Entenda melhor as diferenças entre circuito em série e paralelo.
top of page
  • Facebook IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • Instagram IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
  • LinkedIn IMC ResistĂȘncias ElĂ©tricas
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone dividimos em atĂ© 12 vezes pagamento nos cartĂ”es

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Entenda melhor as diferenças entre circuito em série e paralelo


Entenda melhor as diferenças entre circuito em série e paralelo

Eletricistas residenciais e industriais precisam atentar-se a pequenos e grandes detalhes, para conseguir fazer a instalação correta de equipamentos que necessitam de energia elétrica para funcionar. Entre as peculiaridades que devem ser analisadas, estão as características e diferenças de um circuito em série e paralelo.


Sabendo quais sĂŁo as individualidades de cada um desses itens, tanto as pessoas que fazem as instalaçÔes, quanto as que vĂŁo utilizar os utensĂ­lios ou mĂĄquinas estarĂŁo mais seguras. AlĂ©m disso, a eficiĂȘncia das ferramentas serĂĄ muito maior se a aplicação for realizada de maneira correta.


Quer saber mais sobre as diferenças do circuito em série e paralelo? Continue a sua leitura!


O que é circuito em série e paralelo?

O circuito em sĂ©rie possui como diferencial a inexistĂȘncia da divisĂŁo de circuito — ou seja, Ă© possĂ­vel manter duas ou atĂ© mais cargas por meio de um caminho singular, com componentes em sequĂȘncia.


PorĂ©m, a tensĂŁo pode se alterar caso a resistĂȘncia das cargas seja desigual, pois a corrente elĂ©trica farĂĄ apenas um trajeto no qual o fluxo de elĂ©trons seja igualado.

O pisca-pisca Ă© um exemplo desse circuito, jĂĄ que um Ășnico caminho alimenta diversas lĂąmpadas que ficam uma ao lado da outra. Deste modo, a corrente elĂ©trica passa por toda a extensĂŁo com um fluxo de elĂ©trons constante.


É por esse motivo que, quando alguma lĂąmpada queima, todas as outras podem parar de funcionar tambĂ©m, tendo em vista que o circuito foi cessado.


Um ponto positivo da ligação em sĂ©rie Ă© a possibilidade em ampliar a resistĂȘncia total do circuito. PorĂ©m, um ponto negativo que podemos citar Ă© a interrupção de todo o circuito caso haja algum ponto com defeito, impossibilitando que o fluxo de elĂ©trons siga por todo o trajeto necessĂĄrio.


JĂĄ o circuito paralelo tem como caracterĂ­stica um ponto de derivação — ou seja, todo o fluxo da corrente Ă© compartilhado de forma equilibrada entre duas ou mais cargas, de acordo com a resistĂȘncia. Nesse caso, a tensĂŁo serĂĄ igual, porĂ©m, a corrente elĂ©trica pode se alterar devido Ă  inconsistĂȘncia da resistĂȘncia.


Muito utilizada em ligaçÔes elĂ©tricas industriais e prediais, o circuito paralelo faz com que a tensĂŁo das cargas seja igual. Seu principal benefĂ­cio Ă© o fato de serem cargas independentes — ou seja, caso uma ligação pare de funcionar, as outras podem continuar normalmente. PorĂ©m, o seu consumo Ă© muito maior.


Qual é a principal diferença entre eles?


A principal diferença entre os circuitos de série e paralelos é a forma como a tensão e a corrente elétrica se apresentam. Nos pontos de circuito paralelos, a tensão serå a mesma para todos eles, enquanto a corrente pode variar. Jå no caso dos circuitos em série, a corrente elétrica não muda, mas a tensão pode ser diferente.


Entender todas as formas de funcionamento de cada um dos circuitos Ă© primordial. Existem muitos profissionais no mercado que estudaram e que ainda estĂŁo se aprimorando nesse sentido.


