Como encontrar resistências elétricas industriais da melhor forma?

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

Resistências elétricas de excelente qualidade são componentes fundamentais para as indústrias de vários segmentos. Elas fazem a conversão da eletricidade em energia térmica, dissipando o calor. Por isso, são muito importantes, pois viabilizam o controle das voltagens que passam pelos circuitos elétricos e impactam significativamente as cadeias produtivas.

Gostaria de saber como encontrar resistências elétricas industriais da melhor forma? Neste post, vamos explicar como fazer isso e apontar a importância da resistência elétrica de qualidade na indústria. Por outro lado, vamos mostrar as especificidades desse componente e falar sobre como é possível diminuir prejuízos com máquinas paradas, escolher o modelo adequado e a melhor marca.

Ficou curioso? Então leia este artigo até o fim e descubra diversos detalhes sobre o tema!

Qual é a importância da resistência elétrica de qualidade na indústria?

Na indústria, é comum o uso de caldeiras e boilers para criar um sistema de aquecimento de vapor e de água, além de outros equipamentos. Esses elementos são muito úteis para a realização de limpezas, a esterilização, a fabricação de alimentos e produtos. Eles são primordiais para o funcionamento adequado de grandes máquinas, visto que transmitem o calor com uniformidade e precisão.

Na falta da resistência, não há aquecimento, e as linhas de produção podem ficar paralisadas. Porém, com o uso dessas peças, os maquinários funcionam de forma eficaz e maximizam os resultados das operações nas fábricas. A vantagem de usar resistências elétricas de qualidade é o funcionamento ideal dos equipamentos e do sistema de aquecimento.

A produção de vapor ou água quente ou fervente para esterilizar materiais e utensílios é de extrema importância em determinadas situações. As resistências são eficientes para abastecer com agilidade os pontos de consumo da fábrica e, também, para reduzir o consumo de energia, se estiverem conectadas a um dispositivo que ativa o sistema somente na hora programada.

Como encontrar uma resistência elétrica de qualidade no mercado?

Como você pode imaginar, as resistências elétricas ajudam no desempenho de diversas máquinas. Previnem contra acidentes, reduzem despesas operacionais e eliminam prejuízos com equipamentos parados. Você vai encontrar inúmeros modelos à sua disposição, mas precisa adquirir aquele que tenha as especificações e dimensões próprias para o seu aparelho. Observe algumas dicas especiais!

Selecione a resistência adequada para as suas máquinas

As resistências são utilizadas para a realização de diversas atividades na área industrial. Algumas são peças-chave em estufas, aquecedores, fornos etc. O material usado para a confecção dos componentes varia de acordo com o grau de temperatura ao qual eles serão expostos. Podem ser de ferro, alumínio, latão, entre outros.

O aquecimento ocorre por imersão, condução ou convecção, conforme os processos industriais. Os mais variados tipos de resistências podem ser encomendados, projetados por técnicos especialistas que criam amostras, especificações, desenhos próprios para cada ocasião. As matérias-primas precisam ter um padrão elevado de qualidade para garantir a qualidade e o rendimento térmico. O processo de criação exige máxima atenção para obter confiabilidade.

Opte por um modelo adequado

A resistência tubular é utilizada para o aquecimento de soluções, gases e líquidos. Ela pode ser microtubular, helicoidal, fundida, sobre borda ou de imersão e confeccionada com titânio, cobre, teflon ou aço inox. Já a resistência cartucho gera calor para máquinas de corte e empacotamento ou soldas, sendo que pode ser de baixa ou alta carga.

Existe, também, a resistência coleira, que tem forma de círculo para máquinas, tubulações, extrusoras de plásticos e equipamentos injetores. A resistência espiral, por sua vez, tem forma de caracol, sendo aplicada em fornos industriais. Portanto, é importante verificar a necessidade da indústria para fazer a aquisição do modelo certo e adequado à temperatura almejada.

Conte com marca de qualidade

A marca da resistência elétrica é muito relevante na hora de fazer a escolha. As características, a durabilidade e a precisão podem variar de acordo com o fabricante. As peças devem passar por avaliações detalhadas e ser produzidas com materiais apropriados para a sua função. Os itens ainda precisam ser testados após a sua produção.

Escolha um bom fornecedor

Procure comprar as resistências elétricas de uma empresa especialista na fabricação desses componentes e que tenha anos de credibilidade no mercado nacional. Bons fornecedores oferecem projetos e materiais e atendem o país inteiro, dando garantia dos seus produtos. E mais: estão sempre tentando se aperfeiçoar e melhorar a qualidade final dos seus produtos, bem como do atendimento ao cliente.

Solicite o catálogo de resistências para analisar os itens disponíveis e questione se há peças-padrão no estoque. Confira, também, se a empresa tem produção sob medida de resistências elétricas, iguais àquelas que são utilizadas na sua indústria. Pergunte, ainda, sobre a possibilidade de receber uma visita para o desenvolvimento de um projeto ou produto para casos específicos.

A experiência é muito importante para esse segmento. Considere o fato de que há fornecedores com longo tempo de atuação nesse mercado e que oferecem atendimento exclusivo. Uma equipe comercial especializada e bem-preparada disponibiliza todas as informações solicitadas, gera soluções e apresenta benefícios aos consumidores que entram em contato.

Verifique se há suporte técnico

Você não pode abrir mão do suporte que inicia com as orientações sobre produtos para garantir que esteja comprando aquilo que necessita. O atendente que oferece componentes de alta qualidade, preço competitivo e mais lucrativo para a sua empresa, analisando os seus anseios, demonstra confiabilidade.

Fale com a equipe de profissionais antes de fazer a aquisição. Dessa maneira, você ficará mais seguro dos resultados que a resistência elétrica produzirá no decorrer do tempo. Não deixe de conferir se há suporte pós-venda, forma de pagamento, tempo de garantia dos itens, possibilidade de devolução ou troca de peças e reembolso de valores.

Entendeu como encontrar resistências elétricas industriais da forma mais eficiente? Caso ainda tenha dúvidas sobre a melhor opção, saiba que a IMC é a melhor solução para o seu caso! Ela vem atuando nesse ramo há mais de 50 anos, como uma empresa sólida e reconhecida em todo o território brasileiro, sempre oferece ótimos produtos e zelando pela excelência no atendimento.

Deseja obter mais informações sobre as resistências elétricas industriais? Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *