Resistência para tanque de refrigerante: entenda sua função!
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Resistência para tanque de refrigerante: entenda sua função!


Resistência para tanque de refrigerante: entenda sua função!

O tanque de refrigerante, usado na fabricação dessa bebida tão consumida em todo o planeta, é construído em aço inox. Ele desempenha uma série de funções nesse processo, desde a produção do xarope básico à adição do líquido refrigerante.


A indústria mundial da bebida remonta ao início do século XX. No Brasil, as primeiras produções se beneficiaram de uma fruta típica do país, o guaraná, sabor que se manteve ao longo dos anos como um dos preferidos do consumidor brasileiro.


Atualmente, embora o mercado tenha dado espaço para novos tipos de bebida, os refrigerantes continuam sendo muito consumidos, mantendo fábricas ativas em todo o país.


Neste artigo, apresentamos as etapas de fabricação da bebida, os componentes essenciais desse processo e a importância da manutenção adequada dos equipamentos. Confira!


Como a indústria define os refrigerantes?


Antes de falarmos sobre os tanques de refrigerantes e os demais componentes da fabricação da bebida, precisamos entender o que, de fato, é um refrigerante. Isso vai ajudar a esclarecer a importância de cada etapa do processo.


O mercado brasileiro abriga uma série de produtos considerados refrigerantes, mas ele é definido pela ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas) a partir de três características. São elas:

  • presença de gás carbônico: dióxido de carbono (CO2) deve ser adicionado à bebida em sua composição básica;

  • presença de açúcares: a textura e o sabor conferido à bebida precisam ser gerados por meio de açúcares (naturais ou artificiais);

  • ausência de álcool: sejam elas fermentadas ou destiladas, devem ser classificadas por esse atributo.


Essas três características diferenciam o refrigerante das bebidas alcoólicas e também dos energéticos, que são isotônicos, ainda que suas composições sejam muito semelhantes.


Como é realizada a fabricação de refrigerantes?


A fabricação de refrigerantes depende de uma série de linhas de produção, desde o preparo e higienização dos recipientes à etiquetagem e inspeção. Neste artigo, porém, vamos nos focar na produção da bebida. Embora ela seja disponibilizada em diversos sabores, apresenta sempre os mesmos princípios de fabricação. Confira-os, a seguir.


Ingredientes essenciais do refrigerante


A produção da bebida começa com os seus ingredientes básicos, que são distribuidos em três tanques de aço inox. O primeiro contém uma solução de água com açúcar (ou adoçante, no caso dos refrigerantes zero).


No segundo tanque, encontra-se o xarope, um líquido denso produzido com suco de frutas ou fórmulas artificiais, além de conservantes e sais minerais. É o xarope, portanto, que define o sabor da bebida.


O último tanque armazena dióxido de carbono a uma temperatura de 5ºC, que é adicionado ao líquido em duas fases. Falaremos sobre elas nos próximos tópicos.


Preparo do xarope


A produção do xarope começa com o dissolvimento do açúcar em água quente. Esse processo também tem o propósito de esterilizar o líquido, ou seja, livrá-lo de microrganismos e substâncias prejudiciais à saúde.


O aquecimento do tanque usado para esse propósito é feito por meio de serpentinas com água quente circulante ou resistências elétricas de imersão.


Ao longo do processo, também são adicionados acidulantes e aromas, que também contribuem para o sabor da bebida. Terminado o xarope, resta apenas a água gaseificada para que o refrigerante fique pronto.


O preparo da água gaseificada


O dióxido de carbono é dissolvido em água e, por meio de um processo químico chamado de carbonatação, se transforma em ácido carbônico (H2CO3). Esse é o produto adicionado ao xarope na fabricação.


É interessante observar que, por ser um ácido, essa substância apresenta um sabor azedo, que altera o sabor do xarope. Esse é dos “segredos” por trás do sabor característico da bebida.


Injeção final de gás


Muitas pessoas comentam sobre a diferença de sabor entre o refrigerante industrializado e o vendido em máquinas de fast food. A resposta se deve a dois fatores.


O primeiro é a água utilizada. Nas máquinas, o xarope é misturado com água gaseificada natural na hora. Já nas fábricas, a criação do ácido carbônico a partir da água comum é mais viável, pois a disponibilidade de água gaseificada não é suficiente para atender à grande demanda da produção.


O segundo fator é a dosagem extra de gás carbônico que é adicionada nas garrafas e latas para aumentar a pressão interna e conservar o líquido. É esse gás adicional o responsável pelo famoso barulhinho escapando ao abrir o produto, e que nas máquinas que servem a bebida em copos não existe.


Inspeção e despacho


Por meio de uma tubulação, o refrigerante pronto segue para uma máquina que usa válvulas especiais para despejar o líquido nas garrafas ou latas com a pressão e a quantidade exatas. As tampinhas ou lacres são inseridos logo em seguida e o produto segue para a última inspeção para, enfim, ser liberado para o mercado.


Qual a importância da manutenção correta dos equipamentos?


Garantir o funcionamento adequado dos equipamentos é vital para a saúde de qualquer indústria. O uso contínuo de máquinas, ferramentas, tanques e componentes elétricos exige acompanhamento e manutenções periódicas para que a produtividade da empresa seja mantida, bem como a qualidade da produção e a segurança dos colaboradores.


Esses cuidados são ainda mais relevantes na fabricação de alimentos e bebidas, tendo em vista que os produtos serão ingeridos pelos consumidores. Qualquer falha na produção pode expor essas pessoas a riscos de saúde.


Dessa forma, é preciso contar com profissionais capacitados para providenciar inspeções, ajustes e melhorias de maneira ágil. Também, contar com fornecedores confiáveis na compra de insumos e itens de reposição.


Tratando-se de resistências elétricas, a IMC se destaca no mercado como uma das empresas mais tradicionais desse mercado. São mais de 50 anos de atuação e sua qualidade é atestada pelas mais altas certificações do setor. Além disso, apresenta um vasto leque de produtos (em estoque ou sob encomenda), agilidade na entrega e preços acessíveis.


Se você necessita de resistências elétricas para tanque de refrigerante ou para outros equipamentos, saiba que a IMC tem o produto certo para sua empresa. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe especializada!

35 visualizações2 comentários
bottom of page