Entenda o que Ă© o termostato e como ele funciona
top of page
  • Facebook IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • Instagram IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • LinkedIn IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone dividimos em atĂ© 12 vezes pagamento nos cartĂ”es

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Entenda o que Ă© o termostato e como ele funciona


Entenda o que Ă© o termostato e como ele funciona

Apesar de ser uma palavra conhecida, o entendimento sobre o que é termostato não é algo comum, principalmente com relação aos tipos de equipamentos e para que cada um é utilizado. O senso geral é que esse componente estå ligado com a temperatura, geralmente, associado a aquecedores e geladeiras.


O termostato normalmente Ă© associado aos aquecedores, geladeiras e motor de automĂłveis. Mas a maioria das pessoas nĂŁo sabe dizer o que esse item realmente faz. Na realidade, ele controla o calor de diversos maquinĂĄrios e dispositivos, tais como marmiteiros, aquĂĄrios, chocadeiras, estufas, fornos, equipamentos de laboratĂłrio, ar condicionado, entre outros.


Ficou com dĂșvidas? NĂŁo se preocupe. Desenvolvemos este artigo para apresentar mais informaçÔes sobre o que de fato Ă© um termostato, como esse componente funciona, quais sĂŁo os principais tipos disponĂ­veis no mercado e como devem ser utilizados na prĂĄtica. Aqui, vocĂȘ vai descobrir quais sĂŁo as caracterĂ­sticas desses produtos, para que eles servem e como Ă© o seu funcionamento.


Quer adquirir mais conhecimentos sobre o termostato e os benefĂ­cios que esse item pode trazer? Acompanhe!


O que Ă© termostato?


O termostato é um componente utilizado na automatização dos processos, com a função principal de detectar variaçÔes de temperatura e corrigir essas amplitudes, mantendo a atmosfera dentro de uma faixa aceitåvel previamente programada.


Dessa forma, os termostatos estão presentes em diversos tipos de equipamentos, aparelhos e sistemas que precisam detectar e corrigir variaçÔes de temperatura de forma automåtica e eficaz. Sobretudo, são formados por dois componentes principais, que são os sensores e os reguladores.


Os sensores tĂȘm o objetivo de indicar a variação tĂ©rmica sofrida pelo sistema, enquanto que os reguladores controlam essa oscilação e corrigem os desvios de temperatura, mantendo o ambiente dentro de um intervalo desejado.


Como os termostatos funcionam?


Os termostatos são planejados para o controle automåtico da temperatura gerada durante alguns processos. O instrumento detecta as variaçÔes de calor e faz correçÔes para que ele permaneça ajustado em um nível considerado ideal para aquele equipamento. Ele faz parte de sistemas de aquecimento e de refrigeração, razão pela qual são essenciais em nosso dia a dia. Veja alguns detalhes!


FunçÔes


Como apresentado, a função do termostato é controlar a temperatura para que ela atenda a certos limites pré-estabelecidos. O elemento responsåvel por essa manutenção é o regulador, que coordena o funcionamento de ferros elétricos, refrigeradores e muitos outros equipamentos.


Os termostatos reguladores ajustam a temperatura quente ou fria e acionam um circuito quando é necessårio, pois é uma espécie de chave que liga e desliga o dispositivo. Jå o termostato sensor monitora em tempo real o grau da temperatura e envia esse dado para um regulador, que por sua vez, emite o comando de desligar ou ligar o equipamento.


Ainda com relação ao elemento sensor, esse componente combina as variaçÔes de temperatura com as alteraçÔes de pressão, acionando os mecanismos corretores. A constituição de um recipiente de metal, cheio de líquido ou gås e ligado por um tubo fino a um bulbo é um exemplo desse dispositivo.


Assim, as variaçÔes de temperatura aturadas pelo fluido no recipiente principal são comunicadas ao bulbo a partir do tubo de ligação. Como o volume é fixo, a alteração nas faixas de controle provoca uma mudança na pressão, transmitindo para o elemento central.


Quando as duas funçÔes sĂŁo aplicadas em conjunto, permitem que equipamentos funcionem com precisĂŁo, eficiĂȘncia e segurança. Com esses componentes em ação, nĂŁo Ă© necessĂĄrio que alguĂ©m leia a temperatura e faça a regulagem, visto que a variação terĂĄ um limite predeterminado, o qual jamais serĂĄ ultrapassado devido Ă  função desempenhada pelo termostato.


Dessa forma, essa variação provoca uma alteração no volume do recipiente, aumentando ou diminuindo a temperatura como forma de compensação dessas amplitudes diferentes.


CaracterĂ­sticas


Os termostatos são componentes simples e as suas características dependem do tipo de dispositivo: mecùnico, digital, bimetålico etc. Conforme a tecnologia avança, são acrescentadas novas funçÔes que aprimoram o funcionamento deles. Alguns são compostos por chapas de metal fundidas de latão, ferro, aço ou cobre e outros funcionam pela pressão de gases.


Cada tipo de material tem um coeficiente de dilatação distinto para curvar essas chapas e impedir a passagem da corrente. Jå os componentes mais modernos contam com softwares que calculam a menor maneira para manter a temperatura eståvel e ligam ou desligam um interruptor eletromecùnico.


Sistema


O sistema de alguns termostatos serve para a correção da temperatura por meio de mecanismos corretores. Outros dispositivos tĂȘm sistemas air control, que oferecem respostas Ă s alteraçÔes na pressĂŁo no tubo de controle e ativam o resfriamento ou aquecimento caso seja preciso.


O termostato Ă© ligado a um circuito e se o resfriamento estiver abaixo do limite, ele fecha o contato e ativa as resistĂȘncias atĂ© que a temperatura seja novamente ajustada. PorĂ©m, se o controle se der pela ventilação, quando o calor excede o mĂĄximo preestabelecido, o contato serĂĄ fechado e a refrigeração ativada.


Quais sĂŁo os principais tipos de termostato?


Existem diferentes tipos de termostatos que são utilizados em diversos equipamentos, de acordo com os limites de temperatura de trabalho e as condiçÔes de uso do componente dentro do sistema de aquecimento ou resfriamento.


Separamos, a seguir, os principais tipos de termostato que são encontrados no mercado, de acordo com suas funçÔes características e com o local onde devem ser utilizados. Confira!


Termostato mecĂąnico


Esse Ă© o termostato que funciona a partir de sensores nĂŁo eletrĂŽnicos. Os exemplos mais clĂĄssicos desse tipo de componente sĂŁo os que utilizam o princĂ­pio de pressĂŁo dos gases e os bimetĂĄlicos.


BimetĂĄlico


Esse termostato faz uso de duas chapas fundidas, compostas por metais diferentes. Cada uma é formada por um material com um coeficiente de dilatação distinto, ou seja, uma capacidade de expansão diferenciada de acordo com o aquecimento empregado.


Geralmente os metais usados nesse sistema são cobre, ferro, aço ou latão, dependendo da função a ser desenvolvida. Por serem formadas por materiais diferentes, cada chapa expande ou comprime de forma distinta, fazendo com que uma fique menor do que a outra e, consequentemente, o conjunto se curve para o lado menor.


Posteriormente, coloca-se um contato elétrico na ponta do conjunto, mantendo a passagem de corrente quando atingida a temperatura correta. Caso haja variação no sistema, as chapas se curvam e desencostam do contato, impedindo o fluxo de elétrons.


Sensor de temperatura a gĂĄs


Esse tipo de termostato faz uso do princípio da dilatação dos gases. Um gås ideal sofre expansão quando aquecido, mas, em local confinado, hå a manutenção do seu volume e aumento da pressão. Assim, o sensor de temperatura a gås mede a pressão interna do sistema e consegue determinar a atmosfera correspondente de acordo com a unidade registrada.


Termostato digital


Por fim, os termostatos digitais tĂȘm diversas variaçÔes de acordo com a regiĂŁo. Esses componentes utilizam sensores eletrĂŽnicos, como os termopares e termistores.


Os termistores sĂŁo itens que, de acordo com a temperatura em que estĂŁo, variam a sua resistĂȘncia elĂ©trica. Nessa situação, quanto maior for a atividade dentro do sistema, menor serĂĄ a resistĂȘncia registrada.


Assim, a partir do registro do termistor, Ă© possĂ­vel determinar a temperatura em que o ambiente se encontra. JĂĄ os termopares sĂŁo equipamentos que utilizam um conjunto de dois filamentos metĂĄlicos de materiais diferentes, unidos pela extremidade um do outro.


Dessa forma, os termopares registram a mudança do potencial elétrico de suas pontas a partir da variação da temperatura, possibilitando a medição. Sobretudo, são compostos de materiais variados, sendo que cada termostato é mais ou menos indicado de acordo com a função que estarå exercendo e a amplitude de oscilação.


Como utilizar adequadamente esses componentes?


Os termostatos sĂŁo componentes que facilitam o controle de temperatura a partir de diversas aplicaçÔes. No entanto, existem alguns cuidados que devem ser observados para que o sistema de refrigeração ou aquecimento opere com o mĂĄximo de eficiĂȘncia possĂ­vel.


Nessa perspectiva, listamos a seguir algumas das principais consideraçÔes que devem ser observadas durante o manejo e uso desses equipamentos.


Conheça o produto


Dominar as características do termostato é essencial para o uso adequado desse componente. Por isso, ler os manuais descritivos é uma forma simples de evitar transtornos e saber quais são as funçÔes do equipamento e como configurå-las, sem causar falhas de operação.


Posicione adequadamente o sensor


O sensor Ă© um elemento do termostato jĂĄ discutido, que identifica a temperatura do ambiente e a envia ao componente. Por isso, dependendo do local onde o equipamento Ă© posicionado, pode haver divergĂȘncias durante o registro dessa medida, afetando o controle das caracterĂ­sticas.


Assim, o posicionamento dos sensores em regiĂ”es prĂłximas a ventiladores ou resistĂȘncias elĂ©tricas, por exemplo, interfere diretamente na leitura e afeta o bom funcionamento do termostato. O mais indicado nessas situaçÔes Ă© contar com um profissional especializado para realizar a correta disposição do componente, a fim de obter menores gastos de energia e mais eficiĂȘncia.


Siga as recomendaçÔes de uso


As especificaçÔes dos termostatos indicam condiçÔes ideais de uso e funcionamento desses equipamentos. Sendo assim, submeter esses aparelhos a situaçÔes adversas aos seus limites de operação pode causar danos irreparåveis.

Por isso, custos desnecessårios com manutençÔes corretivas podem ser minimizados a partir da observação das circunstùncias ideais de operação. Essas medidas incluem cuidados com uso e limpeza do aparelho e redes elétricas eståveis.


Escolha o equipamento ideal


Existem diversos tipos de modelos de termostatos disponĂ­veis no mercado, sendo muito comum um gestor ficar em dĂșvida no momento da aquisição desse produto. Geralmente essas questĂ”es sĂŁo acompanhadas pelas incertezas quanto Ă  necessidade de escolha de um equipamento mais simples ou mais sofisticado.


Sobretudo, o produto mais indicado é aquele que se adequa perfeitamente à sua aplicação e forma de uso, apresentando uma boa durabilidade e ótimo custo-benefício para a organização. Saber quais são as vantagens de cada modelo e como ele se encaixa na sua linha de produção é uma alternativa ideal para o caso.


Utilize a tecnologia a seu favor


Existem situaçÔes em que o controle de temperatura deve ter o måximo de precisão possível. Em cùmaras de preservação de vacinas, por exemplo, os registros devem ser feitos periodicamente, acompanhando as variaçÔes e garantindo boas condiçÔes para utilização.


Por isso, os termostatos mais sensĂ­veis sĂŁo os mais indicados nesses casos, controlando eficazmente a temperatura e mantendo um sistema de monitoramento constante.


Ter conhecimento sobre o que é termostato pode ser um verdadeiro diferencial para as empresas que utilizam massivamente esse componente. Existem diversas opçÔes disponíveis no mercado, variando suas funcionalidades, materiais usados na fabricação e condiçÔes de operação.


Tenha cuidado com a instalação


Esse cuidado vai evitar problemas no funcionamento do termostato. NĂŁo utilize ferramentas inapropriadas ou muito prĂłximas do tubo capilar, tendo em vista que elas poderĂŁo danificar o dispositivo. NĂŁo dĂȘ pancadas ou choques e nem dobre os terminais elĂ©tricos. Evite quedas e tenha certeza de que a ligação elĂ©trica esteja correta por que a inversĂŁo interfere no funcionamento do item.


Seguir as orientaçÔes de aplicação e contar com profissionais qualificados para a escolha ideal do equipamento sĂŁo caracterĂ­sticas de destaque para as organizaçÔes. No blog da IMC, empresa especializada em equipamentos elĂ©tricos que atua hĂĄ mais de 50 anos no mercado brasileiro, vocĂȘ encontra informaçÔes sobre equipamentos termostato, de acordo com a sua necessidade.


Gostou do nosso artigo sobre o que de fato Ă© um termostato e como esse equipamento funciona na prĂĄtica? EntĂŁo assine a nossa newsletter para ter acesso a outros conteĂșdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

WhatsApp IMC - (31) 98744-9195
bottom of page