Você sabe quando fazer a reforma elétrica?

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

A reforma elétrica é negligenciada em muitos imóveis, especialmente, dentro das empresas. Muitos têm uma preocupação maior com a parte estética, aplicando reformas apenas quando a pintura está velha ou quando existem defeitos. Isso é natural, afinal, as pessoas só se preocupam com a parte estrutural do seu imóvel quando surge algum problema.

A parte elétrica é ainda mais esquecida. Afinal, ela não costuma gerar tanto incomodo quando começam a gerar problema. Entretanto, quando isso acontece o seu imóvel e, principalmente, colaboradores podem estar em grande risco, além de seus equipamentos e maquinário.

Pensando nisso, mostraremos o momento ideal de fazer a reforma elétrica e como ela pode ser feita. Acompanhe!

O que é a reforma elétrica e como ela funciona?

A reforma elétrica é um serviço que tem por objetivo manter o perfeito funcionamento de todo o sistema elétrico de um estabelecimento comercial ou empresarial. O trabalho visa trocar itens desse complexo aparato que podem estar gerando instabilidades no funcionamento de equipamentos e outros componentes que utilizam eletricidade para funcionar.

Ela também é fundamental para garantir a integridade dos seus colaboradores, tendo em vista que eventuais problemas elétricos podem causar acidentes ou até mesmo incêndios dentro de um estabelecimento comercial. Além disso, a reforma elétrica também tem foco em proteger os seus equipamentos de eventuais curto-circuito ou panes causados pela própria eletricidade ou defeitos na rede.

Esse processo é feito, inicialmente, avaliando todo o sistema elétrico de um imóvel. Essa etapa tem como objetivo identificar cabos com defeito ou outros problemas que estão na iminência de acontecer. Feito isso, o profissional faz um levantamento de todos os itens que serão utilizados na reforma e os serviços que precisam ser executados, bem como as reparações necessárias.

Em seguida, o empresário faz a aquisição desses produtos para que o profissional responsável execute toda a reforma necessária. Esse procedimento pode ser feito de modo a prevenir danos futuros no sistema elétrico, bem como para resolver algum problema já existente dentro da empresa.

Independentemente do motivo que levou o empresário a recorrer a reforma elétrica é importante que ela seja feita sempre dentro dos parâmetros técnicos corretos e utilize produtos de qualidade. Além disso, é essencial contar com profissionais habilitados para lidar com esse tipo de serviço.

Qual é o momento correto de fazer a reforma elétrica?

Agora que você entendeu o que é a reforma elétrica mostraremos como identificar o momento correto de executar esse procedimento. Continue lendo e descubra!

Condições dos fios

Um dos sinais que uma edificação emite de que está na hora de fazer manutenção e reforma elétrica é quando a condição dos fios começam a ficar precária. Falhas no funcionamento de tomadas e interruptores, bem como outras instalações elétricas podem traduzir a necessidade de fazer reparos urgentes nas suas instalações.

Disjuntores desarmados

Disjuntores que desarmam várias vezes ao longo do dia sem motivos específicos também podem ser um sinal de alerta emitido pela edificação. Nesse caso, é preciso identificar se os desarmes que têm uma motivação ou se, efetivamente, acontecem todos os dias e constantemente.

Esse pode ser um sinal claro de que algo não está funcionando corretamente e que precisa ser reparado antes que problemas mais graves aconteçam.

Temperatura aumentada

Locais muito quentes também precisam de uma atenção especial. Dependendo da forma em que as instalações foram executadas é possível que o superaquecimento dos fios, o clima local, bem como a qualidade dos equipamentos façam com o que o revestimento que protege os cabos sejam danificados.

Caso isso aconteça é fundamental que você procure um profissional urgentemente para fazer a manutenção. Portanto, é importante ficar atento a esse detalhe e promover reformas sempre que notar que a temperatura do ambiente está mais quente que o normal.

Como fazer a troca da instalação elétrica?

Entendido os sinais que a sua edificação emite para informar que está chegando a hora de fazer uma reforma elétrica é importante entender como fazer a troca das instalações do imóvel que sua empresa está situada.

Para isso, separamos algumas dicas simples, mas que muitas pessoas esquecem de observar. Veja quais são elas!

Evite emendas

Primeiro, é muito importante que você evite emendas no sistema elétrico da sua edificação. Nem sempre é possível garantir que essas junções foram feitas com a qualidade necessária e que terão uma durabilidade esperada.

Obviamente, existem casos em que as emendas são necessárias. Porém, essas são situações muito específicas e já existem ferramentas e equipamentos específicos para tratar desse tipo de emenda.

Compre materiais de qualidade

Outro ponto que você precisa analisar é o cuidado com os materiais que serão empregados na reforma. Não é raro encontrar pessoas que preferem inserir itens com preços mais em conta e, consequentemente, de baixa qualidade.

Em um primeiro momento essa economia parece interessante, mas no curto ou médio prazo o empresário percebe que fez um péssimo negócio. Equipamentos e produtos de manutenção de baixa qualidade podem colocar em risco a vida de seus colaboradores além de ter um período de validade ou usabilidade restrito.

A economia com o material elétrico se torna ainda mais equivocada se analisarmos o fato de que elas correspondem a um percentual muito pequeno no valor total de uma obra. Em resumo, não cuidar da qualidade dos materiais é a tradução perfeita daquele velho ditado que diz: “o barato sai caro”. Por isso, é fundamental que você conte com fornecedores que comercializam equipamentos elétricos de qualidade.

Conte com profissionais especializados

Por fim, não adianta ter os melhores materiais sem contar com a ajuda de profissionais especializados para manusear esses itens e fazer o serviço de manutenção de forma satisfatória.

Nesse sentido, é fundamental que você analise com cuidado o tipo de profissional que atuará em sua empresa para executar os serviços de manutenção e reparação elétrica. Procure por aqueles que já tem experiência no mercado e busque informações sobre qualidade dos seus serviços com pessoas que já os contrataram.

Agora que você sabe como identificar o momento correto de fazer uma reforma elétrica não perca mais tempo e comece a avaliar se é necessário aplicar essas mudanças no imóvel que a sua empresa está situada. Além disso, é preciso adquirir os materiais em uma loja que fornece materiais de qualidade.

Portanto, acesse o nosso site e solicite um orçamento personalizado para a sua empresa.

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *