Manutenção elétrica industrial: qual o passo a passo para realizá-la

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

A manutenção elétrica industrial é um setor imprescindível e responsável por garantir a qualidade e o funcionamento contínuo dos processos de uma organização. Trata-se de uma função relevante, que monitora e garante a segurança na rede elétrica, evitando falhas e acidentes.

Em outras palavras, a manutenção elétrica realiza atividades preventivas e corretivas para manter o funcionamento adequado de toda a estrutura da empresa — um departamento crucial para todo negócio, por isso, deve ser conduzido de uma forma correta e bem planejada.

Se você deseja saber como ter um setor de manutenção eficiente e que atua de forma profissional, nós vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja um passo a passo incrível para realizar a manutenção elétrica industrial e garantir atividades práticas, inteligentes e seguras!

O que é a manutenção elétrica industrial?

A manutenção elétrica industrial consiste em um setor que desenvolve um conjunto de atividades que zelam pelo bom funcionamento da rede elétrica. É um setor técnico e específico, que atua de forma preventiva e corretiva, seja na elétrica predial, seja na dos equipamentos.

Sendo assim, é uma área que desenvolve tarefas de monitoramento, solução de problemas, reparos e implementação de melhorias na rede elétrica. É um dos setores mais importantes da empresa, pois garante o fornecimento de energia e evita riscos que podem causar prejuízos imensuráveis.

Diante disso, a manutenção elétrica industrial funciona de forma simples e bem planejada, realizando inspeções da rede de energia em equipamentos e ambientes. O acompanhamento acontece de forma preventiva, em monitoramento diário, e corretiva, solucionando possíveis problemas.

Portanto, a manutenção elétrica é responsável por todos os setores da indústria, por exemplo:

  • setor produtivo;
  • máquinas e equipamentos;
  • todas as instalações elétricas;
  • áreas de circulação;
  • iluminação;
  • setores administrativos.

Qual é a importância de realizá-la de forma eficiente?

Os problemas na rede elétrica provocam grandes prejuízos para toda a empresa e podem comprometer, inclusive, a satisfação do cliente final. Sendo assim, realizar a manutenção elétrica de forma eficaz e assertiva é substancial e proporciona diversos benefícios, como:

  • evita atrasos nos processos;
  • evita interromper a produção;
  • preserva os equipamentos;
  • reduz as possibilidades de acidentes;
  • elimina riscos para a qualidade dos produtos.

Como fazer a manutenção elétrica industrial?

Assim como outros departamentos da empresa, a manutenção elétrica industrial deve ser conduzida de forma profissional e bem planejada. Sobretudo, para garantir a eficiência, evitar gastos desnecessários e preservar a rede de energia segura, livre de transtornos.

Veja, a seguir, um passo a passo completo para ajudar você a desenvolver uma manutenção elétrica eficaz!

Analise a situação atual

O primeiro passo para ter uma manutenção elétrica eficiente é conhecer toda a rede da empresa, tanto a predial, quanto a dos equipamentos. Portanto, faça um diagnóstico dos sistemas elétricos, tenha tudo em um projeto, e avalie os pontos que estão indo bem e o que pode ser melhorado.

Organize os recursos

Todo setor de uma indústria requer investimentos para funcionar bem — e na manutenção elétrica industrial, não é diferente. É preciso definir um orçamento para manter as atividades, assim como ter disponíveis as ferramentas e os materiais, e implementar as melhorias em tempo hábil.

Conte com uma equipe especializada

A equipe da manutenção elétrica industrial é determinante para a eficiência das atividades, especialmente, por ser um setor extremamente técnico. Sendo assim, invista na capacitação e no treinamento da equipe, para que ela atue alinhada com as expectativas.

Entenda a importância dos ativos elétricos

Para ter tarefas precisas, é indispensável que os gestores entendam a importância dos ativos elétricos, definindo as prioridades. Dessa forma, será possível compreender e classificar o que é mais crítico, resolvendo de maneira definitiva para evitar gargalos e problemas maiores.

Avalie o histórico de falhas

A melhoria contínua é importante para o crescimento de um negócio. Quando se trata da manutenção elétrica, o passo inicial é avaliar o histórico de falhas. Por meio desse processo, é possível identificar com clareza os fatores que merecem atenção e promover soluções definitivas, evitando custos excessivos.

Realize inspeções visuais

As inspeções visuais são importantes para identificar problemas e falhas nos estágios iniciais e promover soluções ágeis. Portanto, oriente a equipe para diariamente circular nos setores e avaliar a rede elétrica, para certificar que tudo está dentro da normalidade.

Faça análises termográficas

O superaquecimento de máquinas e da rede elétrica são os grandes responsáveis por acidentes e prejuízos em uma indústria. Por isso, é essencial fazer análises termográficas e monitorar as redes de perto para evitar acidentes e manter a estrutura intacta, funcionando adequadamente.

Quando a manutenção elétrica deve ser realizada?

Você viu que a manutenção elétrica industrial é um setor que exige atenção e uma gestão eficaz para funcionar da maneira correta. Contudo, outro fator que tem influência direta nas atividades é a organização do cronograma de tarefas diárias da equipe.

É importante que o setor trabalhe com atividades planejadas, especialmente em relação à manutenção preventiva. Assim, é possível garantir o bom funcionamento, evitando possíveis problemas que podem causar a parada da produção, seja total ou parcial.

Nesse contexto, é recomendado que a manutenção elétrica seja realizada em atividades diárias, alternando entre monitoramento preventivo e projeção de melhorias. Com isso, o resultado é um setor que trabalha com proatividade e eficiência, garantindo o bom funcionamento.

Outro ponto relevante é contar com ferramentas e equipamentos de qualidade, pois oferecem maior desempenho e durabilidade. Produtos como resistências elétricas, termostatos, cabos e outros devem ser de boa procedência, para evitar gastos desnecessários e evitar acidentes.

Além disso, também é essencial oferecer para a sua equipe uma linha de ferramentas modernas e de qualidade, para ter tarefas ágeis e práticas. Se desejar ir além, utilizar recursos tecnológicos é uma excelente alternativa para melhorar a performance do seu setor.

Como pode notar neste artigo, a manutenção elétrica industrial é um setor que merece atenção especial, pois influencia em todos os processos da empresa. Portanto, não deixe de planejar as atividades e capacitar sua equipe para atuar de forma alinhada, proativa e eficiente.

Gostou de saber mais sobe a manutenção elétrica industrial? Agora que está bem informado sobre esse importante assunto, curta nossa página no Facebook e veja outros conteúdos relevantes para aperfeiçoar seus conhecimentos!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *