7 dicas de como evitar um curto-circuito
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

7 dicas de como evitar um curto-circuito

Atualizado: 16 de mar. de 2023


7 dicas de como evitar um curto-circuito

Instalações elétricas precárias ou má condutas relacionadas à eletricidade podem ser bastante nocivas. Nesse sentido, é importante conhecer dicas de como evitar um curto-circuito, para que danos maiores não sejam ocasionados. Contar com parceiros especializados também é uma ótima forma de adquirir conhecimento.


É exatamente por isso que escrevemos este artigo. Por meio dele, você saberá do que se trata esse evento e, o melhor de tudo, aprenderá técnicas de como evitá-lo. Ao percorrer a leitura, você estará qualificado para usar a energia elétrica de sua casa e seu trabalho da melhor forma possível.


O que está esperando? Continue a leitura agora mesmo!

O que é um curto-circuito?

Imagine uma corrida de Fórmula 1. Durante seu acontecimento, os carros devem percorrer o circuito previamente determinado, que é representado pela pista. E o que ocorre se algum piloto tentar pegar um atalho para fazer um circuito mais curto e, assim, ganhar tempo? Provavelmente, acontecerá um acidente.


Da mesma forma acontece com a corrente elétrica. Ela deve percorrer seu circuito normal, porém, eventualmente, ela pode “pegar um atalho” para fazer um circuito mais curto. Quando isso acontece, temos um curto-circuito, cujas consequências podem ser perigosas.


Um curto-circuito existe, principalmente, pela sobrecarga aplicada a alguns condutores. Isso significa exigir de um fio mais corrente do que ele pode suportar, fazendo com que ele ceda à pressão e entre em curto.


Instalações precárias também são grandes fontes desses acontecimentos, pois fios desencapados podem fornecer o cenário ideal para que a corrente encontre um caminho “mais curto”.


Como o curto-circuito pode aparecer e como identificá-lo?


Quando surge um problema na rede elétrica de nossa casa, é muito comum darmos um jeito, puxando uma extensão ou fazendo adaptações.


Essas soluções até ajudam momentaneamente, mas, com o passar do tempo, podem surgir problemas mais sérios, levando ao curto-circuito. Uma grande sobrecarga na rede elétrica pode levar a consequências graves, como incêndios.

Alguns sinais de curto-circuito são perceptíveis e devem ser observados.


Separamos os principais, a seguir:

  • cheiro de queimado, quando você não consegue identificar de onde está vindo;

  • manchas pretas na tomada, que aparentam queimadura;

  • lâmpadas que queimam mais rápido que a vida útil normal;

  • quedas de energia constantes e aparentemente sem motivos, principalmente quando acontecem somente na sua casa ou em alguns cômodos;

  • desarmamento do disjuntor e queima do fusível devido a sobrecarga elétrica.

Como evitar um curto-circuito?

Seguir recomendações é essencial para evitar acidentes, como o curto-circuito. Pequenos cuidados e mudanças de hábitos podem ajudar a manter a segurança do seu imóvel. Além disso, é fundamental realizar manutenção constante na sua rede elétrica.


A seguir, listamos algumas dicas de como evitar um curto-circuito.

1. Não sobrecarregue as tomadas

É muito importante distribuir bem a carga nas tomadas dentro de um imóvel. Isso já está previamente determinado no projeto, mas é importante ter cuidado, também, na distribuição dessas cargas. Portanto, nunca “pendure” muitos aparelhos elétricos em apenas uma tomada.

2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los

É primordial fazer uma verificação do estado em que se encontram os equipamentos, pois fios desencapados podem causar acidentes. Além disso, é importante checar a correta voltagem entre tomada e aparelho.


3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante as tempestades


Descargas atmosféricas podem ser fontes de problemas para a rede elétrica de uma edificação. Mesmo com o aterramento feito de maneira correta, podem ocorrer acidentes.


Caso o ponto de queda de um raio seja muito próximo, curtos-circuitos são disparados. Portanto, reduza o uso desses equipamentos nos momentos de chuva forte.

4. Faça a revisão das instalações elétricas a cada 5 anos

Instalações também depreciam, afinal de contas, os cabos elétricos não duram para sempre. Tenha isso em mente e contrate um técnico para verificar as condições da fiação, pelo menos, a cada cinco anos. Essa é uma ótima medida preventiva.

5. Realize manutenção no disjuntor

Os disjuntores funcionam como chaves e desarmam quando a corrente elétrica ultrapassa a potência máxima suportada. Desta forma, eles garantem a segurança do imóvel e das pessoas que ali estão. Por isso, é essencial que esses equipamentos estejam sempre em boas condições de uso e com a manutenção em dia.


Existem dois tipos de manutenção de disjuntores: a preventiva e corretiva. A primeira, como o próprio nome diz, atua para evitar possíveis falhas ou danos nos equipamentos. Já a segunda é realizada em casos emergenciais, onde a falha já gerou a interrupção o dispositivo.


A manutenção preventiva em disjuntor é necessária e deve ser feita periodicamente para detectar possíveis problemas, evitando que a situação piore e aumentando a vida útil do dispositivo. Porém, lembre-se de que ambos os tipos de manutenção devem ser realizados por profissionais capacitados.

6. Atente-se às extensões

As extensões são muitos usadas nas residências e nos comércios, mas esse é um produto que merece bastante atenção e cuidado.


Geralmente, as extensões são enroláveis em carreteis e devem apresentar carga máxima (em Watts). Além disso, esses produtos devem ter informações sobre a tensão, expressa em volts, mostrando que podem ser usados com cabo desenrolado e totalmente enrolado.


Esses dados são fundamentais para evitar o aquecimento dos fios, levando ao curto-circuito.

7. Evite fios oxidados ou desencapados

Para evitar curto-circuito, é importante cuidar também da instalação elétrica. Fios oxidados, velhos, em má conservação ou desencapados devem ser substituídos.

Nessa condição, a fiação elétrica representa uma ameaça para os moradores e para o imóvel, pois os fios desencapados podem gerar faíscas e curto-circuito, ocasionando grandes incêndios.

O que fazer em caso de curto-circuito?

É importante ficar atento aos sinais que possam indicar a possibilidade de um curto-circuito. Faça essa análise logo no primeiro momento que perceber algo "anormal" na sua instalação elétrica, para que algo mais grave não aconteça.

Em caso, de desarme de disjuntor, ligue novamente o dispositivo e desconecte da tomada os aparelhos que você desconfia que estão gerando o problema.

Caso o circuito volte a funcionar, pode ser defeito em algum aparelho ou sobrecarga na rede elétrica. Se tiver muitos equipamentos ligados na mesma tomada, por exemplo, tente diminuir essa carga.


Caso não encontre evidências e os problemas persistirem, a recomendação é desligar a chave geral e chamar um eletricista profissional.


Seguir as dicas de como evitar um curto-circuito é essencial para diminuir acidentes. Esse cuidado é necessário porque a gravidade pode ser elevada, considerando o risco de incêndio. Portanto, tome sempre as precauções devidas e, caso precise adquirir resistências elétricas (que transformam energia em calor), conte com um parceiro de qualidade, como a IMC Resistências Elétricas!


Gostou do artigo? então, aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

1.388 visualizações2 comentários
bottom of page