Um dos maiores desafios das indústrias é criar adequadamente uma previsão de demanda. Esse processo é fundamental para a gestão de logística, uma vez que esse planejamento ajuda a otimizar as compras, identificar as faltas de mercadoria ou o excesso no estoque, reduzir os desperdícios, identificar os itens que têm maior rotatividade, entre outras funções. A partir daí, o processo produtivo se torna muito mais eficiente e organizado.
Quer melhorar o desempenho do seu negócio? Neste post, vamos abordar a importância dos métodos de previsão de demanda para a indústria e quais são os mais utilizados. Então, continue a leitura!
O que é a previsão de demanda?
A previsão de demanda é um procedimento que analisa algumas variáveis, como a coleta de dados sobre o padrão de consumo dos clientes e as tendências para o futuro próximo. A partir daí, as informações são analisadas, de modo a obter um panorama sobre a quantidade de vendas de determinados produtos. Trata-se de uma projeção ou estimativa sobre o cenário futuro referente a vendas de produtos e execução de serviços. No entanto, não é uma mera especulação.
Quais são os métodos mais utilizados?
A previsão de demanda envolve uma análise real sobre os indicativos e o histórico da empresa. Com esse relatório em mãos, os gestores podem tomar decisões mais acertadas e planejar as próximas ações, como a definição de preço, novas aquisições, potencial de mercado etc. Assim, fica mais fácil antever a região, o tempo e a quantidade de mercadorias que serão solicitadas pelo cliente.
Por que a previsão de demanda é tão importante?
Com a previsão de demanda, as indústrias têm a capacidade de organização e de se preparar para as novas demandas do mercado. Conheça as maiores vantagens desse procedimento.
Previsão de vendas
A previsão de demanda ajuda a antever vendas, uma vez que realiza projeções de demanda conforme um determinado período (semanal, mensal, trimestral etc). Assim, é possível ter uma noção mais clara e precisa sobre a quantidade de vendas que serão concluídas.
Controle de custos
Ao antever o número de vendas, os gestores conseguem organizar melhor os processos de produção, reduzindo, assim, os custos. Logo, é mais benéfico antecipar um pedido em determinada quantidade de insumo ou matéria-prima e obter descontos generosos, criando um estoque de segurança. Por sua vez, a ausência de previsão de demanda acarreta mais gastos e traz o risco de comprar em excesso.
Planejamento estratégico
A previsão de demanda identifica cenários, o que é um fator importante para que o gestor possa definir as próximas estratégias a serem colocadas em prática. Assim, se uma empresa verifica o aumento de compra de um determinado produto, ela pode atuar para ajustar e aumentar as funcionalidades desse item, de modo a satisfazer o consumidor.
A previsão de demandas é uma metodologia que vem sendo cada vez mais aplicada nas empresas e indústrias. Essa estratégia possibilita a criação de um plano de ação efetivo, de modo que seja possível antever as necessidades e o comportamento dos consumidores, diferenciar-se da concorrência e se destacar perante o mercado.
Quer se antecipar às demandas do mercado? Quer evitar perder tempo e sofrer prejuízos no processo de produção? Saiba o que é e como evitar o refugo na produção!
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