Por que calcular o custo de ociosidade na indústria?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Por que calcular o custo de ociosidade na indústria?


Por que calcular o custo de ociosidade na indústria?

Identificar o custo da ociosidade na sua empresa é extremamente importante para evitar prejuízos financeiros. Caso o gestor consiga reduzir a ociosidade, a empresa ganha competitividade e pode superar a concorrência. Os recursos são direcionados de maneira adequada e os líderes conseguem ter uma visão do processo produtivo para realizar as ações corretivas.


Neste post, vamos explicar o que é, como funciona e qual a importância de conhecer e calcular o custo de ociosidade na indústria. Além disso, vamos falar sobre os impactos que ele gera em outros indicadores do negócio, por exemplo: equipe, insumos, fornecedores, produtividade, etc. Aqui, vamos ressaltar os pontos que devem ser considerados na hora de fazer esse cálculo.


Gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!


O que é o custo de ociosidade na indústria?


Custo de ociosidade é um desperdício que não é notado pelos colaboradores, mas prejudica os negócios. Ele acontece quando um trabalhador deixa de produzir por que um equipamento parou de funcionar ou por outro motivo qualquer. É necessário que haja uma harmonia entre o tempo de trabalho e as atividades a serem desenvolvidas para melhorar a eficiência nos processos.


Como funciona o custo de ociosidade na indústria?


O custo de ociosidade pode ser rapidamente encontrado se você utilizar a média do tempo produtivo dos colaboradores. O resultado não será exato, porém o valor será aproximado de acordo com a realidade da sua empresa. Faça o levantamento dos custos fixos e das despesas de funcionamento. Divida o valor obtido dessa soma pelo total de entregas.


Por fim, multiplique esse número pelo percentual de capacidade ociosa. A resposta será o custo de ociosidade relativo aos procedimentos do seu negócio. Outros cálculos mais complexos também podem ser utilizados, conforme a metodologia adotada pelo gestor que é responsável por encontrar e eliminar os gargalos operacionais.


Quais são os impactos da ociosidade em outros indicadores?


A ociosidade impacta outros indicadores utilizados pelos gestores para a criação de estratégias nas empresas. O desperdício invisível acaba sendo oneroso, pois funcionários e equipamentos parados continuam disponíveis gerando gastos com salários e manutenções. Veja a seguir alguns impactos desse custo!


Equipe


O custo da equipe é bastante alto quando está ociosa. A mão de obra precisa ser aplicada para a geração de lucros. Sendo assim, as despesas com a contratação de funcionários e parceiros precisam ser planejadas e avaliadas para não atrapalhar a lucratividade do negócio.


Insumos


O custo de insumos refere-se aos recursos usados na produção que ficam guardados em estoque e podem vencer. Não pode acontecer o desequilíbrio nas rotinas e os itens armazenados ficarem sem utilidade durante muito tempo, seja pela falta de planejamento ou descuido.


Fornecedores


O custo dos fornecedores é aquele que ocorre pelo atraso nas entregas de insumos, que atrapalha a produção, inviabiliza os pagamentos e interfere nas contas da empresa. Se um fornecedor costuma atrasar, substitua-o por outro que seja pontual.


Produtividade


O custo de produtividade está relacionado ao andamento das tarefas na linha de produção. Os funcionários não podem ficar parados ou estarão causando prejuízos para os negócios. Não permita que a falta de demanda cause ociosidade.


Como calcular o custo de ociosidade na indústria?


Vamos a um exemplo prático para encontrar o custo de ociosidade na indústria. Considere uma fábrica que produz 10.000 peças todos os meses, e no último produziu apenas 9.200. A ociosidade foi de 800 unidades e os custos totais da operação foram de R$ 320 mil. Para calcular utilize a seguinte fórmula:

  • custos da ociosidade = ociosidade/capacidade x custos totais fixos/quantidade produzida;

  • custos da ociosidade = 800/10.000 x 320.000/9.200;

  • custos da ociosidade = 0,08 x 34,78;

  • custos da ociosidade = 2,78;

  • custo mensal da ociosidade = 2,78 x 800;

  • custo mensal da ociosidade = R$ 2.224 mil.


Agora você já sabe por que calcular o custo de ociosidade na indústria! Para reduzir esses prejuízos você pode investir em novas tecnologias para automatizar processos da produção, estruturar um plano de manutenção eficiente para evitar paradas não programadas e definir metas alcançáveis para elevar a produtividade.


Deseja receber novidades sobre aprimoramento na gestão de indústrias? Assine a newsletter e receba atualizações em seu e-mail!

787 visualizações2 comentários
bottom of page