Resistência para esquentar água: tudo sobre o ebulidor e como ele funciona
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Resistência para esquentar água: tudo sobre o ebulidor e como ele funciona


Resistência para esquentar água: tudo sobre o ebulidor e como ele funciona


Você conhece o mergulhão? E o rabo quente? Achou esquisitas as perguntas? Esses nada mais são do que nomes alternativos para um ebulidor, também chamado de resistência para esquentar água. O conceito tem tudo a ver com o funcionamento: ebulidor vem de ebulição, que é, segundo a termodinâmica, a transformação endotérmica que acontece quando uma matéria passa do estado líquido para o estado gasoso.


Então, um ebulidor serve para fazer a água virar vapor? De certa forma sim! Porém, você pode desejar menos do que isso. Se a intenção for apenas aumentar a temperatura da água, a eficiência não desaparece. A real função do mergulhão consiste em transformar energia elétrica em energia térmica, por isso ele é muito usado para aquecer a água.


Quer saber tudo sobre o funcionamento da resistência para esquentar água? Continue a leitura do post e veja todas as informações que listamos a respeito do assunto!


Qual é a importância da resistência para esquentar água?


A resistência para esquentar água aquece esse líquido até a temperatura desejada. Geralmente as peças ofertadas no mercado de ebulidores são blindadas, fazendo com que o equipamento não tenha corrosão e assegurando boas condições durante um longo período. Trata-se de um diferencial de fato interessante.


Outro ponto valioso: a resistência não interfere na qualidade da água, do café, do leite, do chá, do mate ou de qualquer outro líquido. Esse aspecto cumpre um papel muito importante, pois ninguém se interessa por um produto que altera o gosto dos alimentos.


Todas as empresas precisam garantir as condições ideais de trabalho a seus colaboradores. Portanto, o ebulidor pode ser usado nas cozinhas empresariais. Esse dispositivo é uma ótima opção para servir alimentos de boa qualidade, pois preserva a saúde dos funcionários e proporciona refeições agradáveis.


Como funciona um ebulidor?


Um ebulidor é formado por uma alça isolante, utilizada para o manuseio do equipamento, seguida de uma extremidade de metal reta e finalizada em formato de espiral. Esse equipamento exige imersão na água em que a temperatura precisa subir, e só depois pode ser conectado a uma fonte de energia.


Você deve estar se questionando sobre a capacidade do equipamento para alterar a temperatura da água. A resposta é simples: ele trabalha segundo o efeito joule, que diz que a corrente elétrica, ao atravessar um condutor, gera colisões entre elétrons e os átomos do material condutor. Essa agitação provoca aumento de temperatura, criando calor.


O processo faz com que a água, ou outras substâncias de uso empresarial, sejam aquecidas rapidamente, transformando o utensílio em uma excelente opção. Caso fique ligado antes de encostar a resistência na água, ele pode estragar, oferecendo o risco de prejuízos como a queima do item, o que resultaria na sua inutilidade.


Quais são as vantagens que ele oferece?


A resistência para aquecer água entrega muitas vantagens aos empresários que decidem utilizá-la. Veja abaixo quais são os benefícios adquiridos com o uso do ebulidor!


Mais rapidez


Um dos principais pontos positivos do ebulidor está relacionado à rapidez. Dependendo do potencial escolhido e do volume empregado, esses equipamentos têm resposta de aquecimento mais ágil do que um fogão a gás.

Isso é um grande diferencial para aqueles que estão em seus trabalhos e desejam apenas tomar um café ou chá enquanto realizam tarefas diárias.


Mais economia


Se o volume de água que precisa ser trabalhado for consideravelmente pequeno, evita-se gastos com a construção de sistemas de aquecimento.

Sem contar que seu uso diminui bastante as despesas com gás, gerando uma grande diferença no orçamento mensal da empresa.


Mais praticidade


O aparelho é portátil, razão pela qual confere muita praticidade a todos os que precisam utilizá-lo.


Devido ao tamanho, ele figura como alternativa ideal para transporte de um setor a outro. O ebulidor pode ser usado em todos os locais de uma empresa.


Que cuidados tomar na utilização?


Por ser um equipamento de fácil uso, muitos funcionários podem se esquecer de tomar os cuidados necessários para a operação correta do item.


Como qualquer equipamento, o manuseio de um ebulidor também requer cuidados. Veja abaixo a lista de sugestões que separamos para você:

  • nunca acione o mergulhão antes de estar imerso no líquido, nem o retire do fluido antes de desconectá-lo da rede elétrica;

  • realize a operação em local seguro, longe de materiais inflamáveis e itens que possam ser deteriorados pelo calor;

  • garanta que o volume de líquido seja coerente com o limite mínimo e máximo informado pelo equipamento;

  • use recipientes de vidro, louça ou alumínio para concluir a operação;

  • apoie o recipiente onde a água se encontra, em local firme e seguro;

  • mantenha a parte metálica do ebulidor verticalmente na água. A altura do líquido deve estar acima da indicação exposta no mergulhão;

  • redobre a sua atenção à voltagem do equipamento. Verifique se é compatível com a rede elétrica onde será realizado o aquecimento da substância.


Existem vários tipos de mergulhão, e entre eles estão o ebulidor elétrico pequeno, médio e grande, além do elétrico grande especial, que serve para garrafa térmica e mergulhinho. Todas essas resistências para esquentar água necessitam dos mesmos cuidados. Portanto, leia as instruções de uso e as nossas dicas antes de utilizar o ebulidor, evitando estragá-lo.


Como explorado anteriormente, um ebulidor nada mais é do que uma resistência elétrica utilizada para o aquecimento de fluídos. A IMC é uma empresa brasileira especialista na fabricação de resistência para esquentar água voltada ao aquecimento industrial, que já está presente no mercado há mais de 50 anos e oferta produtos para todo o Brasil.


Ela também possui uma linha de ebulidores industriais certificados pelo INMETRO, através da portaria 371. Para o B2B, as vendas acontecem de três formas: a comercialização de produtos padrão, a produção sob medida e o projeto aliado à elaboração sob medida com serviços exclusivos.


Saiba que a IMC tem uma equipe comercial preparada para realizar um ótimo atendimento a seus clientes, disponibilizando itens que de fato atendam as necessidades específicas de cada empresa.


Gostou do post? Agora que você entende melhor o que é um ebulidor ou mergulhão, entre em contato conosco e conheça todas as nossas opções!

2.564 visualizações2 comentários
bottom of page