Resistência de cartucho: entenda onde pode ser usada
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Resistência de cartucho: entenda onde pode ser usada


Resistência de cartucho: entenda onde pode ser usada


Por trabalhar com máquinas que atingem temperaturas elevadas e com cargas de alta escala, as indústrias são as principais consumidoras quando o assunto é resistência. Por isso, é fundamental estar atento aos diversos modelos que existem no mercado — como a resistência de cartucho.


A resistência de cartucho tem como principal característica a sua uniformidade de distribuição do calor. Assim como os demais equipamentos dessa linha, a tecnologia foi determinante para a evolução dos resultados e a segurança nos parques industriais.


Neste post, apresentaremos as principais informações sobre a resistência de cartucho. Continue a leitura e confira!


O que é resistência de cartucho?


Simplificadamente, a resistência de cartucho é a mais popular no ramo industrial, por ser versátil e por apresentar uma grande eficiência nos seus resultados.


Toda empresa deseja aproveitar ao máximo o rendimento de seus equipamentos, não é mesmo? Isso se torna possível com a resistência de cartucho, uma vez que ela permite um aquecimento uniforme.


Outro ponto importante sobre esse item é quanto ao seu design: por ser um produto de forma arredondada, em formato de bastão, ele tem contato direto com toda a área aplicada. Isso proporciona o aquecimento direto da máquina, aumentando o rendimento por atingir uma maior temperatura.


Entre as suas características, devemos destacar a sua alta funcionalidade, podendo ser utilizada em projetos tradicionais de energia ou em sistemas mais complexos. Enquanto as resistências mais comuns chegam a picos de temperaturas entre 400ºC e 600ºC, a resistência de cartucho proporciona picos de até 700ºC.


Quais são os tipos de resistência de cartucho?


A durabilidade é um fator importante quando falamos em resistência. Por ser projetada e desenvolvida com materiais que suportam o calor e o atrito, esse produto é também conhecido por ter uma longa vida útil.


Ela é fabricada em dois modelos: baixa e alta carga. Saiba mais sobre cada um, a segui!


Baixa carga


São resistências fabricadas para densidades menores. Por serem compostas por materiais mais simples, elas suportam temperaturas menores, chegando ao seu limite com temperaturas de 300ºC a 400ºC.


Alta carga


Essa resistência é fabricada especificamente para suportar temperaturas extremas, chegando a 700º e oferecendo uma alta performance na condução de calor. Além disso, ela é projetada para resistir a altas vibrações e choques mecânicos.


Isso tudo faz com que a sua vida útil seja maior do que a das demais resistências existentes no mercado, além de proporcionar um custo acessível às empresas.


Onde a resistência de cartucho é utilizada?


Como as resistências são utilizadas em vários segmentos industriais, é fundamental contar com uma empresa especializada no assunto. Ela oferecerá as principais indicações sobre qual material utilizar em cada equipamento, considerando as características de cada produto.


Com isso em mente, veja as principais aplicações de cada modelo de resistência de cartucho:

  • alta carga: aplicada principalmente em moldes de injeções plásticas, máquinas de cortes e solda, moldes e estampas, e máquinas para calçados;

  • baixa carga: aplicada em cilindros giratórios, painéis de comando e extrusoras.


Como vimos, a resistência de cartucho é vastamente utilizada nas indústrias por suprir diversas demandas de forma eficiente, podendo ser utilizada conforme a necessidade de cada cliente. Para obter esses resultados, é fundamental contar com produtos de alta qualidade. Na IMC, você encontra os melhores itens do ramo.


Agora que você sabe o que é uma resistência de cartucho, aproveite para entender como funciona a resistência para banho maria!

99 visualizações2 comentários
bottom of page