Você sabe o que é um controle de gestão de estoque? Trata-se de uma espécie de diário sobre a movimentação de entrada e de saída dos produtos de uma empresa. Desse documento, podemos retirar informações importantes sobre as vendas e prever as necessidades de compras.
Por ser um dos ativos mais importantes de uma empresa, o gerenciamento do estoque é uma atividade primordial para o sucesso. Por isso, considerá-lo como uma das prioridades da empresa vai fazer toda a diferença para o financeiro e a excelência no trabalho.
Sabendo da importância desse controle, separamos algumas orientações claras que ajudarão a otimizar o seu negócio. Continue a leitura e veja 9 dicas valiosas para aprimorar a gestão de estoque e potencializar os seus resultados!
O conceito de gestão de estoque
A gestão de estoque é um conjunto de atividades de monitoramento, controle, planejamento e análises dos recursos armazenados em um espaço. O objetivo é garantir a proteção dos produtos e a disponibilidade em quantidades estratégicas.
Nesse sentido, uma administração bem-feita pode influenciar positivamente a vida financeira da empresa. Afinal, um controle adequado é essencial para evitar compras em excesso e gastos com itens obsoletos ou com pouco giro, fatores que comprometem os resultados.
Além disso, um gerenciamento eficaz do estoque contribui até para conseguir descontos ao adquirir maiores volumes de produtos com alta saída. Por isso, é uma atividade gerencial extremamente relevante para o crescimento de um negócio.
9 dicas para melhorar a gestão de estoque
O estoque é um dos setores mais importantes de uma empresa. Ele armazena as mercadorias e insumos que serão utilizados e distribuídos pela instituição. Por essa razão, desenvolver uma gestão eficiente é um grande passo para melhorar os resultados.
Em outras palavras, aperfeiçoar o gerenciamento do estoque é um fator que vai contribuir para reduzir perdas e garantir a disponibilidade correta dos produtos. Fator que vai auxiliar a promover o equilíbrio entre o setor de compras e as vendas.
Confira a seguir, 9 estratégias que devem ser colocadas em prática para melhorar o gerenciamento do estoque.
1. Estabeleça um padrão para a organização
Padronize os itens para gerar uma separação eficiente. Isso evita o retrabalho e a ocorrência de falhas, como a duplicidade de registro. Uma separação bem-feita pode prevenir gastos desnecessários, considerando a sua aquisição de relatórios mais precisos.
Um bom processo de separação também depende da padronização por característica de material e pelo seu tamanho. Assim, é possível tratar de forma diferenciada itens que precisam de especialidades no manuseio ou que sejam perecíveis. Além disso, ao realizar uma boa segmentação por tamanho, você alcançará uma melhor utilização do seu espaço.
2. Defina a periodicidade do controle e gestão de estoque
Mesmo que você esteja com um controle totalmente organizado e padronizado, erros podem acontecer. Por isso, é preciso manter um monitoramento contínuo e realizar inventários para controlar com eficiência e com a devida periodicidade.
Confira algumas dicas para evitar que erros aconteçam na gestão:
crie rotinas de inspeções periódicas do estoque;
controle os excessos;
planeje para que as inspeções realizadas sejam aquelas realmente necessárias para o dia a dia da empresa.
Essa ação pode retroalimentar o seu método com as informações de falhas ocorridas no seu controle de fluxo de estoque. Dessa maneira, é possível corrigir e aprimorar os processos utilizados para administrar o armazenamento.
3. Planeje as compras
O que você considera ser mais fácil de controlar: um estoque grande ou um enxuto? É fácil responder a essa pergunta, não é? Para isso, as compras devem ser planejadas de acordo com a necessidade do seu negócio.
A dica é trabalhar com a demanda sempre puxando pela sua linha de produção, ou seja, só compre matéria-prima se ela for realmente indispensável. Ter um estoque enxuto significa menos custos e desperdícios com itens que permanecem muito tempo estocados.
Além disso, menos encomendas de insumos e mercadorias significa que será necessário um espaço físico menor para armazenar os produtos finais e as matérias-primas produzidas, por exemplo.
Nesse sentido, o marketing e o setor de vendas precisam trabalhar de modo integrado com o departamento de controle de estoque. Assim, será possível controlar os pedidos para que sejam feitos em um momento oportuno, mas sem excessos — e o cliente não precisa esperar muito tempo até receber a mercadoria.
Assim como a proximidade de alguns setores da empresa faz com que o produto saia mais rápido do estabelecimento, a curta distância com os fornecedores é fundamental para que a matéria-prima chegue no momento correto para a fabricação do produto e para possibilitar a redução do estoque.
4. Crie um programa para diminuir as perdas e os desperdícios
É comum que ocorram desperdícios de produto dentro dos estoques, o que gera prejuízos para a empresa. Nesse sentido, a implementação de um bom plano de gestão de estoque tem o poder de mitigar esses riscos.
