Como funciona um termostato?
top of page
  • Facebook IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • Instagram IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • LinkedIn IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone dividimos em atĂ© 12 vezes pagamento nos cartĂ”es

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Como funciona um termostato?


Como funciona um termostato?

Um termostato é um componente elétrico necessårio para o funcionamento de equipamentos como chocadeiras ou geladeiras. A sua função é controlar a temperatura de um processo de forma automåtica, detectar variaçÔes e realizar correçÔes para que ela se mantenha em determinado valor. Esses dispositivos são importantes em sistemas de aquecimento e de refrigeração.


Cada tipo de termostato para fornos tem as suas prĂłprias caracterĂ­sticas e modo de funcionamento. Neste artigo, vamos explicar como funciona esse dispositivo, as aplicaçÔes que ele pode ter e as observaçÔes mais importantes sobre o assunto. Aqui, vocĂȘ vai conhecer os principais modelos desses componentes e aprender detalhes sobre eles.


Gostaria de saber como funcionam os termostatos para fornos? Acompanhe a leitura deste artigo!


O que Ă© e como funciona um termostato?


Um termostato Ă© um componente que fica ligado a um circuito. Se o resfriamento de uma mĂĄquina estiver abaixo do limite, o dispositivo fecha o contato e faz a ativação das resistĂȘncias para ajustar a temperatura. Por outro lado, se o calor exceder o limite mĂĄximo predeterminado, a refrigeração serĂĄ ativada pelo fechamento do contato.


Automação de processos


Esse dispositivo, geralmente, é utilizado na automação de processos para identificar as variaçÔes de temperaturas em certos ambientes. Ele tem a capacidade de corrigir os valores e manter a temperatura em um nível apropriado, de acordo com a configuração feita pelo usuårio. O funcionamento desse componente depende do seu tipo.


O posicionamento do equipamento influencia na medição, identificação e variação de temperatura. O ambiente interfere no sensor do dispositivo e pode afetar o controle dos processos industriais. Por essa razĂŁo, Ă© importante posicionar o termostato na regiĂŁo onde Ă© preciso controlar o calor ou a refrigeração para evitar divergĂȘncias e perdas inesperadas.


Fique atento às especificaçÔes desses dispositivos para entender quais são as condiçÔes de uso ideais e como ocorre o funcionamento correto de um equipamento. O termostato não deve ser submetido à situaçÔes para as quais não foi fabricado, pois ele tem um limite de operação e pode sofrer danos irreversíveis pela falta de cuidado.


Termostato mecĂąnico


Esse foi o primeiro tipo de termostato criado de forma simples para detectar a temperatura por meio da variação da pressão de um gås ou de suas chapas bimetålicas. O dispositivo mecùnico conta com duas chapas de materiais distintos que funcionam como um sensor bimetålico. Cada chapa tem um coeficiente de dilatação diferente e elas se curvam ao serem aquecidas.


Na ponta desse conjunto é colocado um contato elétrico que transmite corrente se o ambiente estiver na temperatura correta. Caso haja uma variação, as chapas se curvam, acionam o contato e desligam o circuito. Se o componente tiver um sensor de gås, ele medirå a pressão dessa substùncia e serå acionado assim que houver um aumento na temperatura.


Esse item é conhecido como termostato bimetålico, que é utilizado conforme as suas condiçÔes de uso dentro do seu sistema respectivo. Ele faz parte dos ferros de passar roupas e suas chapas podem ser de ferro, cobre, latão ou aço que ajudam a conectar ou desconectar o contato para impedir a passagem de corrente de energia elétrica.


Termostato digital


Os termostatos digitais controlam a temperatura com um sensor que avalia o valor ĂŽhmico. Eles variam a sua resistĂȘncia conforme a temperatura que conseguem controlar. Um circuito eletrĂŽnico calcula as variaçÔes e faz as conversĂ”es das temperaturas. O termostato digital possibilita o controle do calor dos produtos, ambientes ou equipamentos.


