O que é resistência coleira, onde é usada e como aplicar?

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

Uma resistência elétrica coleira é uma peça que serve para o aquecimento industrial. Ela gera calor ao resistir à passagem de energia elétrica, pois os elétrons se deslocam com dificuldade com o objetivo de chegar ao condutor. O dispositivo é essencial para as indústrias, já que pode ser aplicado para converter a eletricidade e aquecer os mais variados equipamentos.

Desse modo, a resistência também é vista como uma propriedade de alguns materiais que impossibilitam a transmissão da corrente elétrica. Neste artigo, vamos explicar o que é resistência coleira e para que serve, além de mostrar como é o seu design e onde ela pode ser utilizada. Aqui, você vai descobrir os tipos de dispositivos disponíveis no mercado. 

Deseja entender os diferenciais desse tipo de resistência e onde ela pode ser aplicada? Continue a leitura!

O que é resistência coleira?

Resistência coleira é o dispositivo utilizado para aquecer determinado ambiente e realizar a transferência desse calor para a superfície das máquinas. As peças são úteis na realização de trabalhos a seco, e a sua forma de ligação pode ocorrer por meio de rabicho, orelhinha com parafuso, terminal, plug fixo para tomada, caixa e outros acessórios necessários à indústria.

O dispositivo conta com um ponto de fixação que pode ser uma presilha com fecho rápido, cinta, parafuso e capa. A sua fonte de alimentação normalmente é de 440V, 380V, 220V ou 110V, sendo que a temperatura máxima pode oscilar entre 600 e 650 Graus Célsius. A resistência coleira tem diversas formas, por exemplo:

  • bico simples;
  • bico blindado;
  • mica circular, plana, chata ou L;
  • circular de porcelana.

Outros formatos possíveis são a mica retangular, em disco ou meia lua. As resistências tipo coleira são desenvolvidas com isolamento que pode ser em chapa inox, porcelana ou mica e outros acessórios para fixar e ligar as máquinas. O material utilizado na sua confecção é o fio de níquel cromo 80/20 com isolamento de porcelana.

Para que serve a resistência coleira?

A resistência coleira serve para compor diversos equipamentos aplicados nos processos industriais que exigem o aquecimento de produtos ou substâncias. Elas fazem parte das extrusoras, injetoras, estufas, estampadeiras, moles, sopradores de calor, mesas, placas, ferramentas, reservatórios, dutos, recipientes, sistema de ventilação, tubulação, vulcanização de borracha, tambor, prensas, injeção de plásticos e máquinas industriais em geral.

Quais são os tipos de resistência coleira?

Esse tipo de resistência surgiu no ambiente industrial em função da necessidade de utilizar e dissipar o calor de maneira uniforme. Os dispositivos são ligados a um cilindro de inox e facilitam o derretimento dos plásticos ou a transformação de polímeros. Veja a seguir os diferentes tipos de dispositivos que estão à sua disposição no mercado brasileiro!

Resistência coleira especial

As resistências coleiras especiais são indicadas para o funcionamento de alguns equipamentos e de acordo com instruções dos departamentos técnicos. As suas voltagens e dimensões são planejadas conforme o pedido de cada cliente, tendo em vista que elas possibilitam o aquecimento de recuperadoras, injetoras e extrusoras de plásticos. Elas atendem vários problemas e são muito versáteis.

As encomendas das resistências coleira exigem do usuário a indicação correta do diâmetro do cilindro e da largura máxima possível do dispositivo. Considere a necessidade de folga entre as peças e verifique a existência de furos. Forneça a localização e o diâmetro do buraco com a voltagem da resistência e a potência necessária.

Resistência coleira mod. 146

A resistência coleira modelo 146 da IMC pode ser usada para aquecer cilindros de diversos tipos de máquinas. Com a sua versatilidade, soluciona muitas dificuldades do ramo industrial, apesar de ser fabricada em vários diâmetros e larguras distintas. A sua potência varia entre 127v e 220v, e as suas dimensões são definidas pelos seus usuários.

Esses dispositivos apresentam um grande diferencial, que é a possibilidade de trabalhar sem perdas de calor e em altas temperaturas. As peças têm um design específico planejado para transformar a eletricidade em energia térmica, que será usada com muita rapidez. Dessa maneira, é possível evitar a dissipação e a perda de recursos. 

Resistência coleira mod. 1

A resistência coleira modelo 1 também serve para esquentar cilindros de extrusoras, recuperadoras e injetoras de materiais plásticos. Ela é útil para a execução de processos industriais e é recomendada para várias atividades. Antes de fazer a sua encomenda, confira todos os seus detalhes, como medidas, diâmetros, formatos, voltagem e potência.

A peça será fabricada por uma empresa especializada na área, que procurará garantir a sua satisfação como cliente. Alguns dispositivos são do tipo blindado, oferecem excelente performance e isolam qualquer chance de infiltração de resíduos prejudiciais. Esse modelo tem grande durabilidade e sua qualidade pode ser superior às resistências comuns.

Resistência coleira mod. 148

Uma resistência coleira modelo 148 é um tipo específico que tem a mesma utilidade das demais resistências coleiras. Funciona bem em injetoras, extrusoras e recuperadoras de plásticos. Por ser um dispositivo versátil, atende integralmente as necessidades das indústrias e pode ser encomendada mediante o fornecimento de informações técnicas, tais como potência, voltagem, tamanho etc.

As suas dimensões podem variar, mas a sua função é esquentar o cilindro após ser fixada nele. Esse modelo tem alto desempenho e oferece aquecimento eficaz e rápido para o derretimento de diversos tipos de materiais. Os seus usuários obtêm ótimo custo-benefício em virtude da qualidade e das possibilidades de aplicação desse dispositivo.

Resistência para bainha lisa-mod. 149

Essas resistências são indicadas para aquecer o ar, moldes e estampo por meio do contato com os materiais. Geralmente são confeccionadas com chapas de aço galvanizada ou de aço inoxidável. As peças são introduzidas em massa refratária de cerâmica ou mica, além de serem altamente resistentes, transmitem muito calor. O seu comprimento mínimo é de 150 milímetros.

Entendeu o que é resistência coleira, onde é usada e como aplicar? Saiba que a IMC fabrica resistências de todos os modelos para o aquecimento industrial, elabora peças sob medida e vende projetos em todo o território nacional. A empresa fornece um produto padrão conforme o seu catálogo ou produz um produto novo e entrega aos seus clientes.

Gostaria de conhecer todos os tipos de resistência coleira disponíveis na IMC? Acesse o site e confira os modelos mais vendidos!

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *