Logística industrial: o que é e como pode influenciar na produção
top of page
  • Facebook IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • Instagram IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • LinkedIn IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone dividimos em atĂ© 12 vezes pagamento nos cartĂ”es

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Logística industrial: o que é e como pode influenciar na produção


Logística industrial: o que é e como pode influenciar na produção

As mudanças do mercado fizeram com que fosse necessĂĄrio efetuar mudanças nas indĂșstrias e otimizar a cadeia de suprimentos e distribuição. A gestĂŁo de procedimentos de logĂ­stica industrial Ă© essencial para organizar as operaçÔes e otimizar as entregas, coordenar o fluxo de informaçÔes e proporcionar o crescimento da empresa.


Trata-se de uma gestão integrada entre os vårios setores para completar entregas de qualidade em um curto período de tempo, enquanto melhora a relação entre os fornecedores e os clientes.


Quer saber como otimizar esse mĂ©todo? Neste post, vocĂȘ vai entender o conceito de logĂ­stica industrial e como essa tĂ©cnica influencia diretamente na qualidade e quantidade da produção. Acompanhe a leitura para conferir todos os detalhes!


O que Ă© logĂ­stica industrial?


A logística industrial é um procedimento relacionado com a gestão da cadeia de suprimentos e distribuição de uma empresa. Esse método envolve a elaboração de um planejamento detalhado e, claro, sobre a gestão do produto relacionado ao o local e o tempo adequados, bem como a escolha sobre o melhor custo-benefício.


A logística industrial é um setor que envolve a elaboração de vårias açÔes estratégicas que são desenvolvidas levando em consideração alguns fatores que influenciam na atividade de compra, como é o caso da qualidade do serviço, preço, cuidados no processo de embalagem, proteção, confiabilidade e outros.


Qual Ă© a importĂąncia da logĂ­stica industrial?


Com a mudança dos hĂĄbitos do consumidor nos Ășltimos anos e o aumento da quantidade de compras online em e-commerces, as empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade. A intenção Ă© garantir a qualidade do serviço prestado e efetuar as entregas aos clientes no menor tempo possĂ­vel. Para isso, devem ser observados vĂĄrios elementos, como local de entrega, condiçÔes externas, tipo da mercadoria, frota disponĂ­vel e outros.


Essa tendĂȘncia foi acelerada, principalmente, com o advento do isolamento social determinado pelas autoridades como medida de prevenção e diminuição do contĂĄgio de casos do Covid-19. Diante desse fenĂŽmeno, se torna essencial investir em boas prĂĄticas para otimizar o setor de logĂ­stica.


Nesse sentido, a logística industrial ganha um papel estratégico em diversos setores. Quando bem articulada, essa årea tem o potencial de reduzir operaçÔes consideradas como desnecessårias e improdutivas, reduzir o desperdício de materiais e de tempo e controlar o estoque, com o intuito de reduzir os custos.


Quais sĂŁo os benefĂ­cios da logĂ­stica industrial?


A logística industrial viabiliza um serviço de qualidade e proporciona vårias vantagens para as empresas. Conheça, a seguir, os principais benefícios de estruturar adequadamente o setor logístico.


Otimiza o espaço da empresa


A gestão de logística industrial ajuda a planejar e organizar o uso dos espaços disponíveis em galpÔes. Desse modo, o uso dos espaços é feito de modo otimizado, mantendo o estoque mais enxuto, agilizando a busca dos produtos em tarefas rotineiras, sempre levando em consideração a ordem cronológica de entrada e saída de mercadorias do depósito.


Eliminar processos desnecessĂĄrios


O transporte Ă©, na maioria das vezes, uma das fases mais demoradas e trabalhosas de todo o setor logĂ­stico. Nesse sentido, a gestĂŁo de logĂ­stica industrial tem o potencial de criar e planejar as melhores rotas e assim evitar movimentaçÔes inĂșteis, bem como desnecessĂĄrias. Nesse sentido, hĂĄ menos custos no percurso e a equipe consegue otimizar o trabalho.

AlĂ©m disso, a logĂ­stica industrial consegue atribuir uma determinada tarefa para cada colaborador. Nesse sentido, cada um terĂĄ uma responsabilidade especĂ­fica. Esse procedimento organiza as operaçÔes, evita atrasos e tambĂ©m consegue reduzir o nĂșmero de movimentaçÔes internas.


Agilizar as movimentaçÔes


A movimentação de produtos no estoque Ă© um procedimento bastante comum. Afinal, Ă s vezes, se torna necessĂĄrio transferir as mercadorias para outras unidades ou depĂłsitos. Nesse sentido, o remanejamento dos produtos ao longo da cadeia produtiva Ă© devidamente registrado e os itens sĂŁo constantemente monitorados, de modo integrado com outras etapas logĂ­sticas. Como consequĂȘncia, fica mais fĂĄcil identificar os excessos e a ausĂȘncia de novos produtos. Por isso, existe um melhor gerenciamento no abastecimento das linhas de produção.


Mapear e automatizar processos


A logística atua na organização e no mapeamento dos processos. Assim, fica mais fåcil observar o passo a passo de cada procedimento e como eles são executados. Nesse caso, surge a importùncia da automatização desses processos para integrar os diversos departamentos da empresa, com o intuito de apontar falhas e evitar pontos de inconformidade nos processos logísticos.


A implementação de ferramentas automatizadas aumenta a eficiĂȘncia das atividades, diminui as despesas, reduz o tempo para a conclusĂŁo de operaçÔes e traz mais agilidade e sucesso para os processos que sĂŁo desenvolvidos na cadeia de suprimentos.


Facilitar a evolução dos processos


A tecnologia Ă© considerada como uma Ăłtima aliada nesse sentido. É possĂ­vel aplicar recursos, ferramentas e mĂ©todos de planejamento que podem ajudar no desenvolvimento dos procedimentos logĂ­sticos. O uso de sistemas automatizados integra as atividades aos serviços e proporciona mais garantia de que a informação obtida Ă© confiĂĄvel. Inclusive, pode ser utilizada para atuar como suporte e otimizar as atividades internas desenvolvidas.


Nesse cenĂĄrio, devemos mencionar a estreita relação entre o setor logĂ­stico e o conceito de indĂșstria 4.0. Conhecida como a Quarta Revolução Industrial, essa expressĂŁo envolve o uso de tecnologias especĂ­ficas, como Ă© o caso de Cloud Computing, Internet das Coisas e Big Data, ferramentas que sĂŁo destinadas para proporcionar a automação industrial e permitir a troca de dados internos, trazendo mais produtividade para as operaçÔes, identificando pontos fracos e impulsionando melhorias em praticamente todos os setores da empresa.


Como deu para perceber, a logĂ­stica industrial influencia diretamente no processo produtivo que Ă© desenvolvido em empresas, indĂșstrias e demais estabelecimentos. Esse procedimento tem a capacidade de aumentar o controle de qualidade e proporcionar mais efeito para as operaçÔes. AlĂ©m disso, reduz os custos, elimina os gargalos operacionais e entrega um serviço com muito mais eficiĂȘncia. Como consequĂȘncia, ocorre mais satisfação dos clientes e uma melhoria significativa na lucratividade.


Conseguiu entender a importĂąncia da logĂ­stica? Quer aprender mais sobre o papel do setor logĂ­stico no setor industrial? EntĂŁo, assine a newsletter e receba os nossos prĂłximos conteĂșdos diretamente na sua caixa de e-mails!

WhatsApp IMC - (31) 98744-9195
bottom of page