Entenda o que é a resistência refletora e como é usada!

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

O uso de uma resistência refletora está condicionado ao objetivo de proporcionar conforto térmico a determinado ambiente. Dependendo do local de instalação, será necessário elevar sua temperatura, e isso pode ser feito utilizando esse tipo de instrumento. O ideal é conhecer bem seu funcionamento para uma correta aplicação.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito de resistência elétrica e como ele é utilizado no modo refletor. Você conhecerá como o calor é gerado por meio da resistência e como nós utilizamos um empecilho ao nosso favor. Por fim, você saberá quais são as aplicações mais comuns para esse tipo de resistência. Interessou? Então confira!

O que é uma resistência elétrica?

Em qualquer circuito elétrico, temos a movimentação de elétrons por meio de um condutor. Essa movimentação sempre ocorre a partir de um potencial maior para um menor. É como uma tábua com uma bola sobre ela e apoiada, em suas pontas, por dois suportes, um com altura de 3 metros e o outro com 2 metros. Para onde a bola se movimenta?

É exatamente isso que acontece em uma corrente elétrica. No entanto, a movimentação dos elétrons não ocorre de forma livre como a da bola. Existem obstáculos no meio do caminho, que são outros elétrons e os próprios átomos do condutor em questão.

Durante a movimentação dos elétrons, ocorre a colisão entre eles e os átomos do condutor. Essa dificuldade em prosseguir livremente é o que denominamos de resistência elétrica. E como há colisões e contatos físicos, acontece a geração de calor.

Nossa espécie (humana), de forma muito inteligente, resolveu utilizar a geração de calor ocorrida pelo atrito dessas moléculas em benefício próprio. É daí que surge a geração (que, na verdade, é uma conversão) de calor a partir da energia elétrica. Por isso, a finalidade de uma resistência elétrica é gerar calor por meio da eletricidade. Utilizamos um efeito colateral em nosso benefício.

O que é uma resistência refletora?

Por sua vez, a resistência elétrica refletora consiste em uma potencialização do efeito-fim da geração de calor. Ela é construída por meio da colocação de uma superfície refletora em um dos lados da resistência, deixando o outro livre.

A consequência disso é um direcionamento e a reflexão do calor gerado por meio da resistência elétrica. Ou seja, a resistência refletora é uma resistência potencializada, na qual o calor produzido pelo princípio de resistência elétrica será elevado pela colocação de um anteparo refletivo. O efeito de geração de calor é aumentando tanto pela reflexão como pelo seu direcionamento.

Quais são as aplicações da resistência elétrica refletora?

Conceitualmente, uma resistência refletora deve ser utilizada em qualquer projeto (e, consequentemente, em qualquer ambiente), no qual se deseje ter uma elevação artificial da temperatura. A intenção é proporcionar conforto térmico ao local, atingindo a temperatura desejada.

As aplicações mais comuns são na criação de aves e porcos. Com a finalidade de manter o controle da temperatura de aviários e pocilgas, utiliza-se a resistência refletora. Em especial na criação de porcos, na qual a variação de temperatura ao longo da vida do animal é muito relevante.

O projeto para aplicação desse tipo de resistência dependerá também do local onde ocorre a criação desses animais. Um projeto de conforto térmico feito no Sul do Brasil jamais será o mesmo de um aplicável ao Norte do país, por conta das diferenças de temperaturas ambientes naturais. No entanto, é certo que o controle de ambos os locais pode ser feito com as resistências refletoras.

A aplicação de uma resistência refletora deve contar com bons fornecedores para ter os objetivos atingidos. Desde a elaboração do projeto, passando pela instalação e o uso dos melhores equipamentos, é essencial contar com produtos de qualidade. A IMC é especialista na fabricação de resistências. Atualmente, contamos com dois modelos de resistência refletora.

Entre em contato conosco para conhecer nossa linha de produtos. Certamente, uma de nossas resistências será a ideal para a sua aplicação!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *