O que vocĂȘ precisa saber sobre os materiais refratĂĄrios? Confira!
top of page
  • Facebook IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • Instagram IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • LinkedIn IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone dividimos em atĂ© 12 vezes pagamento nos cartĂ”es

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

O que vocĂȘ precisa saber sobre os materiais refratĂĄrios? Confira!


O que vocĂȘ precisa saber sobre os materiais refratĂĄrios? Confira!

InĂșmeras indĂșstrias realizam o processamento de materiais para a criação de produtos Ășteis Ă  sociedade. Alguns processos envolvem temperaturas elevadas, como os tratamentos tĂ©rmicos, fundição, entre outros. Para que esses procedimentos ocorram, os colaboradores precisam usar materiais que suportem o calor extremo.


Neste post, vamos explicar o que Ă© material refratĂĄrio, como ele funciona e em quais situaçÔes Ă© indicado. AlĂ©m disso, vamos apresentar algumas informaçÔes, assim como falar sobre a sua composição e a capacidade de resistĂȘncia frente Ă s exposiçÔes adversas. Descubra, tambĂ©m, as vantagens de utilizar os refratĂĄrios, jĂĄ que suportam altas temperaturas. Veja a seguir!


O que sĂŁo materiais refratĂĄrios?


Materiais refratĂĄrios sĂŁo um grupo de produtos resistentes a altas temperaturas, os quais mantĂȘm a sua composição sem a perda das propriedades de condutividade elĂ©trica, condutividade tĂ©rmica e resistĂȘncia. Eles sĂŁo utilizados na produção de diversos objetos que fazem parte de laboratĂłrios de pesquisa, instituiçÔes de ensino, empresas e residĂȘncias. Entre os materiais refratĂĄrios, podemos encontrar os tijolos e as cerĂąmicas.


Como funcionam os materiais refratĂĄrios?


Esses materiais sĂŁo estĂĄveis, e a sua temperatura de fusĂŁo precisa ser superior a 1.580 ÂșC, de modo que possam ser submetidos ao aquecimento para transformar as substĂąncias sem que ocorram mudanças em suas caracterĂ­sticas fĂ­sicas, quĂ­micas e mecĂąnicas. Eles aguentam choques tĂ©rmicos sem apresentar rachaduras e conseguem manter o calor durante o tempo necessĂĄrio para a produção de objetos.


As indĂșstrias que mais fazem uso desses materiais sĂŁo as petroquĂ­micas, as siderĂșrgicas e as produtoras de cimento, alumĂ­nio e vidro, alĂ©m das que trabalham com fundição. Cada uma delas usa o material compatĂ­vel com as necessidades dos seus processos, sendo que as medidas, as temperaturas e o uso sĂŁo variĂĄveis. Quando esses materiais aquecem, eles nĂŁo se dilatam e geram baixa condução tĂ©rmica.


Quais equipamentos utilizam materiais refratĂĄrios?


Os materiais refratĂĄrios podem ser compostos de argila, cromita ou zircĂŽnia. Podem ser encontrados em diversos equipamentos comuns no dia a dia, tais como estufas, muflas, caldeiras, churrasqueiras e diversos tipos de fornos. Inclusive, os de aquecimento e metalĂșrgicos para a produção de vidro ou materiais nĂŁo ferrosos, como cal, cimento e cerĂąmica.


Uma grande quantidade de equipamentos contam com peças confeccionadas em material refratĂĄrio que resiste Ă  alta temperatura, tais como resistĂȘncias em cerĂąmicas, tubos e placas de modelos variados. Elas sĂŁo utilizadas em consertos ou reposição, portanto, estĂŁo presentes tanto nos ambientes domĂ©sticos quanto nos industriais.


Qual é a composição dos materiais refratårios?


A composição dos materiais refratĂĄrios varia de acordo com o seu grupo. As argilas sĂŁo compostas por aluminossilicatos hidratados, contendo de 50 a 80% de SiO2 (sĂ­lica), 20 a 45% de AI2030 (alumina) e minerais. A cromita tem em sua composição Al2O3, FeO (Ăłxido de ferro), MgO (Ăłxido de magnĂ©sio) e MgCO3 (magnesita). JĂĄ a zircĂŽnia Ă© composta por ZrO2 (Ăłxido de zircĂŽnio), sendo altamente resistente e suportando atĂ© 2.400 ÂșC.


Quais sĂŁo os tipos de materiais refratĂĄrios?


Os materiais refratårios devem ser fisicamente, quimicamente e mecanicamente eståveis para que possam suportar altas temperaturas. Além do mais, para que não trinquem, precisam ser muito resistentes ao choque térmico e de baixa condutividade térmica para manter o calor alojado em determinada região. Veja abaixo alguns exemplos de materiais refratårios!


