Aprenda como funciona uma ligação de resistência elétrica
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Aprenda como funciona uma ligação de resistência elétrica


Aprenda como funciona uma ligação de resistência elétrica

A ligação de resistência elétrica é um ponto de grande importância na implementação de qualquer projeto que precise fazer a transformação de energia elétrica em calor. Realizá-la da maneira correta significa ter segurança quando todo o sistema estiver em funcionamento. Como a corrente requerida é alta, a instalação deve ser confiável.


Neste artigo vamos mostrar inicialmente a você do que se trata o conceito de resistência elétrica. Ele será a base para entender a importância de uma ligação elétrica feita conforme o projeto descreve. Ao ler o artigo, você também saberá como escolher a resistência ideal para cada aplicação, pois receberá ótimas recomendações. Confira!


O que é uma resistência elétrica?


Para saber o que é uma resistência elétrica, é necessário entender o conceito de corrente elétrica. Sem a existência da corrente, não é possível falar dos processos resistivos e o efeito desejado não pode ser atingido. É necessário que haja um fluxo para que o processo de transformação (conhecido como efeito Joule) seja alcançado.


A razão para entender isso pode ser subentendida por meio da própria nomenclatura: resistência. Ocorre da seguinte maneira, sempre que há passagem de corrente por um condutor, existe o processo de resistência a esse fluxo. Essa resistência pode ocorrer por inúmeros fatores, podendo ser intrínsecos ao processo ou causados de forma deliberada.


A primeira fonte de resistência de um circuito elétrico tem origem nas características do próprio material. Os condutores são fabricados para conduzirem a corrente elétrica, mas possuem uma resistência natural que causa oposição à passagem dessa mesma corrente. Curioso, não é mesmo?


Em segundo lugar, também existe a resistência dos componentes da instalação elétrica. Eles servem para atingir objetivos específicos, mas também fornecem uma resistência natural à passagem do fluxo elétrico.


Se destacam como componentes com resistência natural os capacitores, os quais damos o nome de capacitância para a oposição natural. Inclusive, também temos os indutores que fornecem ao circuito a indutância. Por fim, existem as resistências colocadas no circuito, cuja função é unicamente fornecer oposição à passagem de corrente.


Na indústria, os circuitos elétricos funcionam com corrente alternada em diferentes ligações trifásicas. Desse modo, podemos chamar o conjunto dessas três fontes de resistência por um único nome: impedância. Ela representa o conjunto de todas as resistências naturais de um circuito elétrico que trabalha em corrente alternada.


Por último, existe a resistência presente em um circuito elétrico como forma de equipamento resistivo. Tratam-se dos dispositivos cuja finalidade é fazer a transformação de corrente elétrica em calor.


Isso ocorre devido a necessidade de ter a aplicação de uma alta temperatura em algum processo industrial ou funcionalidade de um produto, como chuveiros elétricos ou uma resistência refletora, por exemplo.


O que é uma ligação de resistência elétrica?


Já conhecemos a função de uma resistência elétrica, que é a geração de calor por meio da transformação de energia elétrica. Para que esse processo possa ser possível, é necessário que haja uma ligação inicial, pois do contrário não existe trabalho a ser feito pela resistência.


Dessa forma, uma ligação de resistência elétrica consiste no acoplamento desse dispositivo junto à rede de energia. Como temos a aplicação comercial e, principalmente, industrial desses elementos, a sua ligação não é um processo trivial como ligar uma tomada de televisão, por exemplo.


De acordo com a aplicabilidade da resistência, é necessário um tipo diferenciado de ligação elétrica. Dependendo da frequência de operação, é possível que dispositivos auxiliares sejam requisitados, como capacitores ou chaves de alta fusão.


Qualquer que seja o intuito, é certo que a ligação deve seguir todos os requisitos do projeto. Como se trata de converter a energia elétrica em calor, geralmente, é necessário uma corrente muito grande, o que gera bastante calor.


Tanto a parte da energia precisa de cuidados — para que não ocorra um curto-circuito, por exemplo — quanto a parte resistiva do circuito merece atenção. Altas temperaturas significam riscos a serem bem controlados.


Quais são os benefícios de utilizar uma resistência de qualidade?


O item mandatório na utilização de aparelhos e, por conseguinte, circuitos resistivos sempre será a segurança. Dessa forma, é imprescindível trabalhar somente com materiais e dispositivos de qualidade.


Apenas os produtos fabricados com a orientação de normas técnicas merecem crédito. A sensibilidade da aplicação é muito grande, e não se deve optar por produtos de baixa qualidade. Em caso de acidente, pode-se ter danos materiais e físicos.


Além disso, produtos de boa qualidade em geral são poupadores no consumo. Isso significa menor gasto com a conta de energia elétrica. Como esse é um item de grande peso, gastar menos energia significa reduzir custos.


Como escolher a resistência ideal para cada situação?


A escolha será bem sucedida se a opção pelo fornecedor for bem feita. Isso decorre da orientação advinda do departamento técnico dessa companhia. O fabricante da resistência deve ter acesso ao projeto antes mesmo que ele seja executado.


A razão para isso é unir as necessidades de aplicação com o conhecimento implícito de quem fabrica o produto. O know how adquirido com anos de experiência será capaz de fazer a melhor indicação pelo produto mais adequado.


Para isso, vale a recomendação de pesquisar por uma empresa fornecedora que tenha tradição na fabricação de resistências elétricas. Procure pesquisar também sobre o processo produtivo exercido na empresa. Essa verificação serve para saber se as normas de fabricação estão sendo seguidas.


Por fim, conheça a qualidade do departamento técnico. Verifique com que frequência essa equipe de funcionários recebe atualização de conhecimento. Isso dará um ótimo norte sobre a qualificação dos profissionais envolvidos, o que significa um melhor suporte ao processo de pós-venda e instalação dos materiais.


A ligação de resistência elétrica é tão importante quanto a própria resistência. Deve ser feita seguindo o projeto e por um profissional legalmente habilitado. Da mesma forma, o equipamento resistivo deve ser adquirido de um fornecedor de qualidade. Na IMC você encontra qualidade no produto e na consultoria para auxiliá-lo no processo de implantação dos materiais. Por isso, conte conosco!


Entendeu a importância desses conceitos? Entre em contato conosco e conheça a qualificação de nosso time de consultoria e suporte!

543 visualizações2 comentários
bottom of page