Quais são os principais cuidados em instalações elétricas industriais?
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Quais são os principais cuidados em instalações elétricas industriais?


Quais são os principais cuidados em instalações elétricas industriais?


Um ponto de muita atenção em um ambiente fabril, certamente, devem ser as instalações elétricas industriais. A razão disso é a alta carga que geralmente é requerida pelo conjunto de máquinas. Dessa forma, a corrente elétrica precisa ser bem tratada para que não ocorram eventos como sobrecorrentes e curtos-circuitos. Todos esses acontecimentos podem resultar em sérios acidentes e prejuízos.


Este artigo falará exatamente a respeito desse assunto tão caro para a indústria. Você entenderá que manter uma instalação elétrica de qualidade ajuda no desempenho financeiro, pois menos energia é consumida. Verá também quais são os pontos principais na atividade de construção e manutenção de uma rede elétrica. Não espere mais e avance nesta leitura agora mesmo!


Qual é a importância de uma instalação elétrica segura?


O manuseio incorreto de correntes elétricas pode ser algo muito danoso, principalmente em um ambiente industrial. As máquinas geralmente precisam de muita energia e uma instalação elétrica mal feita pode resultar em acidentes por ocorrência de sobretensões, curtos-circuitos e sobrecarga de energia.


Para evitar que tudo isso possa acontecer, recomendam-se alguns cuidados essenciais com a condução da energia em uma indústria. Isso é possível construindo uma rede elétrica de qualidade, pautada em projetos, bons materiais e uma equipe técnica altamente qualificada.


Quais são os principais cuidados necessários em instalações elétricas industriais?


A cautela necessária com as instalações industriais vai desde sua construção até a manutenção constante ao longo do tempo. Nesse sentido, é preciso contar com projetos e materiais de alto padrão de qualidade, assim como pessoas bem treinadas. Acompanhe a seguir uma melhor descrição dos aspectos apontados.


Projeto


Construir uma instalação elétrica industrial a partir de um projeto bem elaborado é essencial. Somente assim o dimensionamento pode ser feito de modo correto. Devem ser considerados o espaço total do ambiente, o diâmetro dos condutores, os pontos de conexão por tomadas e a iluminação.


Equipe


O pessoal que trabalha nas instalações (tanto na construção quanto na manutenção) precisa ter qualificação para tal. De nada adianta seguir todos os requisitos do projeto se os colaboradores não estiverem aptos a exercerem a função. Vale observar a necessidade de treinamento também em relação aos procedimentos de segurança do trabalho.


Manutenção


As inspeções periódicas são essenciais para um bom procedimento de manutenção. Esse departamento precisa ter em seu planejamento a verificação dos itens de manutenção, como cabos, botoeiras e dispositivos de ligamento de máquinas. Isso é necessário para evitar sobrecargas e acidentes.


Materiais


Instalações elétricas seguras e confiáveis são aquelas que utilizam materiais de qualidade em sua composição. Estes devem ser certificados e atender aos padrões e normas ISO de fabricação, a fim de assegurar uma boa proteção ao ambiente local e aos seus ocupantes.


As instalações elétricas industriais precisam de total atenção. Trata-se de um ambiente fechado, e qualquer descuido pode causar sérios danos. Geralmente, o problema maior proveniente de uma instalação energizada é o incêndio, pois o sobreaquecimento de condutores mal dimensionados pode levar à produção de faíscas. Tudo isso pode ser evitado com investimentos em um ambiente mais seguro e também em qualificação constante do pessoal envolvido na manutenção.


Gostou do conteúdo? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais. Temos perfil no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

75 visualizações2 comentários
bottom of page