RefratĂĄrio neutro


Os refratĂĄrios neutros sĂŁo aqueles que nĂŁo reagem com outros materiais, demonstrando-se resistentes aos ataques quĂ­micos de escĂłrias ĂĄcidas. Geralmente contĂȘm Ăłxidos de cromo, carbeto de silĂ­cio, grafĂ­ticos e carbono. Os refratĂĄrios de alta alumina tambĂ©m podem ser incluĂ­dos nessa categoria.


Refratårio de fundição


Os refratĂĄrios de fundição devem ter estabilidade quĂ­mica e fĂ­sica para que eles possam receber materiais que estejam em alta temperatura, sem que a sua aparĂȘncia seja modificada. Tais materiais precisam ter condutividade tĂ©rmica baixa para que a temperatura interna nĂŁo danifique o refratĂĄrio.


Geralmente são vendidos prontos e são pré-moldados, o que facilita a troca do material. Existem vårios materiais que podem ser usados na fabricação dos refratårios, e entre eles estão:

  • as argilas refratĂĄrias, que tĂȘm baixo custo;

  • os que tĂȘm como base a cromita, que geralmente Ă© empregada na fundição de aço;

  • os de zircĂŽnio, que sĂŁo os materiais mais resistentes.


Vale salientar que os refratĂĄrios dessa categoria podem ser definidos como utensĂ­lios que sĂŁo capazes de receber metais lĂ­quidos e outros materiais derretidos, sem perder sua forma e permitindo que o produto fique da maneira desejada.


RefratĂĄrios bĂĄsicos


SĂŁo materiais refratĂĄrios que contĂȘm como componentes principais o Ăłxido de cĂĄlcio e o Ăłxido de magnĂ©sio. Esses materiais sĂŁo de alta resistĂȘncia Ă  escĂłria alcalina e tĂȘm alta refratariedade, ou seja, eles resistem a elevadas temperaturas sem perder a sua caracterĂ­stica de baixa condutividade e sem se deformar. Alguns exemplos desses refratĂĄrios sĂŁo:

  • tijolo de magnĂ©sio e magnĂ©sio cromado;

  • tijolo de dolomita;

  • tijolo de alumĂ­nio e magnĂ©sio;

  • tijolo de forsterite.


Esses materiais são usados principalmente em fornos de fundição de metais não ferrosos, em fornos de cimento e em fornos de fabricação de aço alcalino.


Material refratĂĄrio ĂĄcido


Os refratĂĄrios ĂĄcidos sĂŁo resistentes Ă  erosĂŁo da escĂłria ĂĄcida quando estĂŁo em alta temperatura, mas tĂȘm facilidade em reagir com a escĂłria alcalina. Entre os refratĂĄrios desse grupo estĂŁo os tijolos de argila e os de sĂ­lica. Eles nĂŁo encolhem apĂłs a calcinação repetida, porĂ©m, apresentam baixa resistĂȘncia aos choques tĂ©rmicos. Os tijolos de sĂ­lica sĂŁo usados normalmente em equipamentos tĂ©rmicos como os fornos de fusĂŁo de vidro e de coque.


Material refratĂĄrio nĂŁo moldado


O refratĂĄrio nĂŁo moldado Ă© uma junção do pĂł refratĂĄrio, mistura adicional ou aglutinante. Ele pode ser utilizado diretamente ou com um lĂ­quido apropriado. Um exemplo Ă© o concreto refratĂĄrio, que Ă© um produto muito usado no mercado industrial. A sua caracterĂ­stica principal Ă© a grande resistĂȘncia a altas temperaturas, fazendo com que possa ser utilizado em superfĂ­cies aquecidas sem perder suas propriedades ou deformar.


Quais sĂŁo as principais vantagens de utilizar os refratĂĄrios?


Os benefĂ­cios do uso dos materiais refratĂĄrios surgem pela sua possibilidade de suportar altas temperaturas sem perder as suas propriedades, bem como pelo fato de possuĂ­rem pouca condutividade tĂ©rmica e elĂ©trica. Essas caracterĂ­sticas sĂŁo essenciais para a evolução da humanidade, visto que propiciam o desenvolvimento das indĂșstrias e das tecnologias que hoje em dia estĂŁo revolucionando as relaçÔes de trabalho e pessoais no mundo inteiro.


Agora vocĂȘ jĂĄ sabe o que significa material refratĂĄrio e para que ele Ă© utilizado. Sem ele, o cenĂĄrio Ă  nossa volta seria completamente diferente, tendo em vista que os minerais precisam passar por processos industriais antes de se tornarem Ășteis e servirem Ă  criatividade humana. A maioria dos equipamentos, utensĂ­lios, maquinĂĄrios e objetos que utilizamos em nosso dia a dia simplesmente nĂŁo existiriam sem a utilização desses componentes.


VocĂȘ gostou do nosso conteĂșdo? EntĂŁo deixe agora mesmo seu comentĂĄrio em nosso post para que possamos saber sua opiniĂŁo sobre esse importante assunto!

WhatsApp IMC - (31) 98744-9195
bottom of page