Para isso, é importante verificar o tipo de perda ocorrida durante o fluxo de mercadorias. A partir daí, você tem a capacidade de criar ações de precaução e contingência mais específicas e voltadas para as necessidades do momento. Por exemplo:
acompanhar o volume de entradas e de saídas de produtos;
conhecer características de produtos específicos que tendem a perecer e estragar com facilidade quando mal armazenados;
identificar os períodos de sazonalidades;
criar um protocolo de entrega de mercadorias e recebimento de matérias-primas;
construir mecanismos de sinalização para as mercadorias que se aproximarem da sua data de validade.
5. Trabalhe com bons fornecedores
Escolha os fornecedores com uma boa reputação no mercado e que sejam conhecidos por realizar um serviço de qualidade. Esses parceiros vão influenciar diretamente o desempenho do seu negócio, tanto em condições financeiras quanto em pontualidade.
Por isso, verifique se eles entregam as mercadorias no prazo combinado, se os preços estão de acordo com os valores praticados no mercado e se tudo foi feito conforme consta no contrato. Além disso, se mantêm uma boa comunicação e relacionamento.
6. Utilize a tecnologia a favor do seu negócio
Considere as ferramentas tecnológicas como aliadas para o desenvolvimento do seu negócio. Atualmente, existem excelentes softwares automatizados de gestão disponíveis no mercado, e oferecem as funcionalidades necessárias para garantir um gerenciamento adequado do estoque.
É importante controlar a entrada e a saída de produtos, a data de movimentação, os valores das mercadorias e o local onde os produtos foram armazenados. Além disso, organizar os itens conforme a data de validade ou a qualidade do material para saber se é necessário tomar algum cuidado especial, a fim de evitar o perecimento e as perdas.
7. Acompanhe o giro dos produtos
O giro dos produtos está relacionado com o tempo em que cada item permanece no estoque até a comercialização. Sendo assim, avalie individualmente qual é o giro dos itens estocados para definir a quantidade ideal para o armazenamento.
Nesse contexto, faça uma análise do histórico de venda, inclusive, em datas sazonais, para ter dados consistentes. A partir dessa análise, você terá melhores condições de dimensionar os espaços e garantir a disponibilidade correta para a comercialização.
8. Faça a integração entre os setores
A comunicação entre os departamentos de compras, vendas e estoque deve permanecer sempre alinhada. Afinal, esses setores trabalham em conjunto e dependem um do outro para garantir um bom fluxo de trabalho e atendimento ao cliente.
Sendo assim, defina procedimentos para desenvolver uma atuação integrada e uma comunicação harmoniosa entre os setores. Esse aspecto é o pilar para o sucesso da gestão de estoque e contribui para evitar gargalos que podem afetar a satisfação do cliente.
9. Use as ferramentas certas
As ferramentas de gestão e recursos tecnológicos, como softwares, são indispensáveis para uma gestão eficiente. Trata-se de um apoio importante para otimizar, centralizar e automatizar tarefas e melhorar o desempenho do setor.
Algumas das metodologias interessantes para a gerenciamento são:
software ERP;
Kanban;
Curva ABC;
Método PEPS;
Método UEPS.
A importância da gestão de estoque
A gestão de estoque deve ser considerada como uma operação essencial para garantir a devida organização da empresa. Confira, a seguir, algumas vantagens que demonstram a importância e a necessidade de ter um gerenciamento do estoque no seu negócio:
maior controle do caixa;
redução de desperdícios;
otimização dos processos logísticos;
economias significativas;
melhoria no atendimento ao cliente;
atração e fidelização de consumidores;
melhora da imagem da empresa perante ao mercado.
Os erros que devem ser evitados na gestão de estoque
Embora seja uma atividade importante, alguns erros são comuns na administração do estoque e devem ser evitados para não haver complicações. São falhas que colocam todo o gerenciamento em risco e têm potencial, inclusive, para afetar a competitividade e a relação com o cliente.
Nesse sentido, os erros que você deve evitar são:
não ter atenção contínua com as quantidades;
comprar mais do que é necessário;
ignorar o uso de tecnologias;
não utilizar o tipo de estoque adequado;
não treinar a equipe;
acumular produtos que não saem muito;
não realizar inventários.
A realização eficiente da gestão de estoque é uma das prioridades dentro de um negócio. Esse procedimento, quando bem-feito, possibilita uma maior organização para as operações e aumenta a performance das atividades.
Além disso, é uma estratégia para ganhar mais credibilidade e confiança dos consumidores, fornecedores, investidores e demais parceiros. Portanto, não perca tempo e comece a planejar uma gestão de estoque eficiente para controlar o orçamento da sua empresa. Você notará os resultados em pouco tempo!
O que achou do nosso post? Que tal continuar lendo conteúdos de qualidade para melhorar o desempenho da sua empresa? Assine a nossa newsletter para acompanhar todas as nossas novidades!
Comments