Saiba quais são as características da resistência tubular aletada
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Saiba quais são as características da resistência tubular aletada


Saiba quais são as características da resistência tubular aletada

Diversos equipamentos importantes no cotidiano das pessoas contam com as mais variadas resistências para aquecimento de ambientes e produtos. Na atualidade, essas peças são indispensáveis para indústrias, hospitais, instituições de ensino e pesquisa e até para casas e edifícios residenciais. No mercado, existe uma diversidade enorme de resistências sendo ofertadas.


Neste post, vamos explicar o que é resistência tubular aletada e por que ela é utilizada nas secadoras de enxovais hospitalares, cobertores e cobre-leitos. Além disso, vamos apresentar as principais informações sobre esse tipo de resistência, incluindo os seus diferentes modelos, elementos e outras características relevantes.


Quer saber mais sobre resistência tubular aletada? Acompanhe a leitura e fique por dentro!


Entenda o que é resistência tubular aletada


Trata-se de um dos tipos de resistência elétrica mais utilizados no ambiente industrial. Ela é um componente que aquece as superfícies, os equipamentos e as máquinas de vários segmentos e tem uma infinidade de aplicações. Os usuários escolhem essas resistências de acordo com as suas necessidades, o material e a intenção de uso. São úteis para aquecer o ar, os líquidos e sólidos.


Por outro lado, são constituídas de aletas retangulares ou helicoidais, produzidas com óxido de magnésio compactado, fio de níquel cromo e blindadas por meio de tubo de aço inox ou carbono. As fábricas as produzem em diversos modelos, tamanhos e potências, devido à sua relevância e aplicabilidade. As resistências aletadas são encontradas em equipamentos, por exemplo:

  • estufas;

  • cabines de secagem;

  • dutos de ar;

  • cabines de degelo;

  • máquinas panificadoras.


Praticamente todos os processos que exijem ventilação forçada com ar quente contam com a resistência aletada, pois são as aletas que promovem mais potência e maior transferência de calor.


Saiba por que a resistência tubular aletada é usada nos hospitais


A resistência tubular aletada é utilizada nas secadoras de enxovais hospitalares, cobertores e cobre leitos porque são ideais para a secagem rápida dessas peças, as quais são higienizadas diariamente nos hospitais. Todos os dias, essas roupas são recolhidas e levadas para a lavagem com produtos apropriados para a descontaminação. Consequentemente, é necessário secá-las com agilidade para fornecer aos pacientes roupas de cama limpas e secas.


Conheça as principais informações sobre resistência tubular aletada


As peças mais comuns são fabricadas com aço inox e apresentam várias formas e curvaturas. Elas têm aplicações variadas, como o aquecimento do ar para desumidificar os ambientes e secar materiais. Também são responsáveis por aquecer líquidos utilizados nos fluidos compostos por água ou óleo, bem como pelo aquecimento de sólidos por meio de contato ou irradiação. As suas aplicações mais conhecidas são:

  • uso em líquidos de imersão;

  • moldes de plástico;

  • máquinas de rotulagem;

  • equipamentos médicos diversos;

  • aquecimento do manifold nos sistemas de câmara quente;

  • máquinas e equipamentos de embalagem;

  • hot stamping;

  • moldes de injeção.


Normalmente, as resistências aletadas são utilizadas para transferir calor pelo ar em pequenas ou grandes áreas, sendo muito potentes, eficazes e eficientes nas suas funções. Você vai encontrar esses componentes em duas conformidades, que são:

  • resistência aletada em forma de U;

  • resistência aletada helicoidal em forma de W, sanfonada ou reta;

  • resistência aletada retangular ou redonda.


O seu atributo mais destacado é a capacidade de homogeneizar a temperatura, a potência e a flexibilidade. Desse modo, são muito interessantes para aquecer os mais variados equipamentos. Algumas são perfeitas para a imersão, fabricadas com matérias-primas de qualidade, realizam excelente aquecimento, além de serem duráveis e confiáveis.


