Conheça as indicações de resistência elétrica tipo coleira

produtos-imc-resistenciasPowered by Rock Convert

Diversos tipos de resistências são utilizadas nas empresas em busca da rápida obtenção de calor. Elas consistem em componentes de inúmeros equipamentos e exigem fabricação de acordo com um padrão apropriado à sua função. Mas há um modelo que possui uma finalidade específica, e ele recebe o nome de resistência elétrica de coleira.

A resistência elétrica tipo coleira é ideal para as superfícies arredondadas, já que apresenta forma redonda ou circular. Entre as principais características, por exemplo, figura a capacidade de aquecimento contínuo.

Ao longo do post, vamos fornecer as informações mais importantes sobre esse componente, explicando a relevância de entender para que servem e como isso pode ajudar na aquisição de outros produtos. Achou o tema interessante? Então leia o artigo e descubra as especificidades da resistência elétrica tipo coleira!

Saiba o que é resistência elétrica tipo coleira

Resistência elétrica tipo coleira é um dispositivo aplicado nas indústrias que necessitam de uniformidade na dissipação do calor. Trata-se de uma solução capaz de garantir o atingimento de vários níveis de temperatura para realizar trabalhos em superfícies cilíndricas, encontradas em vários equipamentos industriais.

Ela é muito versátil, apresentando desempenho de qualidade e excelente custo-benefício. Seus componentes asseguram o fluxo da corrente de energia elétrica e aquecem flanges, cabeçotes, braços etc.

Existem inúmeros tipos disponíveis no mercado, e cada um possui uma finalidade particular, que varia conforme o equipamento e o material usado na sua fabricação. Entretanto, basta que o dispositivo seja circular para receber a denominação de resistência elétrica tipo coleira.

Entenda para que serve a resistência elétrica tipo coleira

Esse tipo de resistência serve para aquecer por contato as máquinas industriais, prensas, máquina injeção de plásticos, tambores, tubulações, vulcanização de borracha, sistema de ventilação, dutos, recipientes, reservatórios, placas, ferramentas, mesas, estufas, estampos, moldes, sopradores de calor, extrusoras, injetoras, sopradoras, entre outros equipamentos importantes.

As resistências são desenvolvidas também para emprego na panificação, ramo industrial de biomédica, lavanderia, embalagem, gás, mecânica, plástico, vidro, plástico, ar condicionado, galvanoplastia, cozinha, frigoríficos e muito mais.

Elas têm fabricação sob medida e se adequam aos mais diversos maquinários, com cálculo de tamanho e fio para alcançar determinada potência e temperatura ideal.

Confira em quais situações ela é indicada

Conforme você observou, as resistências tipo coleira possuem dissipação calórica e são fixadas no cilindro, que deve aquecer rapidamente.

Portanto, elas cumprem papel essencial e podem ser feitas de materiais diferenciados, como cerâmica, papel mica, tubular com chapas em ferro ou aço inoxidável. Os dispositivos aquecem água, parafina e óleo em tanques ou tambores, e ainda auxiliam na reciclagem.

Canhões

Os canhões para injetoras são peças fundamentais aplicadas na injeção de plástico. As máquinas responsáveis passam por aprimoramentos constantes a partir do uso de tecnologia, otimizando os processos produtivos das empresas.

A resistência elétrica tipo coleira é muito importante para a atuação correta desses equipamentos, que contam com mecanismos para produzir mais com menos custos. Na atualidade, as máquinas estão sendo modernizadas para ganharem velocidade, sem deixar de oferecer excelente retorno e dispensar mão de obra.

Elas qualificam as condições de trabalho dos colaboradores, aumentam a produtividade, realizam operações relevantes e entregam uma grande gama de produtos para a sociedade. No entanto, não funcionam sem uma resistência tipo coleira.

Cabeçotes

Os cabeçotes são componentes das impressoras térmicas que transferem a tinta do ribbon para a etiqueta, possibilitando a impressão de dados relevantes. Esse tipo de impressora tem uma linha com micropontos de aquecimento: as resistências elétricas. A impressão acontece pois a cabeça de impressão, ou cabeçote, aquece e vira uma fonte de calor.

Há diversos modelos de impressoras que utilizam esse sistema e são extremamente ágeis para a produção de etiquetas. Por sua vez, elas desempenham função de valor em estabelecimentos comerciais. Esses aparelhos dependem das resistências elétricas para o aquecimento adequado dos cabeçotes e a confecção dos itens.

Flanges

Normalmente montados em pares, os flanges consistem em elementos que unem dois componentes. Eles promovem a compressão das superfícies para vedar uma conexão tubular. A peça é acoplada para conectar tubulações circulares industriais e atua na condução de fluídos como combustíveis, vapores, gases e óleo.

Quando existe a necessidade de aquecimento desses produtos, a resistência elétrica tipo coleira é um dispositivo essencial. As peças são usadas em diversos setores na automação industrial para processos que necessitam de diferentes temperaturas, razão pela qual passam por testes rigorosos buscando suportar a pressão.

Elas se adaptam à uma multiplicidade de finalidades nas indústrias, de modo que apresentam aspectos distintos e tamanhos igualmente democráticos. Há vários tipos de flanges, com funções peculiares.

Braços

Os braços articulados usados no ramo industrial são equipamentos responsáveis pela execução de movimentos precisos em muitas direções.

Eles têm capacidade de articulação e seguem o eixo vertical e horizontal, sendo caracterizados pelo sistema de movimentação e fixação. Em alguns casos, as resistências tipo coleira aplicadas nos braços fazem parte de maquinários industriais.

Compreenda as especificidades da resistência elétrica tipo coleira

As resistências são fabricadas com materiais diferentes e recebem nomes únicos. A resistência tipo coleira cerâmica é feita em forma de anel com aço inox, mas o elemento condutor ou isolante é a cerâmica. Portanto, ela garante durabilidade e ajuda a economizar energia quando as palhetas refratárias deixam de aquecer, ao identificar que a temperatura foi atingida.

Já a resistência tipo coleira mica tem confecção em papel mica. Quando necessário, faz-se rasgos ou furos para melhorar a fixação, conferindo segurança e simplicidade à peça. Esse componente é compacto e tem cinco milímetros de espessura. Antes de comprá-lo, observe se o fabricante possui referências no mercado e fornece produtos de última geração.

Enfim, essas são as principais indicações de resistência elétrica tipo coleira! A IMC é especializada na fabricação de resistências utilizadas na indústria e está ativa no mercado há mais de 50 anos. Vendemos materiais e projetos relacionados a esses dispositivos para o Brasil inteiro e disponibilizamos um catálogo completo para empresas de todos os segmentos.

Quer conhecer as resistências elétricas tipo coleira fabricadas pela IMC? Acesse o site agora mesmo e confira nossas opções à disposição! 

Gostou do texto?

Faça seu cadastro e receba todas as novidades do blog no seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *