As tomadas e interruptores industriais são dispositivos destinados a trabalhar em corrente elétrica mais elevada do que aquelas verificadas em uma residência. Por essa razão, têm fabricação regulada por outra norma e precisam de cuidados especiais relativos à utilização. Dessa forma, o tempo de vida útil aumenta e a segurança da rede permanece garantida.
Este artigo explica melhor o tema. Ao ler o texto, você entenderá mais a fundo o conceito em torno desses dispositivos industriais. Logo após, receberá 3 dicas fundamentais para manter em dias seu funcionamento de modo a otimizar o investimento feito na planta fabril.
Siga em frente e aproveite a leitura!
O que são tomadas industriais?
Tomadas e interruptores industriais são dispositivos de um circuito elétrico destinados a serem usados prioritariamente na indústria. Eles são desenvolvidos de modo a suportarem uma carga de corrente elétrica mais elevada, devido às necessidades existentes em uma planta industrial.
Notadamente, também existem tomadas destinadas ao uso residencial, mas há diferenças. Uma delas é o nível de corrente. Enquanto na indústria utiliza-se uma faixa que vai de 16 até 125 Amperes (A), em casas esse valor é de 10 A ou de 20 A. Além disso, as primeiras seguem a norma NBR IEC 60390 e as segundas são fabricadas de acordo com a NBR 14136.
Quais são os 3 principais cuidados a ter com as tomadas e interruptores industriais?
Veja a seguir os 3 cuidados principais para ter com esses dispositivos industriais. Confira.
1. Trabalhar com produtos certificados
Essa é uma recomendação que deve ser tida como lema no trabalho com instalações elétricas industriais e precisa de aplicação desde a montagem da rede. Dessa forma, o mais indicado é sempre optar por tomadas e interruptores de qualidade reconhecida no mercado.
De preferência, aqueles produtos que contam com certificações que atestam seu padrão de fabricação.
2. Não sobrecarregar os dispositivos
Esse tipo de cuidado se reflete não só no funcionamento de tomadas e interruptores, mas também na segurança de toda a instalação elétrica industrial. A sobrecarga pode trazer inúmeros problemas, entre eles o superaquecimento e incêndios.
Dessa forma, nunca se deve plugar em uma tomada mais carga do que ela pode suportar.
3. Fazer inspeções periódicas
Todo componente de uma rede elétrica tem prazo de validade. Além disso, é normal que haja desgastes com o passar do tempo e, com isso, surja a necessidade de substituição.
Para ter conhecimento a respeito da atual situação da rede, é preciso fazer inspeções periódicas para constatar eventuais manutenções. Isso deve ser previsto em um planejamento interno.
Atentar para esses 3 pontos de cuidado em relação à tomadas e interruptores industriais é muito importante para manter seu bom funcionamento e preservar a proteção da rede elétrica industrial. Com o passar do tempo, é normal haver desgaste e essas recomendações ajudam a aumentar a vida útil dos componentes. Colocá-los em prática significa maior rendimento financeiro da planta industrial e aumento da eficiência da operação.
Gostou do conteúdo? Então aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, ajudando a levar informação para quem trabalha na área elétrica industrial!
Comments