo de aquecimento de uma resistência. Continue a leitura e confira!


Quais fatores determinam o valor de uma resistência elétrica?


É necessário analisar quais elementos influenciam no valor dessa grandeza. Nos condutores mais comuns, como cobre, alumínio e outros materiais, os pontos determinantes são:


O tipo de material


Se o material do objeto que passa a corrente elétrica apresenta um número alto de elétrons, a potência da resistência tende a ser menor.


Comprimento do objeto


Aqui, quanto maior a extensão em comprimento, maior também será a resistência elétrica. Isso acontece, pois os elétrons acabam se dispersando no caminho a ser preenchido.


Área do condutor


Já na área do condutor é o oposto: quanto maior, menor a potência da resistência para cobrir toda corrente elétrica.


Qual equação é utilizada para calcular a resistência?


Na física, a resistência elétrica é representada pela unidade ohm. A escolha é uma homenagem ao alemão George Simon Ohm, feita pelo SI (Sistema Internacional de Unidades).


Geralmente, utiliza-se a segunda Lei de Ohm para calcular uma resistência elétrica. A equação é a seguinte:


R = ρ.l/A


Cada letra representa um fator, sendo:

  • R = Resistência – ohm ();

  • ρ = Resistividade do material;

  • l = Comprimento do condutor (metros);

  • A = Seção do condutor (mm)².


O que é o efeito Joule?


O efeito Joule é algo mais comum do que muitos imaginam. Trata-se do processo de transformação da corrente elétrica em energia térmica, ou seja, na geração de calor nos aparelhos.


Alguns objetos com resistores que realizam o efeito Joule são:

  • maquinários de fábricas;

  • chuveiro elétrico;

  • ferro de passar, entre outros.


O efeito Joule também é uma ótima maneira para entender a razão do processo de aquecimento de uma resistência. Por exemplo, se a carga elétrica que passa no condutor for muito forte, corre-se o risco de os resistores superaquecerem e a resistência não aguentar a alta temperatura.


Como acontece o processo de aquecimento em uma resistência?


A segunda Lei de Ohm é o método mais utilizado para a medição de uma resistência elétrica. Todavia, em materiais resistores ôhmicos (que possuem resistência elétrica constante), o método utilizado é a primeira Lei de Ohm:


R = V

i


Nesse conceito, é mostrado que a resistência elétrica sofre efeitos diretos com a variação da corrente elétrica do condutor. Na prática, quanto maior a intensidade da corrente, menor a potência da resistência.


O processo de aquecimento de uma resistência pode acontecer por diferentes razões, como o comprimento e extensão do condutor ou a intensidade da corrente elétrica.


Entender esses pontos é essencial para que você escolha os materiais certos para o maquinário da sua empresa. Para garantir os melhores resultados, é importante também contar com fornecedores de qualidade.


Gostou do artigo? Para não perder nenhuma de nossas novidades, assine a nossa newsletter.

521 visualizações2 comentários
bottom of page