Como funciona e onde encontrar uma resistência do tipo bastão?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Como funciona e onde encontrar uma resistência do tipo bastão?


Como funciona e onde encontrar uma resistência do tipo bastão?

A resistência tipo bastão é largamente utilizada na indústria. De modo geral, tem sua aplicação voltada aos processos de desumidificação e moldagem de peças plásticas ou voltadas à impressão. O mais importante, no entanto, é poder contar com peças de qualidade. Essas se mostrarão com grande eficiência e alta durabilidade.


Neste artigo, você vai encontrar diversas informações a respeito desse tipo de resistência. Você saberá como ela funciona e a forma como ela gera o calor necessário. Além disso, serão apresentados os dois diferentes tipos dessa resistência. Ao final do texto, você saberá exatamente onde encontrar o melhor produto para a sua necessidade. Confira!


Como funciona uma resistência tipo bastão?


Esse tipo de resistência também é denominada de resistência cartucho. É um tipo especial que permite o aquecimento de materiais a partir de um ponto de inserção onde a mesma deve ser colocada para promover o aumento de temperatura.


A resistência bastão promove calor a partir de seu núcleo, irradiando uma alta temperatura que vai na direção de sua superfície externa. Isso pode garantir uma grande eficiência e alto desempenho, mesmo com um tamanho reduzido. Além disso, tem a vantagem de ser muito durável, de baixo custo e com uma fácil instalação.


Quais são os principais modelos desse tipo de resistência?


De modo geral, existem duas classificações para as resistências bastões. A principal diferença está na sua potência de funcionamento, que determinará qual será o seu uso e aplicação. Acompanhe as variações existentes a seguir.


Baixa carga


Esse tipo de resistência bastão é indicada para qualquer processo industrial que envolva a desumidificação. Ela é projetada e fabricada para que tenha um perfeito acoplamento junto à caixa onde o líquido em questão deverá ser evaporado.


Alta carga


Já as de alta carga contam com elevada potência, o que garante uma alta temperatura, podendo chegar aos 700 °C. Além disso, se apresenta bastante durável, pois tem isolamento térmico reforçado o que estende a sua vida útil.


Sua construção tem a finalidade de tornar a resistência bastão capaz de suportar grandes vibrações e choques. Isso se deve porque a sua aplicação é voltada para indústrias que necessitam de moldes em seu processo produtivo, como as empresas produtoras de peças plásticas e também de variados tipos de impressão.


Onde encontrar resistências do tipo bastão de excelência?


Você pode encontrar as melhores resistências do tipo bastão na IMC Resistências Elétricas, com atuação de mais de 50 anos no mercado nacional. A empresa tem expertise em fabricar resistências industriais e comerciais. Conta também com um departamento técnico de alto conhecimento, sempre pronto para auxiliar você!


A resistência tipo bastão é grande aliada da indústria nacional. Seja por meio de algum processo de desumidificação ou mesmo na formatação de moldes plásticos ou de impressão. O seu tamanho compacto esconde a sua grande eficiência. Além disso, trata-se de um produto de alta durabilidade. Na IMC Resistências Elétricas você encontra esse e vários outros tipos de geradores de calor. Conheça os nossos produtos!


Gostou do texto? Então entre em contato e consulte o nosso departamento técnico para definir o tipo exato de resistência que a sua empresa necessita!

28 visualizações2 comentários
bottom of page