Esse componente atua baseado no acionamento e no desligamento de relés, que são interruptores eletromecùnicos. Essas peças são ligadas ao dispositivo de refrigeração ou aquecimento. O software do termostato digital faz o cålculo e encontra a melhor maneira para estabilizar a temperatura, ligar ou desligar o relé e evitar problemas decorrentes de altas temperaturas.


Ligação em um circuito


Os termostatos devem ser ligados em um circuito que precisa manter a temperatura sob controle. Se a temperatura do painel cai abaixo do mĂ­nimo, o contato Ă© fechado e as resistĂȘncias de aquecimento ativadas. No caso da ventilação, se a temperatura superar o limite, o contato se fecha e ativa a refrigeração para alcançar a temperatura ideal.


Um termostato conta com um regulador que é o responsåvel por manter os valores das temperaturas dentro de uma faixa. O sistema desse componente é formado por reguladores e sensores que são indispensåveis para a identificação das variaçÔes térmicas em um equipamento. O regulador corrige os desvios da temperatura para manter os níveis aceitåveis.


Quais são as aplicaçÔes do termostato?


Cada termostato tem uma escala de temperatura e aspectos diferenciados para ser usado em um tipo de aparelho específico. Os componentes fazem parte de sistemas, equipamentos e måquinas que atuam com variaçÔes de temperaturas. Veja a seguir alguns exemplos de itens que dependem da aplicação dos termostatos para o seu correto funcionamento:

  • ar-condicionado;

  • estufas;

  • ferros elĂ©tricos;

  • geladeiras;

  • fogareiro elĂ©trico;

  • equipamentos de laboratĂłrio;

  • refrigeradores;

  • aquecedores.


Os termostatos são muito importantes para a realização de diversas aplicaçÔes que dependem do controle da temperatura. Mas é necessårio tomar certos cuidados para que eles operem de forma eficiente em seus sistemas. Por isso é aconselhåvel conhecer bem as características desse componente e utilizå-lo corretamente.


Quais sĂŁo os modelos de termostato para fornos?


HĂĄ diversos modelos de termostato para fornos. Eles contam com escalas de temperaturas diferentes, entre 0/40Âș CĂ©lsius atĂ© 50/300Âș CĂ©lsius. Se os dispositivos forem utilizados em nĂ­veis acima do seu limite, podem ser danificados, bem como causar danos a todo o sistema. Observe abaixo os tipos de termostatos mais comuns:

  • TC300 — termostato capilar escala 50/300Âșc 1m capilar bulbo 4x140mm;

  • TC200 — tcapilar escala 50/200Âșc 1m capilar bulbo 4x140mm;

  • TC120 — termostato capilar escala 20/120Âșc 1m capilar bulbo 6x130mm;

  • TC90 — termostato capilar de escala 0/90°C 1m capilar bulbo 6 x 130 mm;

  • TC60 — termostato capilar de escala 0/60°C 1m capilar bulbo 6 x 130 mm;

  • TC40 — termostato capilar de escala 0/40°C 1m capilar bulbo 6 x 160 mm.


Observe a amperagem do termostato antes de fazer a aquisição e considere que os terminais não podem ser soldados. Não force o botão de controle durante o manuseio do dispositivo e preste atenção para não amassar o sensor ou curvar o capilar. Esses componentes são calibrados sob pressão e podem se tornar inoperantes ao perderem suas propriedades de fåbrica.


Entendeu como funciona um termostato para fornos? Saiba que a IMC fornece diversos tipos de termostatos para equipamentos e Ă© especialista na fabricação de resistĂȘncia de aquecimento para indĂșstrias. Ela tem um catĂĄlogo completo e vende para todo o Brasil hĂĄ mais de 50 anos, inclusive faz projetos especĂ­ficos sempre que sĂŁo solicitados pelos seus clientes.


Quer obter mais informaçÔes sobre os termostatos da IMC? Entre em contato conosco e tire as suas dĂșvidas!

WhatsApp IMC - (31) 98744-9195
bottom of page