Dicas para garantir o conforto térmico na avicultura
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Dicas para garantir o conforto térmico na avicultura


Dicas para garantir o conforto térmico na avicultura

A criação de aves de corte conta com uma série de pesquisas relacionadas ao manejo, nutrição, instalações, genéticas e conforto ambiental. Os estudos sobre a avicultura são necessários para a compreensão dos fatores, como o conforto térmico, que interfere no crescimento dos frangos. Por meio deles são criadas as boas práticas para o manejo animal.


Neste post, vamos explicar por que a ambiência interfere na criação das aves e fornecer dicas de boas práticas para garantir o conforto térmico na avicultura. Aqui, você vai descobrir por quais motivos é preciso regular a temperatura em uma granja por meio dos equipamentos e das tecnologias existentes no mercado. Além disso, encontrará detalhes sobre os cuidados essenciais.


Gostaria de acessar dicas para garantir o conforto térmico na avicultura? Acompanhe a leitura!


Saiba por que a ambiência interfere na criação das aves


A ambiência influencia no desempenho das aves por que elas se estressam na ausência de conforto térmico e o seu crescimento é afetado. Enquanto a ave se desenvolve, a sua superfície corporal reduz e ela perde a capacidade de dissipar o calor que está no ambiente. Elas são muito sensíveis às variações de temperatura e não toleram amplitude térmica elevada.


As aves necessitam de uma zona de conforto térmico para não realizar trocas com o ambiente e manterem sua temperatura corporal constante. Desse modo a energia produzida pelo seu metabolismo se direciona à formação da carne e não se dissipa para reparar o funcionamento vital. Mas a faixa da temperatura ideal pode variar conforme o estágio de vida da ave.


A temperatura corporal das aves fica por volta de 41°C. Normalmente os pintinhos necessitam de 31 e 33°C, enquanto os frangos adultos precisam de 21 a 23°C para ter conforto térmico. Caso o corpo deles atinja 30 ou 45°C estarão correndo o risco de sofrer uma hipotermia ou hipertermia, respectivamente.


Confira dicas de boas práticas para garantir o conforto térmico


A sensibilidade das aves é muito alta em relação às temperaturas ambientais. Mas os avicultores que conhecem as particularidades comportamentais e fisiológicas dos frangos conseguem superar as dificuldades e realizar uma ótima gestão de seus investimentos. Veja a seguir as sugestões de boas práticas que podem aumentar a produtividade na avicultura!


Uso da IoT para monitoramento das informações


Utilize os sistemas Internet of Things (IoT ou Internet Das Coisas) para monitorar as informações do aviário. Essa é uma ótima maneira para saber o que acontece dentro da granja, já que a tecnologia auxilia o produtor a conferir as condições dos ambientes por meio de aplicações conectadas à Internet. Soluções de IoT permitem que os criadores vejam as aves em tempo real, por exemplo.


Uso de ventiladores adequados


Invista em infraestrutura de qualidade para otimizar a produção da sua granja. Compre coolers, exaustores, aspersores e ventiladores de qualidade para diminuir o desconforto térmico durante o desenvolvimento dos frangos. Existem equipamentos fabricados especificamente para atender a demanda dos aviários de acordo com as instalações.


Existem ventiladores que servem para regular a umidade e a temperatura das granjas. Esses equipamentos são indispensáveis para aumentar a vazão do ar, reduzir os níveis de gases que são liberados durante o desenvolvimento das aves, por exemplo, a amônia. Portanto, são fundamentais para garantir a ambiência apropriada para as aves e os seus tratadores.


Alimentação adequada


Forneça a nutrição adequada para que as aves cresçam saudáveis e no tempo ideal. Fique atento aos dias em que há um aumento do calor no ambiente, pois os frangos reduzem o consumo da ração e isso pode atrapalhar o desempenho. Invista em uma alimentação apropriada para as aves em épocas mais quentes que seja balanceada em níveis energéticos.


Controle da qualidade da água


O crescimento das aves também depende do controle da qualidade da água que é ofertada a elas. Mantenha os bebedouros longe da radiação solar, bem higienizados e ofereça água limpa e fresca. Os frangos necessitam beber uma quantidade adequada para regular a temperatura do corpo e não ter problemas decorrentes de falta de líquidos no organismo.


Melhoradores de desempenho


Ofereça melhoradores de desempenho sempre que as aves estiverem sob estresse térmico. Elas precisam de um bom aporte nutricional e de energia para crescer normalmente em períodos de calor excessivo. O melhorador de desempenho é eficiente, tendo em vista que aumenta a disponibilidade dos nutrientes ingeridos pelos frangos e os livra de bactérias intestinais.


Entenda por que regular a temperatura em uma granja é essencial


O controle da temperatura do aviário é primordial para garantir a constância da produtividade e evitar surpresas desagradáveis. Ele pode ser realizado com o auxílio das soluções tecnológicas. Porém, embora exista tecnologia disponível no mercado, nem todas as áreas rurais captam sinais de rede no Brasil. Observe abaixo as razões para manter o conforto térmico das aves!


Maior produtividade


O sucesso das atividades avícolas depende da capacitação dos criadores e do bem-estar das aves. Regular a temperatura ambiental aumenta o conforto dos frangos e faz com que eles produzam mais carne em menos tempo. Aposte em tecnologias adequadas à sua granja, potencialize o desempenho e consiga os melhores resultados para o seu negócio.


Diminui a perda das aves


Como você pode ver, a temperatura baixa ou alta demais pode causar estresse e levar à perda de diversas aves em um único dia. O Brasil tem uma extensão territorial vasta com variações climáticas distintas conforme a região em que estão situados os aviários. Preocupe-se em manter os frangos confortáveis para evitar prejuízos financeiros à sua granja.


A falta de investimentos em infraestrutura das granjas pode causar perdas financeiras enormes para os produtores. A má gestão do plantel também atrapalha os rendimentos, razão pela qual é preciso estar atento aos fatores climáticos externos e às atividades de gerenciamento dos aviários. As aves precisam de espaço suficiente para se alimentar e descansar.


Problemas no crescimento


O frio também causa dificuldades no estágio inicial de vida das aves, já o calor as prejudica durante a sua fase adulta. Em caso de estresse, há uma retenção de calor e os frangos tentam estabilizar a temperatura corporal. Isso exige um esforço para atenuar o desconforto que atrapalha o crescimento dos animais e prejudica a produção dos aviários.


Essas são as dicas para garantir o conforto térmico na avicultura! Saiba que na IMC você encontrará resistências próprias para criadores de granja. Atuamos há mais de 50 anos no Brasil e somos especialistas na fabricação de resistência voltada para o aquecimento industrial. Vendemos projetos em todo o território nacional.


Quer saber mais sobre a IMC e suas resistências para aviários? Entre em contato conosco agora mesmo!

359 visualizações2 comentários
bottom of page