Já as resistências flexíveis utilizadas na indústria são versáteis, permitem a instalação com dobra em ângulos 2D e 3D ou assumem a forma definida pelo usuário. Elas têm durabilidade prolongada e servem para diversidades variadas. Além do mais, oferecem especificações conforme os requisitos dos processos operacionais de empresas, por exemplo, indústrias de borracha e plástico.


Confira os modelos de resistência tubular aletada


Além das conformidades já mencionadas, as resistências tubulares aletadas são feitas em diversos modelos e elementos diversificados. Veja, a seguir, os principais modelos!


Aletada Retangular Mod. 113


Composta por tubos de aço inox e ferro 1020, contém aletas helicoidais ou retangulares, disponível nas voltagens 127, 220, 380 ou 440 Volts. É útil para aquecer o ar por convecção com transferência rápida de calor e ideal para estufas de secagem, dutos, máquinas de encolhimento de PVC e climatização de ambientes.


Aletada Helicoidal Reta Mod. 114


Fabricada em aço inox e ferro 1020, com diâmetro 8,2, 9,2 11,2mm e 14,0mm e tensões de 127 à 440 Volts, aquece o ar por convecção, transmitindo calor com agilidade para climatizar ambientes e dar funcionamento adequado a estufas, dutos de ar e processos industriais.


Aletada Helicoidal Tipo M Mod. 115


Também é confeccionada em tubos de aço inox e ferro 1020, com aletas helicoidais ou retangulares e disponibilizada nas tensões 127, 220, 380 ou 440 Volts. Apresenta atribuições idênticas à Aletada Retangular Mod. 113, porém com formato e W.


Aletada Helicoidal Redonda Mod.116


Aplicada para o aquecimento de ar por convecção com a ágil transferência de calor para os ambientes, é perfeita para ser instalada em dutos de ar, para estufas e processos das indústrias que precisam de ar quente. Está disponível em tubos de aço inox e ferro 1020, aletas helicoidais ou retangulares e tensões de 127 à 440 Volts.


Tubular Aletada Especial


A resistência aletada especial apresenta voltagens e dimensões conforme as necessidades do cliente ou da empresa. As suas características são iguais à Aletada Helicoidal Redonda Mod. 116, porém com formato em U.


Bainha Aletada


Essa é a resistência aletada IMC, fabricada em aço níquel-cromo, tipo bainha, com alta resistência e introduzida dentro de uma massa refratária que permite uma elevada transmissão de calor. Ela é útil para aquecer o ar por convecção, dutos de ar, processos industriais, secadores, estufas, tempera, tratamento térmico, entre outros.


Bateria de Resistência Aletada


Esse aquecedor IMC foi projetado para aquecer o ar por meio de ventilação forçada em ambientes com gases ou umidade. Apresenta elementos aletados tipo TAU, que são monitorados em caixas de aço ou aço inox. O lado menor da lâmina aquecedora é direcionado para o fluxo de ar, reduzindo a resistência ao calor.


É muito útil para evitar superaquecimentos e a queima, se houver restrição do fluxo do ar. São aquecedores de grande potência, economizam energia elétrica, sendo que o motor ventilador funciona ao lado do circuito aquecedor.


Compreenda a importância da qualidade da resistência tubular aletada


Caso a resistência tubular aletada seja de má qualidade, ela não terá o desempenho completo e pode acontecer perdas nos processos industriais. O sistema pode ser prejudicado, e o equipamento eletrônico acaba sendo destruído, gerando prejuízos, visto que essa peça é um mecanismo de proteção contra a passagem de corrente elétrica indiscriminada.


Enfim, agora você já sabe quais são as características da resistência tubular aletada! Os fabricantes dessas peças devem seguir as normas de segurança e de qualidade para garantir que elas sejam instaladas sem causar riscos aos usuários. Os materiais utilizados devem conter alto nível de qualidade, e a fabricação precisa ser cuidadosa.


79 visualizações2 comentários
bottom of page