Descubra como funciona e a importância de uma resistência de degelo
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Descubra como funciona e a importância de uma resistência de degelo


Descubra como funciona e a importância de uma resistência de degelo

As resistências de degelo, como seu próprio nome esclarece, são as resistências utilizadas para promover o descongelamento de ambientes e superfícies, que se tornaram mais populares após a popularização das geladeiras e refrigeradores Frost Free.


Diferentemente de outros tipos de resistência, esse modelo exige uma série de outros aparatos para que o resultado esperado seja obtido com segurança, embora seu funcionamento não apresente muitas diferenças em relação às demais.


Neste artigo falamos sobre as resistências de degelo, sua importância para a eficiência de vários aparelhos domésticos e comerciais e o que levar em consideração ao realizar a manutenção desses sistemas. Continue a leitura para conferir!


Qual a função de uma resistência de degelo?


O gelo formado nas geladeiras e refrigeradores se deve, principalmente, ao contato da umidade do ar com o ambiente refrigerado. Ao abrir a porta da geladeira ou guardar determinados tipos de alimento, o vapor de água suspenso é levado para dentro do aparelho e se solidifica.


Pouco a pouco, o gelo se acumula até formar grandes camadas sólidas em toda a superfície do ambiente, que limitam o espaço e até impedem o fechamento das portas.


Esse problema é ainda maior em sistemas de refrigeração comerciais, como freezers de bares e supermercados, que são abertos constantemente por clientes; e também nas ilhas de refrigeração, que não tem porta e, por isso, o potencial de formação de gelo é ainda maior.


Para lidar com o problema, o mercado oferece produtos com uma série de opções: degelo seco e manual, cycle defrost e frost free. Vamos entender cada um deles a seguir.


Degelo manual


Essa é a solução mais antiga e comum, porém, a sua única vantagem é que os aparelhos que oferecem esse tipo de descongelamento costumam ser mais acessíveis. No entanto, eles demandam um cuidado especial na utilização.


De tempos e tempos, à medida que o gelo se acumula em diferentes regiões do aparelho, é preciso realizar um degelo completo para liberar espaço, evitar a sobrecarga do refrigerador e reduzir o consumo de energia.


Nesse caso, será necessário desligar o aparelho e aguardar o derretimento do gelo para, em seguida, recolher a água acumulada na bandeja e religar o sistema. A maioria dos fabricantes também recomenda secar todas as superfícies do freezer para prolongar o período de degelo.


Degelo seco


As geladeiras com degelo seco, por sua vez, não trazem grandes novidades em relação aos modelos mais simples, mas facilitam muito a vida dos seus usuários, pois assume todo o trabalho de descongelar o aparelho.


Longe do cansativo “molha e enxuga”, nos congeladores com degelo seco é necessário apenas apertar um botão para que o degelo seja feito.


Funciona da seguinte forma: o descompressor do aparelho é desligado para que a água congelada derreta gradualmente e se acumule em um reservatório para ser evaporada. No fim do processo, um termostato “informa” que o degelo foi concluído e o descompressor é religado automaticamente.


Cycle Defrost


Os modelos Cycle Defrost são uma combinação dos dois modelos citados. No caso, o degelo do freezer é manual e o da geladeira é seco.


É uma solução intermediária, mas não muito eficiente, principalmente quando comparamos com os aparelhos Frost Free.


Frost Free


Por fim, as geladeiras e congeladores Frost Free apresentam a refrigeração mais rápida e homogênea entre todas as outras opções disponíveis. Como o gelo não se acumula nesses modelos, a temperatura é mantida sem qualquer interrupção.


O segredo desses aparelhos começa em sua serpentina, que é mais afastada da parede e posicionada em um sistema conhecido como condensador. Isso permite que o ar frio, soprado por um ventilador, entre dentro do ambiente refrigerado e o gelo se acumule apenas em um reservatório na parte de trás do aparelho, bem próximo do compressor.


Uma vez que o compressor é acionado, ele aquece o reservatório que evapora a água e a faz circular por todo o refrigerador com ajuda de ventoinhas, o que desodoriza todo o sistema e, ainda, impede a formação de placas de gelo.


O início de todo o processo, porém, acontece com uma resistência de degelo, como você confere no tópico a seguir.


Como funciona uma resistência de degelo?


O princípio básico de qualquer resistência é gerar calor e promover o aquecimento de um sistema. No caso das resistências de degelo, por sua vez, o objetivo desse processo é liquefazer pequenos cristais de gelo nas geladeiras, refrigeradores e câmaras frias.


Nos sistemas Fros Free, a refrigeração acontece em dois ciclos alternados: um frio, responsável por resfriar e manter a temperatura no interior do aparelho; e um quente, que impede a formação de cristais de gelo nas superfícies.


O ciclo quente começa quando o temporizador dispara uma bomba de calor, proveniente de uma resistência elétrica, que condensa o gelo e conduz a água até o reservatório para ser, posteriormente evaporada, reutilizada e, por fim, evaporada definitivamente.


Já em expositores de bebidas em estabelecimentos comerciais, resistências de degelo interligadas a um sensor de temperatura são acionadas a partir de um timer e derretem toda a camada de gelo acumulada na superfície do evaporador.


O que considerar ao adquirir ou fazer a troca de uma resistência de degelo?


Tanto os sistemas comerciais quanto os eletrodomésticos Frost-Free estão sujeitos a problemas que podem originar desde pequenos vazamentos ao indesejado acúmulo de gelo no interior dos aparelhos.


É necessário verificar os componentes principais do sistema para descobrir a origem da falha que, em geral, costuma estar associado aos seguintes motivos:

  • o ventilador do evaporador está travando ou não desliga;

  • o sensor de temperatura apresenta defeitos;

  • o timer não funciona corretamente;

  • a resistência está em curto-circuito.


Ainda que nenhum “sintoma” seja percebido, é fundamental fazer uma verificação periódica do sistema para antecipar a troca ou reparo de peças — lembre-se de adquirir produtos apenas com fornecedores confiáveis e com experiência no segmento.


Tratando-se de resistências elétricas, A IMC é uma empresa especialista no assunto e oferece uma enorme gama de produtos relacionados, inclusive a resistência de degelo. São mais de 50 anos fornecendo projetos e materiais de resistência elétrica para organizações de todo o país.


Entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções e encontrarmos juntos a melhor opção para o seu bolso e para o seu negócio!

849 visualizações2 comentários
bottom of page