Procure sempre a opinião de pessoas especializadas para que as instalaçÔes de sua empresa ou casa sejam realizadas da maneira mais correta possível, evitando problemas e futuras dores de cabeça.


Quais sĂŁo as principais caracterĂ­sticas desses circuitos?


Separamos, a seguir. as principais caracterĂ­sticas dos circuitos. Confira!


Apresentação da tensão e corrente


A tensĂŁo e a corrente da ligação em sĂ©rie podem proceder de diferentes formas nas cargas do circuito. PorĂ©m, o fluxo de elĂ©trons nĂŁo serĂĄ modificado e permanecerĂĄ sempre o mesmo nas cargas, devido ao caminho Ășnico de envio de elĂ©trons.


A tensĂŁo elĂ©trica entre as cargas se diferencia por causa da resistĂȘncia ser equivalente Ă  tensĂŁo, ou seja, ela serĂĄ maior se a resistĂȘncia tambĂ©m for alta — ao contrĂĄrio da corrente, que sempre serĂĄ igual para todas as cargas.


No circuito paralelo, a tensĂŁo de todos os resistores Ă© igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores Ă© igual Ă  resistĂȘncia deles.


Composição


O circuito paralelo Ă© composto por duas ou mais cargas e conta com elementos que sĂŁo ligados em ramos diferentes, mas que ficam em idĂȘntico potencial — podendo dizer que estĂŁo interligados em paralelo.


JĂĄ os elementos em sĂ©rie sĂŁo conectados por um Ășnico ramo, e o fluxo de corrente elĂ©trica se separa proporcionalmente para cada carga.


Ponto em comum ou de derivação


No circuito paralelo, todas as cargas possuem um ponto de derivação em comum, fazendo com que o fluxo da corrente elĂ©trica se separe proporcionalmente e de acordo com a resistĂȘncia utilizada.


Como no circuito em sĂ©rie, as cargas sĂŁo ligadas em sequĂȘncia, havendo apenas uma passagem de corrente elĂ©trica. Assim, nĂŁo existem pontos de derivação.


Potencial


A tensĂŁo elĂ©trica de cada carga nĂŁo serĂĄ igual, se compararmos uma em relação a outra. Isso ocorre porque a resistĂȘncia age exatamente de acordo com a tensĂŁo.

Por isso, quanto maior for a resistĂȘncia, maior serĂĄ a tensĂŁo. Afinal, a corrente serĂĄ sempre a mesma para todas as cargas.


AplicaçÔes


Uma das aplicaçÔes mais usadas no circuito em série são as luzes de LED dos pisca-piscas de Natal. Jå as ligaçÔes paralelas são mais utilizadas nas empresas e nas instalaçÔes de maquinårios, que podem continuar funcionando caso um dos circuitos pare de funcionar.


Uma das vantagens desse tipo de carga é que poderão ser usadas tensÔes de 127V, 220V e 380V ao mesmo tempo.


Qual é a importùncia da aplicação correta dos circuitos?


Ao efetuar a instalação elétrica, além de saber qual é o modelo que se encaixa para o seu projeto, é necessårio efetuar a aplicação correta de todas as redes de energia e tomar todos os cuidados, para evitar danos materiais ou pessoais.


Diante disso, é importante realizar uma avaliação antes de começar a instalação, verificando todos os pontos possíveis e o que poderå ser feito ou melhorado.


Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe o que Ă© o circuito em sĂ©rie e paralelo, nĂŁo deixe de aplicar os seus conhecimentos no seu dia a dia. Caso ainda tenha alguma dĂșvida, nĂŁo hesite em procurar uma empresa especializada na ĂĄrea para auxiliar na compra de qualquer item referente a instalaçÔes elĂ©tricas.


Gostou do nosso post? Siga-nos no Facebook e no Instagram, e tenha acesso a mais conteĂșdos como este!

WhatsApp IMC - (31) 98744-9195
bottom of page