Você sabe o que é o termostato analógico?

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

Termostatos são úteis para medir e controlar temperaturas nas indústrias de todos os ramos. Eles estão ganhando cada vez mais espaço com o avanço da tecnologia industrial e os dispositivos inovadores. As funções básicas do aparelho são a medição e o controle térmico, mas há diversos recursos que o tornam uma excelente ferramenta.

Neste artigo vamos descrever o que é, como funciona e para que serve o termostato analógico. Além disso, vamos fornecer informações sobre esse aparelho com explicações quando ele deve ser utilizado e quais são as suas vantagens para uma empresa. Continue a leitura e descubra ainda os principais tipos de termostatos, as suas diferenças e aplicações.

Achou interessante? Então leia este post e tire todas as suas dúvidas!

O que é e para que serve o termostato analógico?

O termostato analógico é um aparelho eletrônico que ajuda a medir e a controlar o grau de temperatura de sistemas para que ele se mantenha constante, apesar da variação no ambiente. Com esse dispositivo é possível manter um local, produto ou equipamento em condições ideais para o trabalho.

Por isso, ele pode ser utilizado para várias aplicações. Por exemplo, as vacinas e os alimentos que exigem certas temperaturas para que não percam as suas propriedades e sofram deterioração. Outro local que necessita de controle térmico são os centros de processamento de dados.

Os termostatos disponíveis no mercado contam com mecanismos de programação da temperatura de calefação e dos horários de ligar e desligar. Com isso, o usuário adapta o aparelho de acordo com as suas necessidades e consegue aprimorar o consumo de energia elétrica para reduzir despesas e suportar condições climáticas adversas.

Como funciona o termostato analógico?

Os dispositivos permitem a visualização e a definição da temperatura ideal. Podem ser ligados a sistemas e a circuitos para monitorar o aquecimento. No momento em que o grau ficar abaixo do mínimo ajustado, as resistências de aquecimento são ativadas com o fechamento do contato que torna a se abrir quando o calor adequado é atingido.

O circuito mede a resistência e a converte em temperatura. Eles também têm um sensor que é conhecido como sonda, cuja resistência elétrica varia conforme o modelo. Porém, o controle da temperatura ocorre pela comutação, ou seja, desligamento e acionamento dos relés.

Já o relé se trata de um interruptor ligado ao dispositivo de refrigeração ou aquecimento. O sensor identifica a temperatura, o software faz o cálculo de como as condições térmicas podem ser estabilizadas em determinado valor e aciona ou desliga o relé.

Quando o termostato analógico pode ser utilizado?

Os aparelhos analógicos são indicados para controlar uma ampla gama de equipamentos de resfriamento usados em processos industriais, ventiladores com filtros e outros. Úteis para a sinalização e advertência de que as temperaturas estão fora dos limites pré-definidos e ajustáveis entre 0º e 60º Celsius. A instalação deve ser acima do recinto e distante das fontes de frio e de calor.

Quais são as vantagens do termostato analógico?

Entre as principais vantagens do termostato analógico está a sua capacidade de apontar a temperatura exata e de regular a temperatura com facilidade. Eles não drenam a energia quando não estão sendo utilizados e por isso são eficientes e reduzem o consumo de energia. A manutenção deles é simples e a vida útil é prolongada.

Quais são os principais tipos de termostato?

Essas ferramentas fazem parte do dia a dia dos cidadãos já faz algum tempo. Portanto, há vários tipos de termostatos com diferentes aplicações e funcionalidades. Os principais modelos são digitais, analógicos, ou pneumáticos. Veja a seguir as principais características relacionadas a cada tipo aqui mencionado!

Analógicos

Os termostatos analógicos detectam a temperatura por meio de variação da pressão do gás ou de chapas bimetálicas. O sensor bimetálico confeccionado com duas chapas de materiais distintos, as quais são fundidas e apresentação dilatação com coeficiente diferente. Quando elas se aquecem têm a tendência de fazer uma curvatura.

Um contato elétrico é disposto na ponta do conjunto para que a corrente continue passando enquanto a temperatura estiver correta. Se houver variação, as chapas curvam-se atuando sobre o contato e desligando o circuito. Sendo assim, o termostato mecânico funciona com base na dilatação de gases. O sensor consegue medir a pressão dessa substância e aponta a temperatura.

Digitais

Os termostatos digitais controla a temperatura por meio do sensor que interfere na resistência elétrica. O circuito eletrônico faz o cálculo de variação e a conversão em temperatura. Esses dispositivos têm um microcontrolador interno e são inteligentes, contendo inúmeros funções adicionais que inexistem nos mecânicos.

Pneumáticos

Os termostatos pneumáticos funcionam com um tubo cheio de ar que auxilia no controle da temperatura de sistemas refrigeradores ou de aquecimento. Os dispositivos reagem às alterações de calor por meio da verificação do nível da pressão do ar nos tubos. Um mostrador digital ou mecânico precisa ser girado para o ajuste dos intervalos.

Quais são as melhores dicas para comprar o termostato analógico?

A escolha do termostato analógico é uma excelente opção, visto que ele é um investimento financeiro. O dinheiro investido será recuperado com a economia na fatura de eletricidade todos os meses. Observe abaixo algumas dicas para escolher o melhor dispositivo!

Busque por recomendações

Faça pesquisas na sua região, estado e país e monte uma lista com as alternativas disponíveis. Coloque todos os dados em uma planilha de forma organizada e consulte a Internet. Depois de fazer essa busca, fale com fornecedores, parceiros e com outras pessoas experientes e peça recomendações. Anote todas as informações.

Avalie a qualidade e a funcionalidade

Você pode solicitar amostras dos produtos para os possíveis fornecedores para fazer uma avaliação mais aprofundada das funcionalidades e das qualidades. Não se esqueça de observar todas as funcionalidades do termostato para ver se ele suprirá as suas expectativas. Verifique ainda quais são as escolhas da concorrência e selecione aquele que tiver a qualidade desejada.

Atente-se as dimensões e voltagens

Confira todas as características do aparelho, as dimensões e as voltagens para evitar transtornos após a compra. Dê uma olhada no manual descritivo para saber sobre as funções, as configurações e as causas de falhas de operação. Todos esses detalhes são relevantes para a aquisição.

Considere a eficiência no atendimento do fornecedor

Avalie o comprometimento do fornecedor do produto com quem vai fazer a parceria. Um parceiro ideal deve ter capacidade para atender as demandas da empresa sempre que for preciso. Além das entregas em dia, as condições de pagamento, as boas políticas de trocas e as garantias precisam ser consideradas.

Enfim, agora você sabe o que é o termostato analógico! A IMC tem expertise nesse segmento, pois está no mercado há mais de 50 anos oferecendo atendimento personalizado e dispositivos de excelente qualidade. Os projetos e materiais ofertados pela empresa são fornecidos no Brasil inteiro!

Deseja obter mais informações sobre termostatos ou assuntos relacionados? Fale com a nossa equipe agora mesmo!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *