Veja como funciona a resistência aletada para secadora de roupas e enxovais de hospitais
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Veja como funciona a resistência aletada para secadora de roupas e enxovais de hospitais


Veja como funciona a resistência aletada para secadora de roupas e enxovais de hospitais

O mercado oferece diversos modelos de ligação de resistência elétrica, como a resistência de quartzo, de imersão, de cartucho e aletada.


Com diferentes formatos, é importante saber o objetivo da aplicação para entender qual modelo de resistência é o mais adequado para garantir o bom funcionamento do seu equipamento.


Quer saber mais sobre esse produto? Leia este post até o final e descubra como usar e quando é preciso cuidar da manutenção desse tipo de equipamento. Boa leitura!


O que é a ligação de resistência elétrica aletada?


Como o próprio nome diz, a resistência aletada é composta por aletas — superfícies utilizadas para dispersão de calor. O processo de aquecimento acontece por meio da transferência térmica, por irradiação ou condução.


Esse tipo de resistência pode ser fixado de várias maneiras e é à prova de umidade. Por isso, é bastante usado em máquinas industriais, estufas e dutos de aquecimento.


Quais são as suas características?


Há vários formatos de resistência aletada, por isso, sua escolha dependerá da aplicação desejada. Geralmente, os modelos retangulares ou em U são usados em estufas. Já as helicoidais são alternativas para fornos, degelo e aquecimento.

A resistência tubular aletada, por sua vez, é muito utilizada em ambientes industriais. Ela aquece superfície de equipamentos e máquinas dos mais variados segmentos, com uma infinidade de aplicações.


Produzidas em diversos modelos, potências e tamanhos, as resistências aletadas podem ser encontradas em:

  • cabines de secagem;

  • estufas;

  • dutos de ar;

  • cabines de degelo;

  • máquinas panificadoras.


Quais são as diferença para os demais tipos de resistência?


Com os mais variados tipos de resistência disponíveis no mercado, é a aplicação e o formato que vão dizer qual a opção mais adequada para a demanda.


Resistências em formato tubular de quartzo, por exemplo, são usadas em sistemas de irradiação infravermelhos. Já os modelos em formato de cartucho servem para um aquecimento uniforme e são muito utilizados na indústria de transformação plástica.


As resistências de imersão, por sua vez, são feitas para serem submersas nas mais diversas soluções, como água, óleos, combustíveis e solventes.


Como ela é usada em secadora de roupas e enxovais de hospitais?


Por promover uma secagem rápida de panos, a resistência tubular aletada é o modelo ideal para ser usado em secadoras de enxovais hospitalares.


Como essas peças precisam ser higienizadas todos os dias, é necessário que elas sequem com agilidade para que os hospitais ofereçam aos pacientes, diariamente, roupas de cama limpas e secas. Assim, as peças são lavadas e colocadas nas secadoras com resistência aletada para secagem mais rápida.


Quando deve ser feita a manutenção?


Como qualquer outro tipo de aparelho ou resistência, é preciso realizar a manutenção preventiva para avaliar a qualidade das conexões elétricas e evitar danos aos equipamentos. Porém, antes de instalar ou substituir a resistência aletada, confira os dados técnicos, a fim de verificar a tensão adequada da rede elétrica.


Como vimos, a ligação de resistência elétrica pode ser usada em secadoras de roupas e enxovais de hospitais para secagem rápida das roupas de cama, oferecendo mais conforto para os pacientes.


A IMC Resistências possui os mais diversos modelos capazes de realizar, de forma eficiente, qualquer processo de transferência de calor.


Quer conhecer os nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!

111 visualizações2 comentários
bottom of page