Você sabe o que é gestão de recursos materiais?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Você sabe o que é gestão de recursos materiais?


Você sabe o que é gestão de recursos materiais?

A gestão de recursos materiais é um importante veículo de crescimento de uma organização. Isso se deve ao fato de que o dinamismo diário do mercado requer um melhor aproveitamento do investimento empregado em uma operação comercial, bem como industrial. Gerenciar os recursos disponíveis buscando seu melhor rendimento é uma das melhores formas de melhorar o fluxo de caixa de uma companhia.


Este artigo aborda com mais detalhes essa importante questão. Você lerá sobre a definição da gestão de recursos materiais e como ela se diferencia do gerenciamento de pessoas. Logo após, saberá em maiores detalhes de que forma pode atuar com excelência em relação a estoque e quanto aos departamentos financeiro e de compras.


Não espera mais e continue a leitura agora mesmo!


O que é a gestão de recursos materiais?


Em toda empresa, existem dois tipos de recursos: humanos e materiais. Enquanto os primeiros se referem aos aspectos voltados ao capital de pessoas, o segundo é representado pelos meios físicos que são necessários ao pleno funcionamento da organização. Entre eles se incluem insumos, instalações, maquinários e suas peças de reposição, entre outros.


Para que essa gestão possa ocorrer da forma adequada, é necessário que haja uma sintonia muito forte entre os departamentos financeiros e de compras. O setor de finanças dita as regras em relação ao poder econômico da companhia e dá sinal verde ou não para o planejamento de compras. Não se pode fazer compras demais, sob pena de ter um alto obsoleto “dentro de casa”.


Como a gestão de recursos materiais devem ser feita?


A seguir são apresentados três pontos principais que devem fazer parte de um bom trabalho de gestão de recursos. Acompanhe!


Fornecedores


Um dos pontos principais para fazer uma boa gestão de recursos materiais é conhecer bem todos os fornecedores que alimentam a empresa em questão. E não importa se o fornecimento é de recursos já prontos ou se são de matérias-primas. O que interessa é saber da capacidade produtiva de cada um para mensurar seu potencial de entrega, pois assim o planejamento de produção se torna mais assertivo.


Estoque


Altos estoques significam dinheiro parada. Consequentemente, poderá haver prejuízos, pois ao invés do recurso financeiro da empresa ficar “empatado”, poderia estar empregado em outra necessidade da organização. Dessa forma, convém saber qual é a necessidade de manter produtos em estoque e, a partir daí, fazer as compras de modo regulado.


Cronograma de vendas


Alguns não enxergam essa relação, mas é essencial saber como está o atingimento das metas de vendas e suas respectivas realizações. Isso ajuda a balizar a atuação do departamento de compras que pode se planejar de acordo com a necessidade de produção dos novos lotes da organização.


Efetuar uma correta gestão de recursos materiais é essencial para a saúde financeira da empresa. Por meio do bom alinhamento entre o departamento financeiro e de compras, os gestores podem se programar para direcionar os recursos empresariais naquilo que é necessário de fato.


Além disso, esse tipo de sintonia permite administrar melhor também os estoques, tanto de insumos quanto de produtos acabados. Dessa forma o dinheiro em caixa pode ser melhor administrados e a companhia alcança melhores resultados.


Gostou do conteúdo? Então siga o perfil nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!


367 visualizações2 comentários
bottom of page